Estudo Sobre Rótulos dos Alimentos

Produtos Alimentícios

Estudo Sobre Rótulos dos Alimentos

Estudo Sobre Rótulos dos Alimentos

De acordo com um estudo científico, feito com rótulos dos produtos alimentícios,eles deveriam conter informações sobre suas quantidades de sódio, calorias e gorduras, exibidos de maneira bem visível, para que os consumidores pudessem escolher alimentos mais saudáveis ao seu organismo. Esse procedimento ajudaria às pessoas a terem uma alimentação mais saudável, pois elas teriam conhecimento das substâncias ingeridas em cada produto consumido.

Opinião dos Especialistas

Os pesquisadores orientam que o sódio, as gorduras trans e saturadas, e as calorias não fazem parte de uma dieta balanceada e benéfica às pessoas, por essa razão, deveriam ser mostradas na parte da frente das embalagens, através do rótulo que tivesse a informação da quantidade dessas substâncias.Outros elementos como as fibras, vitaminas,colesterol e açúcares, poderiam continuar no verso do rótulo, de acordo com um relatório elaborado pelo Instituto de Medicina nos Estados Unidos.

Objetivos Principais das Informações

Pesquisas

Pesquisas

De acordo com os estudiosos em nutrição, o principal objetivo em exibir informações no rótulo, é proporcionar aos consumidores, uma opção de escolha dos alimentos ideais, para uma dieta de qualidade e balanceada. Os pesquisadores concluíram que, exibir os dados nutricionais sobre a quantidade de calorias, e as porções do produto nos rótulos é fundamental, para prevenir riscos de doenças crônicas, que eles podem causar nas pessoas. Com ele em frente das embalagens, os indivíduos teriam condições de selecionar os produtos consumidos, com base nos nutrientes que são recomendados para manter a saúde dos consumidores.

Sem Recomendações

Segundo pesquisadores, ainda não há uma recomendação oficial para a utilização do rótulo em frente a embalagem com os dados nutricionais. Somente após a segunda etapa da pesquisa,quando as observações sobre o modo de usar as informações, e como torná-las de fácil compreensão para os consumidores, é que efetivamente deve ser levada a termo, através do relatório de conclusão do estudo, que será enviado para FDA, que é um Instituto norte-americano que controla os medicamentos e alimentos.

Liberdade das Empresas

Informações

Informações

As empresas são livres, para destacarem o que elas acham necessário em seus produtos, não tendo obrigação de colocar, até o momento, rótulos com informações mais detalhadas,como por exemplo, se os alimentos possuem nutrientes ricos em cálcio ou outra substância qualquer. Esse estudo foi incentivado, pelo crescente aumento da obesidade nos Estados Unidos, o que vem resultando em pessoas afetadas por doenças coronarianas, diabetes, e até alguns tipos de tumores malignos.

Símbolos Confusos

Os pesquisadores identificaram vários tipos de informações nutricionais nas embalagens dos alimentos,por isso, tentaram organizá-los em três categorias: Sistema de informação dos grupos alimentares; Sistema de nutrientes, que são as informações sobre a quantidade dos produtos; e Sistema de síntese, que usam somente um símbolo para identificar seus componentes. Essa divisão foi uma tentativa de esclarecer melhor os consumidores, sobre os produtos alimentícios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, através da ingestão de comida saudável para o organismo humano.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.