O Que É Meritocracia?

Termo que provém do latim e consiste em trazer méritos a quem se esforçou para conquistar os objetivos. Quando existem olimpíadas escolares há medalhas que trazem a mensagem “honra ao mérito”, ou seja, reconhecimento por causa dos esforços que foram realizados no esporte com o espírito de competição. Porém, no mercado de trabalho os fatos funcionam de forma distinta e apenas quem consegue obter o sucesso pode trazer o título de meritocracia que consiste em alguma forma de beneficiar o trabalhador que conquistou destaque no quadro produtivo.

Honra Ao Mérito

O termo tem relação com o sentido de merecer ganhar algo por causa do esforço ou destaque que foi destacado dentro da área. Por vezes a meritocracia se relaciona de forma forte ao ponto de atingir a opinião pública e em consequência a empresa ou o profissional ganhar as capas do jornal.

Meritocracia

Meritocracia

Hierarquias e Meritocracia

Interessante notar que o termo também se relaciona com o aspecto no que tange aos tipos diferentes de hierarquias que podem acontecer em palácios, centros religiosos ou mesmo empresas. As conquistas são méritos que os colaborados conseguem obter no mercado de trabalho e por consequência dos lucros e novas formas de produção conquistadas ao empreendimento que consegue referente destaque em termos de concorrência.

Ultrapassar O Valor da Média

Nos dias de hoje em grande parte dos casos não basta conquistar os resultados esperados e ficar na média. Trabalhadores precisam demonstrar o valor e ter em mente de que os líderes são aqueles que possuem maior doação de trabalho do que recompensa. Ou seja, apenas o ato de saber que o trabalho acontece de forma diferenciada sob a ótica positiva conquista em ponto que satisfaz o trabalhador, independente do reconhecimento que acontece por parte dos empregadores.

Líder de Meritocracia

Esforço no trabalho, renovação no quadro de trabalho, saber utilizar as tecnologias, se comunicar de forma qualitativa e ter a tendência de liderança são aspectos que se relacionam com a meritocracia no mercado de trabalho. Teoria representa argumento a se considerar de forma positiva, mas de forma improvável o mérito em termos de reconhecimentos acontece quando não existe a comprovação na prática não apenas no que tange às técnicas empregadas no entorno-laboral como também sob a ótica de estabelecer estratégias ou a corresponder com qualidade os pontos traçados de forma prévia por representantes que se encontram em cargos superiores dentro da companhia.

Leadership

Leadership

Não se pode ignorar o fato de que a bajulação não representa ponto que se relaciona com a meritocracia em grande parte das empresas modernas que desejam ver resultados positivos em termos de produção e não nos presentes que recebe.

Nos dias de hoje existe uma gama de empresas que aplicam critérios pré-estabelecidos para conceder a meritocracia e ao mesmo tempo tornar as regras simples e cristalinas entre os colaboradores no sentido de acontecer o estímulo de forma correta ao lado no qual se espera sob a ótica da produção.

Empresas e Meritocracia

Quando profissionais sabem quais os principais objetivos do empreendimento para conceder meritocracia ao trabalho existem maiores chances de acontecer aumento em termos de emprenho e no quadro produtivo. Sistemas que objetivam reconhecer também trazem recompensassem termos monetários ou na evolução da hierarquia dentro da companhia em virtude dos esforços conquistados no trabalho.

Empresas que trabalham sob a ótica de mérito aos colaboradores possuem os objetivos não apenas de valorizar como também em manter os trabalhadores que seguem as regras e ao mesmo tempo possuem excelentes perspectivas futuras. De forma prática os trabalhadores que são honrados por causa do mérito são àqueles que conseguem fazer a diferença nos sistemas de negociação, fato que aumenta as chances de empresas reconhecerem o trabalho em excelência e aumenta as chances de aconteceram promoções no emprego e dentro da companhia.

Globalização: Meritocracia em Empresas Nacionais

De acordo com profissionais que são estabelecidos no mercado de trabalho brasileiro em termos histórico vale ressaltar que a globalização colaborou de forma direta com a implantação da meritocracia nos sistemas de trabalho. Desde o começo do século XXI aumenta o número de multinacionais que trabalham com sistemas do gênero no sentido de melhorar o estímulo e garantir apenas os melhores trabalhadores no quadro de funcionários.

Quando pequenas empresas nacionais perceberam o sistema que funciona de forma pragmática nas grandes multinacionais não ficaram com os braços cruzados e ao mesmo tempo emulam os procedimentos no sentido de tornar clara a característica que podem consagrar o trabalhador junto com o empreendimento. A grande vantagem em ser colaborador de qualidade nas pequenas empresas está no fato de fazer o diferencial ao ponto de aumenta a qualidade do porte da companhia e crescer a carreira junto com a mesma.

Objetivos da Meritocracia No Trabalho         

Os objetivos que se relacionam com as teorias de meritocracia consistem no fato de aumentar o nível de valor e ao mesmo tempo estimular o quadro de funcionários a atingir o máximo da produção, lealdade e trabalho franco entre os colaboradores. Nesse sentido existe a perspectiva de conseguir identificar os melhores trabalhadores e compor equipes que trabalham de forma especial e com diferencial que aumenta o nível produtivo do empreendimento de modo rápido, eficaz e com qualidade.

Depois de certo tempo com as políticas do gênero aumenta o nível de cultura ao que se refere às práticas de meritocracia. Por esse motivo a metodologia serve como um espelho cristalino sobre como funcionários devem proceder para manter o posto de trabalho com renumeração qualitativa junto com o reconhecimento dos membros que se encontram no topo da pirâmide.

Saiba Mais

Saiba Mais

Reconhecimento do Patrão e Meritocracia

Com o tempo existe aumento de teorias que se relacionam com esse aspecto de forma direta. Nesse sentido existe maior tendência de empresas aprenderem a como usar mecanismos justos para poder reconhecer o trabalho que existe dos colaboradores, seja em nível operacional ou nos cargos executivos. Resultados em termos de qualidade e quantidade são bases para acontecer o reconhecimento da força-de-trabalho que por ser reconhecida e também ganhar estímulo para aumentar o estímulo com o trabalho.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.