Indigência no Mundo

Quando se ouve a palavra indigência a primeira coisa que se lembra é daquelas pessoas que vivem em total pobreza. Geralmente morador de rua. Isso, porque  a maioria de nós associa a palavra indigência ao sem-teto, mendigo a todos aqueles que vivem com carência total de recursos materiais e financeiros. Porém, não se deve associar indigência somente a parte financeira do indivíduo. Muitas vezes, na verdade ela é causada pelo consumo em excesso de álcool e drogas. Muitos dependentes químicos abandonam emprego, família, casa e fazem da rua seus lares para então viverem com o drama de seus vícios sem que ninguém os perturbe.

Indigência no Mundo

Indigência no Mundo

Alguns deles têm família muito bem estruturada e até tinham um bom emprego e, trocaram tudo que tinham pelo vício. Contudo, nem todos os que vivem em indigência são viciados em drogas ou em álcool. Há aqueles que estão nas ruas devido a problemas mentais e inclusive estão sendo procurados pelas suas famílias.

Como Vivem os Indigentes

Um grande número de indigentes, principalmente os mendigos que vivem nas cidades sobrevivem nas ruas com o dinheiro que ganham esmolando pedestres. Os que perambulam pelas estradas pedem ajuda aos motoristas e sempre há grupos de religiosos e instituições que ajudam a saciar a fome dessas pessoas que vivem nas ruas. Em algumas cidades, a prefeitura local através do serviço de assistência social oferece de forma provisória internação e alojamento visando a retirada das ruas dos sem-teto e mendigos. Esse tipo de trabalho realizado sob o comando das prefeituras  tem como objetivo ajudar na recuperação do indivíduo.

Nem Todo Indigente Quer Sair das Ruas

Muitas das vezes o serviço de assistência social ou até mesmo grupos de religiosos retiram alguns indigentes da rua e assim que podem eles voltam para o lugar onde estavam. Alguns porque são dependentes químicos e querem estar em um lugar onde conseguem a droga que usam com facilidade. Outros porque já se acostumaram a viver do dinheiro que recebem através de doação e também de alimentos que recebem da generosidade de algumas pessoas. Os lugares preferidos por quem pratica a indigência é: sinais de trânsito, calçadas, porta de igrejas e praças e preferencialmente nas grandes cidades.

Nem Todo Indigente Quer Sair das Ruas

Nem Todo Indigente Quer Sair das Ruas

Segundo dados estatísticos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe a taxa de pobreza registrou uma redução de 17% na América Latina entre 1990 e 2010. Esse índice era de 48,4% no ano de 1990. A taxa caiu para 31,4% em 2010. A América Latina em 2011 tinha em situação de pobreza 174 milhões de pessoas, desse total estavam enquadrados no grupo de indigentes 73 milhões.

Metas Para Acabar Com a Pobreza Extrema

A pobreza extrema não é uma situação que atinge a poucos países. Ao contrário, é uma situação de abrangência mundial. Por isso, o Banco Mundial em abril de 2013 para eliminar com a pobreza extrema apresentou novas metas. O objetivo é acabar até 2030 com a pobreza extrema no mundo e ao mesmo tempo iniciar uma nova forma de progresso onde a prosperidade seja compartilhada. A pretensão do Banco Mundial é que entre os mais pobres de cada nação, 40% tenha a renda aumentada. Principalmente para aqueles que sofrem devido às variações climáticas.

Em relação à indigência os objetivos da ONU até 2012 visavam diminuir em 25 anos 50% e o Banco Mundial assumiu essa mesma meta, com a diferença que seria de acordo com o Banco, cumprida em menos tempo. Porém, para que esses objetivos sejam atingidos é necessário que todas as nações do mundo se envolvam verdadeiramente e, que outras questões que tenham relação com a desigualdade social sejam estudadas e trabalhadas com seriedade.

Na América Latina, Indigência Sobe

A pobreza extrema na região, segundo projeção de dados para o ano de 2013 estaria atingindo cerca de 164 milhões de pessoas.  Enquanto em 2013 na America Latina a pobreza se estabilizou, o preço dos alimentos fez com que a indigência tenha subido levemente, segundo um estudo e relatório da Cepal.

Na América Latina, Indigência Sobe

Na América Latina, Indigência Sobe

A América Latina até o ano de 2012 avançou  de modo objetivo para tentar reduzir a pobreza. Porém, a indigência por conta de vários fatores demonstrou aumento significativo. Entre os fatores estão o aumento no preço dos alimentos, as drogas e o alcoolismo.

Índice de Pobreza Registrada em Alguns Países da América Latina

O país que apresentou o maior percentual em redução da pobreza foi a Venezuela. A redução foi  5,6; no Equador diminuiu 3,1;  No Peru a diminuição da taxa foi de 2 pontos; no Brasil diminuiu 2,3. No México a taxa de pobreza aumentou 36,3 para 37,1.

Índice de Pobreza Registrada em Alguns Países da América Latina

Índice de Pobreza Registrada em Alguns Países da América Latina

Mendigo, Indigente, Sem-Abrigo, Morador de Rua, Sem-Teto

Qualquer indivíduo que vive perambulando pelas ruas de um lugar para o outro e que não tendo nada de seu e nem conseguindo com os próprios meios recursos  para a sua sobrevivência, é chamado de mendigo ou de indigente ou de sem-abrigo ou de morador de rua ou ainda de sem-teto. No entanto como já foi falado nem todas as pessoas que estão nas ruas são indigentes. Muitas daquelas pessoas que você já viu na rua, em porta de igreja, em sinais de trânsito e talvez até tenha feito alguma doação para algum ou alguns deles na verdade não são indigentes. Muitos são sim, morador de rua, porém vivem na rua por opção. Alguns abandonam a família para viver sem teto, sem alimentação correta. Mas, o fazem para não ter que seguir regras, respeitar, obedecer. Alguns deles, quando são encontrados pela família e levados para casa, pouco tempo depois estão de volta às ruas.

Infelizmente, o álcool e as drogas são responsáveis por muitos desses indivíduos que estão nas ruas pedindo donativos para sobreviver.Entre os moradores de rua, os indigentes, também se encontram (em menor escala) algumas pessoas portadoras de doenças mentais. Por isso, é meio complicado acabar com a indigência no mundo.  Se a indigência fosse somente causada  pela falta de recursos financeiros seria mais simples de ser tratada e diminuída. Porém, quando existe algum tipo de droga envolvida fica mais difícil.A situação ainda é pior quando se trata de menores indigentes. Menores envolvidos com drogas.Para qualquer nação do mundo, resolver o problema da indigência é urgente e fundamental. Não adianta tentar descobrir o porquê do indivíduo estar nas ruas, o importante é retirá-lo  de lá.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.