Célula Artificial

Aspirações Humanas

Célula Artificial

Célula Artificial

O ser humano sempre sonhou em conseguir cada vez mais criar vida a partir de objetos inanimados, sem o princípio que dá vida a todo organismo vivo. Esse sonho levou vários cientistas a dedicarem anos de suas vidas às pesquisas na esperança de produzir em laboratório a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente, ou seja a célula.

A partir dessas perspectivas o cientista Venter, e sua equipe de colaboradores, conseguiram a incrível e notória façanha de construir um genoma (que por definição significa um conjunto de genes que constitui a informação genética de um indivíduo, da pessoa) e o utilizou na produção de uma célula sintética( cuja origem não foi de matéria viva).

Esse procedimento consistia, na criação de uma clone de DNA (que é um acrônimo de ácido desoxirribonucléico, ou seja, uma molécula orgânica formada por duas cadeias de dupla hélice, que quando transcrita em RNA, tem a capacidade de codificação) de uma bactéria para outra,ou para ser mais específico, a bactéria recebeu um DNA feito em um computador e conseguiu se replicar(repetir), fato que nunca havia acontecido em toda comunidade científica, sendo portanto, inédito e passível de admiração da classe de pesquisadores de genética.

Técnicas Utilizada

Pesquisas

Pesquisas

Os pesquisadores, já tinham conseguido fazer a sinterização química do genoma bacteriano e, também já o haviam transferido de um organismo para outro. Nesse novo e surpreendente experimento científico, eles conseguiram juntar as duas técnicas, para conseguirem seus objetivos.

Vale ressaltar que a célula receptora do genoma é natural, não sendo manipuladas pelos seres humanos. Esse método denomina o organismo celular de sintético, porque ele é derivado de um DNA completamente sintetizado quimicamente, iniciando a informação para o processo através de um computador.

Projetos Futuros

Genomas

Genomas

Apesar da incrível descoberta, a criação de genomas sob encomenda ainda é uma realidade bastante distante. No entanto o experimento, oferece a possibilidade de criação dessa descoberta em aplicações práticas, como a aceleração da produção de vacinas, por exemplo, ainda em estudo, mas que se houver avanços nos estudos acadêmicos, poderá se tornar uma realidade bem próxima, ajudando a melhorar a saúde do mundo todo.

Segundo os estudiosos há grandes desafios que ainda devem ser vencidos, no entanto não se pode negar o avanço da ciência com esse método. Quem sabe num futuro próximo sintetizar células a partir de um DNA desenhado em um computador, seja um procedimento tão normal, quanto ir ao médico e tomar um remédio, que nos faça recobrar nossa saúde.

Algumas religiões já se pronunciaram contrário a pesquisa, no entanto, os estudiosos prosseguem na luta pela conquista de novas descobertas científicas, que promovam mudanças significativas na sociedade, levando-nos a uma melhor condição de vida para as novas gerações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.