Como Surgiu O Sorvete?

O sorvete é uma sobremesa adorada por muitos principalmente pelas crianças. Durante o verão ele se torna um dos nossos melhores amigos, pois nos ajuda a refrescar naquele dia mais quente. Se lhe perguntassem você saberia dizer como foi inventado o sorvete? Então vamos saber disso agora.

Um Pouco Mais Gelado

O sorvete na verdade não foi uma criação planejada e a descoberta não passou de um delicioso acidente. Há mais de 4 mil anos, um Chinês preparou uma sobremesa para sua família com leite e arroz, mas precisava consumir fria então enterrou sua sobremesa na neve para que isso acontecesse mais rápido.

Ao retirar da neve ele percebeu que a mistura gelada tinha ficado saborosa e acrescentando um pouco de mel passou a consumir constantemente. Outras pessoas então passaram a fazer o mesmo e descobriram que a tal sobremesa congelada poderia ser feita com as mais diversas misturas e sabores e então a ideia se popularizou totalmente, mas nesta época somente a nobreza tinha o prazer de prestigiar o doce, já que o leite era uma iguaria muito cara na época.

História do Sorvete

História do Sorvete

Saindo da China, a sobremesa congelada chegou até os árabes onde ela recebeu o nome de Sharbet, onde a mistura de leite e outras iguarias passou também a receber uma calda gelada feita com mel. Foi inclusive os Sharbets que deram nome atual à essa sobremesa, pois quando ela passou a ser produzida e consumida na França, receberam o nome de Sorbets e foram então aportuguesados para Sorvete.

Da China Para A Europa

Não demorou muito para a nova ideia chegar no território europeu e isso aconteceu através de Marco Polo que viajou para a China em 1271 e adorou a novidade da nova sobremesa. Foi então que levou alguns cremes congelados para a Itália que logo passou a ser produzida por lá também.

Dessa vez os cremes ganharam sabores de frutas e foram ganhando todo o continente europeu com muita facilidade. Nessa época, o que se consumia na Europa sob todos os aspectos, se espalhava rapidamente para o mundo inteiro, já que este continente era referência de bons gostos e descobertas.

A Criação dos Sorvetes e da Primeira Sorveteria do Mundo

Em meados do século XVI, um culinário francês chamado Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici, resolveu introduzir a sobremesa no cardápio da corte onde teve muito sucesso e maior visibilidade na sociedade. Ainda assim, o doce ainda era consumido somente por uma determinada classe por ser algo muito caro de produzir.

Para ajudar a popularizar o doce, outro francês, o cozinheiro Francesco Procópio abriu um café na cidade e começou a produzir os sorbets e vender em preços mais populares e também bebidas geladas feito à base da sobremesa. Esta foi considerada a primeira sorveteria da história.

Após o sucesso da primeira sorveteria, outras 250 foram criadas apenas no território Francês e se popularizou de tal forma que o país passou a produzir e importar os sorvetes para outras partes do mundo, começando pelos Estados Unidos, onde definitivamente ganhou a forma que conhecemos nos dias de hoje.

E Então Surgiu O Picolé

O picolé é muito mais recente e também surgiu devido um pequeno acidente, só que dessa vez na Itália. Um garotinho de apenas 11 anos chamado Frank Epperson, tomava um copo de refresco e durante uma brincadeira ou outra deixou no quintal da sua casa com uma colher dentro.

Como era inverno o refresco congelou e Frank só encontrou seu copo no outro dia. Percebendo que a bebida tinha congelado sozinha, colocou o copo em um recipiente com água quente para separar a colher do refresco e percebeu que ele poderia tomar o mesmo congelado que era saboroso.

Dessa descoberta até hoje muitas mudanças aconteceram e os picolés passaram a ser produzidos e vendidos em casa e posteriormente por grandes fábricas. Foram também ganhando sabores e texturas e hoje estão entre as sobremesas mais consumidas do mundo.

O Sorvete No Brasil

Aqui no Brasil o sorvete possui uma história bem especial, pois foi uma das causas que ajudou na luta pela libertação feminina. Isso se deu porque até então as mulheres não frequentavam bares nas cidades e com a chegada dos sorvetes isso passou a acontecer e a frequência foi aumentando. Aparentemente inofensivo nos dias de hoje, mas uma mulher sair sozinha de casa era considerado um ato de rebeldia.

Os primeiros sorvetes chegaram ao Brasil pelo Rio de Janeiro, quando foi aberta a primeira sorveteria de nosso país. Para isso foi preciso trazer cerca de 270 toneladas de gelo da Europa e dos Estados Unidos. Esse carregamento foi todo comprado por 2 comerciantes, que passaram a usar a receita original e misturar o gelo com frutas e comercializar.

Humm

Humm

Como o nosso clima é quente para a temperatura ambiente do gelo, ele não suportava muito tempo fora das câmaras e portanto, eram produzidos e vendidos na mesma hora, o que tornou-se um atrativo maior para a especiaria.

Em 1941 a primeira grande indústria especialista em fabricar o sorvete foi criada. A U. S. Harkson  do Brasil produzia e vendia sorvetes de variados sabores e em escala comercial. Com uma tecnologia mais  avançada, os sorvetes poderiam então ser guardados para consumo posterior. O Eski – bon foi o primeiro sorvete lançado pela empresa e até hoje essa produção existe e tem histórias para contar.

Depois da U. S. Harkson  do Brasil, outras grandes empresas foram chegando e ganhando espaço na produção de sorvete. Anos depois as nossas frutas tropicais ganharam espaço nessa indústria e passaram a ser produzidos nesses sabores, o que deu um sabor especial aos nossos sorvetes.

Hoje temos diversas empresas de pequeno, médio e grande porte que produzem o sorvete, sendo algumas delas de formato diferenciado e receitas únicas.

Composição Nutricional do Sorvete

Engana-se quem acha que o sorvete é uma sobremesa sem nenhuma importância nutricional para nosso organismo. Por ser à base de água e leite e a sobremesa possui um valor calórico e nutricional bem relevante em relação ao que precisamos nos alimentar diariamente.

Os sorvetes possuem açucares importantes e podem ser consumidos tranquilamente, mas de forma controlada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.