Mediação de Conflitos no Trabalho

Definição de Conflitos

Mediação de Conflitos no Trabalho

Mediação de Conflitos no Trabalho

Os conflitos fazem parte da vida de todas as pessoas, e podem ser individuais,sociais,institucionais ou profissionais. São definidos como uma situação em que há dois ou mais lados que se percebem como incompatíveis, sendo esse processo apontado por um observador externo, no caso o mediador.

Eles não devem ser vistos apenas por seu lado negativo, de antagônica entre duas instâncias, pois é um aspecto necessário para a maturidade afetiva e cognitiva do indivíduo.

Objetivos da Mediação

Segurança

Segurança

A mediação de conflitos pode ser definida como um conjunto de técnicas, que promovem o processo de facilitação da comunicação entre as pessoas na escola, residência, ou trabalho, construindo as relações conflitantes e seu posterior acompanhamento na tomada de decisões, sobre o objetivo que se quer atingir, que é a promoção da qualidade dos diálogos entre os indivíduos, privilegiando a solução dos seus problemas oponentes, fazendo com que as reflexões partam deles próprios.

O ambiente profissional, onde por causa da grande competitidade, às vezes incentivada pelos gestores, pode haver várias divergências de opinião e método de trabalho, faz com que a mediação seja fundamental para tornar o trabalho mais produtivivo para ambas as partes. Esse método permite a elaboração de novas dinâmicas que contribuem para a resolução do problema. Como objetivos principais desse processo pode-se citar:

O estabelecimento de um clima de confiabilidade entre as pessoas, mantendo a qualidade se suas relações; Agir como um facilitador para que os diferentes modos de pensamento possam emergir para a solução deles; Favorecer um acordo entre as partes envolvidas que seja satisfatório a ambas.

As dinâmicas relacionais, usadas como técnicas de mediação, servem, nesse caso, para as relações das organizações empresariais, promovendo a conscientização e a responsabilidade das partes envolvidas, levando-os a reflexão da origem do conflito, e apoiando-os quando decidam tomar alguma decisão positiva para solucioná-lo.

Quem são os Mediadores

Empresas

Empresas

Os mediadores de conflitos são profissionais especializados, sendo psicólogos, os mais habilitados na condução dos impasses, no caso de instituições empresariais, podem fazer parte do departamento de recursos humanos da companhia.

Eles devem ter como características principais: Uma boa qualidade de formação, seguindo um código ético de atuação, promovendo uma prática baseada na neutralidade, confiança e imparcialidade;

evem estar aptos a criarem uma atmosfera de diálogos que resultem na resolução do conflito, ter a visão de ambas as partes e saber interpretá-las; elaborar hipóteses, analisar as situações conflitantes e selecionar as melhores propostas de atuação, para finalmente proceder à avaliação de todo processo, com a finalidade de resolver o problema existente.

Na sociedade atual os mediadores de conflito tem papel importantíssimo na contribuição para resoluções dos problemas das partes envolvidas, seja em qualquer organização e principalmente no ambiente de trabalho, onde se concentram pela diversidade de personalidades, maior número de situações empatastes para o grupo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.