Dá Pra Viver Bem Sem Comer Carne?

A carne sempre esteve presente na cadeia alimentar do ser humano. A maioria da população, por exemplo, come carne nem que seja uma vez por semana. A carne também é indispensável no churrasco, sendo a picanha, linguiça e asinha de frango as carnes mais pedidas para esse tipo de encontro. Mas há também aquelas pessoas que preferem não consumir nenhum tipo de carne. São os chamados vegetarianos, por só consumirem produtos de origem vegetal. E aí se encaixam verduras, legumes, frutas, enfim. E há um intenso debate entre os vegetarianos e os carnívoros, já que, de um lado, estão aqueles ávidos por um bom filé mingnon, e, do outro, os que defendem os direitos animais e éticos, além de argumentarem que a vida vegetariana é muito mais saudável. E é sobre isso que iremos falar no nosso artigo de hoje. Aqui, iremos descobrir se realmente dá para viver bem e com plena saúde sem consumir um grama de carne, seja ela de boi, de frango, enfim. Vamos lá?

Dá Pra Viver Bem Sem Comer Carne?

Dá Pra Viver Bem Sem Comer Carne?

A Não Ingestão de Carnes Afeta Nossa Saúde?

Os vegetarianos, seja por questões éticas ou religiosas, não comem carne, de qualquer tipo. Preferem comer tudo aquilo que tem origem vegetal – e aí se incluem todas as hortaliças e verduras ditas acima, no início deste artigo. Comer verduras e outros vegetais é de suma importância para a manutenção do nosso organismo. Entretanto, viver apenas com a dieta vegetal pode acarretar alguns problemas de saúde. Ser um vegetariano, digamos “radical”, não é recomendado. Confira, agora, alguns dos elementos que são mais encontrados nas carnes, e tem baixa influência em alimentos vegetais:

Ferro

O ferro é um dos elementos mais importantes para o organismo. Com a falta dele, podem ocorrer várias doenças, e a anemia é o exemplo mais concreto para se utilizar, porque é o mais comum de acontecer com a falta do ferro na alimentação. Mas não podemos desprezar por completo os vegetais. Isso porque o feijão possui ferro, só que em níveis mais baixos se comparados aos de uma carne. Por isso, se a pessoa ainda optar por se alimentar somente de fontes vegetais, é necessário que ela combine uma maior variedade de alimentos vegetais que tenham ferro em sua composição.

Cálcio

Geralmente, quem é adepto do vegetarianismo, também não consome derivados animais, e isso inclui ovos e leite. E o cálcio, que também é muito importante para o organismo, sobretudo para os ossos e dentes, não é encontrado em grandes níveis em alimentos vegetais. O brócolis, por exemplo, é um exemplo de vegetal que tem cálcio em sua composição, mas em pequenas quantidades. A única solução para que o cálcio seja resposto no corpo é tomar, aproximadamente, 3 copos de leite diariamente.

Vitamina B12

A vitamina B12 é outro elemento que não é muito presente nos vegetais, sendo mais influente em alimentos como as carnes, leite e ovos. A vitamina B12 serve para a manutenção do sistema nervoso, dentre outras funções. A exemplo do cálcio, o melhor mesmo para se obter a vitamina B12 é justamente o consumo do leite, da carne e também de ovos. Isso serve para os lactovegetarianos e também ovolactos. Já os vegans, que não consomem nem mesmo os derivados, a solução é tomar vitamina B12 em formato de suplemento.

Proteínas

As proteínas, que são importantes para os músculos, também são bastante escassas em vegetais, estando mais presentes em carnes. Mas, os vegetarianos ainda tem uma “carta na manga”, já que a soja é o único vegetal que pode suprir em 100% a quantidade de proteína que uma carne pode oferecer.

Quais São os Tipos de Vegetarianos?

Para aqueles que acham que há somente os vegetarianos que não consomem, de maneira nenhuma, carne e derivados de origem animal, estão muito enganados. Embora existam pessoas que não consomem, de fato, tais alimentos, há aqueles que consomem pouca, ou somente consomem carnes brancas, e por aí vai. Vamos conhecer alguns deles agora?

Macrobióticos

São aqueles que acrescentam em sua dieta somente cereais, legumes, soja, peixe, frutas, enfim. Essa dieta tem origem oriental, e nela são evitados alimentos do tipo de farinhas, álcool, laticínios, açúcares, e, principalmente, carne bovina.

Quais São os Tipos de Vegetarianos?

Quais São os Tipos de Vegetarianos?

Humanocarnívoros

São aqueles que consomem quantidades ínfimas de carnes, ou que estão diminuindo consideravelmente o consumo de tais carnes. A maioria das pessoas dessa categoria preferem as carnes brancas do que as vermelhas.

Frugivoristas

Os que estão classificados nessa ordem somente ingerem aquilo que o algum vegetal oferece. Ou seja, sementes, grãos e frutas estão fortemente presentes nas dietas dessas pessoas. Mas se engana quem pensa que as folhas e raízes são aproveitadas. Segundo eles, esses seres vivos “devem ser respeitados”.

Vegans

Esses são classificados como sendo os verdadeiros vegetarianos, que não consomem nada proveniente de nenhum tipo de animal. Para se ter ideia, nem o mel, que é fabricado pelas abelhas, são consumidos por quem é um vegan. Argumentam que não consomem tais tipos de alimentos para não fazerem parte de pessoas que causam o sofrimento da

Quais São os Tipos de Vegetarianos?

Quais São os Tipos de Vegetarianos?

Lactovegetarianos

A carne é totalmente excluída do cardápio das pessoas que fazem parte dessa categoria, assim como o ovo, já que o considera uma “vida”. Mas o leite e os derivados do mesmo estão totalmente dentro do cardápio dos lactovegetarianos.

Semivegetarianos

Os semivegetarianos são mais liberais que os vegan, já que, apesar de evitarem o consumo de carne, principalmente a vermelha, não a proíbem. Mas se alimentam mais da carne branca, característica de aves e outros, alegando que são mais saudáveis que as carnes vermelhas.

Mas o Consumo de Vegetais Também é Importante

Os vegetais, assim como as carnes, fazem parte de uma dieta muito saudável, e combinada, só tem a trazer benefícios para a saúde de quem as consome. As verduras, por exemplo, são ótimas para manter o intestino em ordem. As frutas contribuem com várias vitaminas e outros benefícios que o nosso corpo precisa repor diariamente. Ou seja, se você é vegetariano, busque opções que visam tomar o lugar de carnes se tratando em nutrição, para não sofrer problemas de saúde. O mesmo vale para quem consome carne.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.