Curiosidades Sobre as Pilhas e Baterias

As pilhas e as baterias são objetos descartáveis mas de extrema importância no nosso dia a dia. Os aparelhos eletrônicos que não utilizam de energia, geralmente funcionam com um desses dois objetos e por esse motivo, encontrar uma ou mais pilha, assim como uma ou mais bateria em casa é muito fácil. Por serem descartáveis, não nos preocupamos muito com o seu descarte e geralmente ele acontece de forma errada. O fato de você não saber utilizar de forma correta uma pilha ou uma bateria e da mesma forma, não saber como descartar também de forma correta esses objetos, pode acabar gerando sérios problemas para o nosso meio ambiente. Pensando exatamente na certa falta de cuidado que você tem com o descarte e com o uso de pilhas e baterias, mais abaixo você encontrará algumas curiosidades sobre o assunto que com certeza o ajudarão a mudar sua forma de pensar e também a utilizar melhor esses objetos. Além disso, conhecerá alguns assuntos que são comumente discutidos sobre pilhas e baterias e que não se sabe de fato se são mitos ou verdades.

Descarte

Quando jogamos as nossas pilhas e baterias em lixões ou então em aterros sanitários, elas liberam diversos componentes tóxicos e estes acabam por contaminar o solo, algum curso de água que chegue a ter contato devido a proximidade, lençóis freáticos e diversos outros componentes da flora e da fauna de uma determinada região. Algumas pessoas optam também pela incineração, porém isso não soluciona também o problema já que as cinzas permanecem compostas de resíduos tóxicos e o gás liberado pela queima também vai poluir a atmosfera. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera. Quando você descarta uma pilha você também está descartando no meio ambiente cádmio, chumbo e mercúrio, que são os componentes desse pequeno objeto. Esses componentes acima citados quando em contato em excesso com o nosso organismo, afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões. Eles são o que chamamos de bioacumulativos. O cádmio inclusive, é um composto cancerígeno, o chumbo já pode causar anemia e o mercúrio é responsável pela ocorrência de mutações genéticas, o que vai resultar em uma série de doenças também. Mas nem tudo que cerca as pilhas e as baterias é algo ruim. Vejamos algumas curiosidades sobre esses objetos.

Diferença entre Pilhas e Baterias

As duas servem para dar carga aos seus objetos mas de fato elas são um pouco diferentes. As pilhas e as baterias são basicamente a mesma coisa, sendo a diferença de que as pilhas são um sistema com dois elétrodos e já a bateria é um conjunto de pilhas que são ligadas em série.

Diferença entre Pilhas e Baterias

Diferença entre Pilhas e Baterias

Pilhas e Baterias Podem ser Recarregadas no Congelador

Quem nunca ouviu isso quando pequeno ou até mesmo já adulto? Essa lenda acerca das pilhas e das baterias já é bem antiga e muitas pessoas afirmam que conseguem recarregar as suas pilhas e baterias deixando-as por algum tempo dentro do congelador. De fato hoje em dia essa prática não é lá tão constante já que existem pilhas recarregáveis à venda no mercado e elas não custam tão alto, mas se você tem mais de 30 anos, com certeza utilizou dessa técnica há um bom tempo atrás. Mas como já falamos, isso tudo não passa de uma lenda e qualquer componente que exista no seu congelador não vai recarregar suas pilhas ou baterias a ponto de você conseguir estender o tempo de uso por muito tempo. O máximo que você vai conseguir são alguns minutos a mais e o preço de pilhas e baterias é tão reduzido que nem vale a pena. O ganho, mesmo mínimo, de carga acontece porque frio da sua geladeira vai congelar um pouco os gases presentes nesses objetos que são o hidrogênio, o cloreto e amônio e o zinco.

Pilhas e Baterias de Fato Explodem?

Quando você deixa muito tempo uma pilha guardada ou até mesmo dentro de algum eletrônico, quando vai perceber ela tem “explodido” e pode até danificar o seu objeto. Quando falamos em explosão, dá-se a entender de algo que explode propriamente dito e pode pegar fogo, já que dentro das pilhas e também das baterias vamos encontrar componentes passíveis a isso. O que acontece na verdade, não é uma explosão propriamente dita e sim um vazamento dos componentes desses objetos, que já citamos mais acima e dependendo do contato que esses componentes terão fora da pilha ou da bateria que aí sim pode haver uma explosão. Você pode evitar esse tipo de problema não deixando as suas pilhas ou baterias sofrerem um certo tipo de aquecimento ou até mesmo algum tipo de machucado que possa causar o vazamento de um de seus componentes e consequentemente um acidente do tipo.

Pilhas e Baterias de Fato Explodem?

Pilhas e Baterias de Fato Explodem?

Lixo

Já que citamos mais acima sobre os perigos que as pilhas e as baterias causam ao nosso meio ambiente, é importante lembrar sempre que de acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o IPT, cerca de 1% de todo o lixo gerado por uma cidade é constituído de resíduos sólidos compostos por elementos tóxicos. A maior parte desses resíduos sólidos é de pilhas e baterias que são indevidamente descartadas e dessa forma aumentam o índice de poluição de uma determinada região e dependendo do caso, até mesmo de suas regiões vizinhas. O mesmo instituto indica portanto, o uso de pilhas e baterias recarregáveis, o que vai reduzir a presença desses itens em nossos aterros sanitários e também em lixões e consequentemente reduzir o número de poluentes tóxicos que são jogados ao meio ambiente. Em caso de uso de pilhas e baterias tradicionais, ou seja, aquelas que não são recarregáveis, o cidadão pode fazer o descarte de forma consciente procurando instituições ou empresas que tratam corretamente da eliminação desses objetos e sem agredir o nosso planeta. É indicado também o uso de pilhas alcalinas, que possuem outros componentes e que não agridem tanto a natureza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.