Capoeira

A história da Capoeira no Brasil

Capoeira

Capoeira

A capoeira tem suas raízes no século XVI, quando ainda era princípio da colonização portuguesa no Brasil e escravos africanos que eram trazidos ao Brasil pelos portugueses para serem a maior força de mão-de-obra nas fazendas produtoras de açúcar localizadas na região nordeste do país. Acredita-se principalmente que os angolanos, que têm em sua cultura o hábito constante de danças.

Em nossas terras

Angola

Angola

Ao contrário do que se pensa, a capoeira possui os mesmos princípios que as danças culturais angolanas: uma arte de movimentação, relaxamento e liberdade do espírito, que se desenvolveu como luta devido à necessidade de defesa que os escravos tinham em relação aos capitães-do-mato.

A grande sacada da capoeira era que devido aos seus passos, ela não poderia ser proibida pelo Senhores de Engenho, que reprimiam qualquer iniciativa de aprendizagem de luta entre os negros. Dessa maneira, os negros conquistavam uma arma de defesa contra os açoites dos brancos.

A prática da dança era realizada perto das senzalas, em terreiros próximos e que tinham como desculpa o alívio da mente em relação ao duro trabalho e também o culto à saúde física, que era revigorada com os exercícios. Logo, os escravos iam saindo de perto do terreiro aberto para praticar a luta, em terreiros cheios de pequenos arbustos, o qual os chamavam de capoeirão. Daí surge o nome que até hoje persiste: Capoeira.

Até 1930 a Capoeira era considerada um esporte violento, de cunho subversivo e proibido no país, tendo então a Polícia a ordem de prender os praticantes que fossem pegos como se fosse uma contravenção. Nesta data, um grande capoeirista, chamado Bimba conseguiu apresentar o esporte ao então presidente Getúlio Vargas, que se fascinou tanto com a arte que a transformou em esporte nacional.

Estilos de capoeira

Tipos

Tipos

Devido à sua grande variedade de locais, de práticas e de culturas abrangidas, a capoeira foi subdividida em três estilos principais: Capoeira Angola, Capoeira Regional ou Capoeira Contemporânea.

O estilo precursor, que predominava na época dos escravos e que portanto foi o que não sofreu alterações em nossas terras, mantendo-se fiel às suas origens é a Capoeira Angola, que se caracteriza pelo ritmo musical lento, um jeito todo peculiar de golpes, traduzidos em muita malícia e golpes mais baixos, demonstrando a maior violência deste estilo, lembrando ainda que este estilo foi desenvolvido para que os negros se defendessem dos maus tratos a que estavam sendo submetidos nas senzalas.

O estilo regional, já foi alterado por influências deste país, onde percebe-se uma maior rapidez de movimentos e um ritmo musical mais acelerado com a mesma violência, e particularmente os golpes são mais rápidos.

Atualmente, não há muito procura pelos dois primeiros gêneros citados acima e sim pelo gênero contemporâneo, que se caracteriza pela mistura dos dois tipos de capoeira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.