Golpes Militares No Brasil: Informações Históricas

No ano de 1964, o Brasil perdeu o status de democracia, após um golpe dado por militares, que culminou em uma ditadura. Durante 20 anos o povo brasileiro foi obrigado a submeter-se a um governo de torturas, humilhações e mortes.

Como  Tudo  Começou:

Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros (UDN), foi eleito através de votos, para governar o Brasil. Ele tomou posse em 31 de janeiro de 1961, tendo como seu vice, João Goulart, da chapa PTB. Naquele período, devido a legislação eleitoral, era possível se eleger um presidente de uma chapa e o vice de outra. Isso fez com que Jânio tivesse como seu vice um adversário político.

Apesar de ser um presidente de ideias  inovadoras e de grandes projetos, o governo de Jânio  não tinha a aprovação de uma  parte do povo brasileiro e não agradava aos militares. A  ponto de o Almirante Penna Botto, lançar um livro onde deixa claro  essa  insatisfação militar. O livro tem o título “A  Desastrada Política Exterior do Presidente  Jânio Quadros”.

Como  Tudo  Começou:

Como Tudo Começou:

Jânio conquistou muitos adeptos prometendo acabar com a corrupção. Ele sempre se mostrou contrário ao comunismo. Contudo surpreendeu muita gente quando na defesa que fez de uma política externa. Ele, independente de pressões, reatou as relações do Brasil  com a China Comunista e com a União Soviética. Essa iniciativa lhe rendeu críticas de vários setores, principalmente dos partidários da UDN e dos representantes das empresas multinacionais. A sua situação política piorou quando condecorou em uma homenagem pública, em 19 de agosto de 1961,  um dos principais líderes da revolução socialista de Cuba de 1959, o então Ministro da Economia de Cuba, “Che Guevara”.

Jânio, foi então acusado pelo líder de seu próprio partido, UDN, de “abrir as portas do Brasil ao comunismo internacional. Ele sempre teve grande apoio popular porém, a sociedade que o apoiava não tinha estrutura para mantê-lo no poder. À partir do momento em que ele não contava mais com o apoio do seu partido, dos grandes empresários e dos grupos que dominavam a imprensa e ainda tinha contra si a insatisfação dos militares, Jânio Quadros achou por bem renunciar, o que o fez no dia 25 de agosto de 1961. Sua renúncia causou estranheza a quem o apoiava. Mas, o Congresso Nacional  aceitou imediatamente.

Golpe Militar  À Vista:

Com a renúncia de Jânio Quadros, o certo seria que assumisse o governo o seu vice, João Goulart. Como na ocasião ele estava em uma visita oficial  à China Comunista,  até que ele retornasse , assumiu temporariamente o então presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli. Foi nessa época que o golpe militar começou a ser planejado.

No Brasil se formaram dois grupos políticos, com ideias  completamente diversas. Enquanto um grupo apoiava João Goulart o outro, onde se reunia: políticos udenistas, grandes empresários nacionais e estrangeiros e comandantes militares,  era totalmente contra a posse de João Goulart. Eles o acusavam de ser um perigoso comunista.

Golpe Militar  À Vista

Golpe Militar À Vista

O grupo que apoiava João Goulart, formado por pequenos empresários, profissionais liberais, alguns sindicalistas e trabalhadores, criou um movimento que ficou conhecido como Frente Legalista, para tentar, usando o cumprimento da lei,  garantir a posse de Jango(como era conhecido João Goulart).

O grupo contrário era mais consistente. Até mesmo porque tinha o apoio dos militares. Contudo, os que apoiavam a posse de Jango demonstravam que iriam até o fim. Como a situação parecia  estar se encaminhando para uma guerra civil, houve uma negociação política, para que se atendesse os dois grupos. Nesse acordo, Jango assumiria o poder porém, com sistema parlamentarista. Ou seja, ele dividiria  o poder Executivo com um primeiro-ministro que, seria indicado pelo Poder Legislativo. Com isso  além de ter os poderes limitados, Jango teria sobre si  a vigilância do Congresso Nacional.

http://www.youtube.com/watch?v=rJbTNKLfwok

Jango Assume Com O Regime  Parlamentarista:

Sem nenhuma outra opção, Jango aceitou governar sob o regime de parlamentarismo e tomou posse como Presidente da República no dia 7 de setembro de 1961, tendo como  primeiro-ministro, Tancredo Neves.

Até  o ano de 1963, Jango governou simplesmente como chefe de Estado. Porém, nesse mesmo ano  através de um plebiscito a favor, Jango assumiu a presidência.

Presidente…Por Pouco Tempo:

O governo de Jango foi marcado por muitos movimentos. Sua intenção era governar para o povo. Mas, muitas questões não agradavam aos  grandes empresários, políticos e militares.  A  insatisfação  maior, no grupo que era contra o governo de Jango, ficou por conta das reformas de Base.

No dia 31 de março de 1964, começou a rebelião que tiraria Jango do governo. Sem apoio suficiente para resistir ao golpe aplicado pelos  militares, no dia 1º de abril de 1964  ele  deixou  Brasília e fugiu para o Uruguai,  como exilado político. Com a deposição de Jango, os líderes militares colocaram Ranieri Mazzilli no poder.

Militares  No Poder… Inicio Da Ditadura

Os militares não perderam tempo. Com Ranieri Mazzilli  no lugar de Jango, vários mandatos parlamentares foram cassados e,  através do AI-nº 1, decretado no dia 9 de abril de 1964, o Congresso Nacional, sob pressão militar, elegeu Humberto de Alencar Castelo Branco,  que assumiu em 15 de abril de 1964.( de 1964 a 1967), dando início aos 21 anos de ditadura militar no Brasil. Depois dele, o Brasil foi governado pelo militares:  Artur da costa e Silva,(1967 a1969),  com ele o Brasil  passou pela época mais dura,  mais violenta,  mais brutal  do regime militar; De agosto a outubro de 1969, o Brasil foi governado por uma junta militar.

A seguir assumiu o poder  Emílio Garrastazu  Médici, (1969 a 1974); Depois, Ernesto Geisel (1974 a 1979) e, por último João Batista de Oliveira Figueiredo (1979 a 1985), quando começou a transição que levaria o Brasil de volta à democracia. Tancredo Neves foi eleito (através de voto indireto) , o primeiro presidente civil, desejado pelo povo brasileiro, depois do período da ditadura militar. Logo após ver o seu nome confirmado como o novo presidente, Tancredo Neves foi hospitalizado. Em seu lugar, assumiu interinamente o vice,  José Sarney. Tancredo Neves, morreu sem assumir o governo, em seu lugar, tomou posse, já, então, como presidente de fato, o seu vice, José Sarney.

Durante o governo da ditadura  militar, muitos brasileiros desapareceram. O Brasil viveu os piores momentos de sua história, os mais cruéis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.