O Que Foi Diretas Já?

Movimento das “Diretas Já” consiste nos conjuntos de atos públicos que levaram o povo às ruas a lutar para que acontecesse mudança no regime da política. Objetivo era substituir a ditadura militar por voto democrático e direto dos cidadãos brasileiros maiores de dezoito anos (mudança para limite de dezesseis anos aconteceu apenas nas regras instituídas no começo do século XXI) escolherem os líderes. As reivindicações populares duraram entre 1983 e 1984.

Questão de Economia!

Parte dos especialistas em política aponta que na realidade o povo não estava preocupado em ter o direito de voto para escolher os líderes, visto que talvez a maior evidência do fato esteja na maioria da população com título de eleitor que não participa dos votos, com ou sem escrever a justificativa. Na época do JK o país vivia período democrático. Porém, com os altos empréstimos que o presidente solicitou para construir o país e implantar política que visou crescer o país em busca de industrialização, o próprio povo não fez grande alvoroço no momento do golpe militar, visto que a maioria sentia a leveza do bolso.

Diretas Já

Diretas Já

Com a chegada dos militares no poder em 1964 aconteceram medidas iniciais que conseguiram conter a inflação. Porém, ao decorrer do projeto a situação da economia nacional ficou insustentável, em principal após o Milagre Econômico dos anos setenta do século XX, que trouxe anos de recessão e aumento inflacionário acima da casa dos cem por cento. Como o Brasil perdeu o poder de consumo e o aumento estava desproporcional à renda o povo exigiu mudança política de volta à democracia e voto direto, o que culminou no Movimento das Diretas Já.

Dante de Oliveira e Eleição de Tancredo Neves

Por causa do glamour público que a causa democrática demonstrou no país que vivia a sua década parada em termos econômicos, Dante de Oliveira teve a iniciativa de lançar projeto que visava à volta da democracia. Porém, o Congresso não aceitou a medida, o que ao mesmo tempo causa a revolta de parte da opinião pública, talvez da maioria. Porém, não se pode ignorar o fato de que aconteceu a vitória simbólica, em principal depois que Tancredo Neves assumiu o cargo de mandatário do executivo, o que representa sinal claro de que os dias de liberdade política e de opinião estavam por chegar.

Manifestações: Diretas Já

Os manifestos das “Diretas Já” marcaram os registros oficiais por ser destaque entre as iniciativas populares desde a Passeata dos 100 Mil, no Rio de Janeiro, em 1968, que visava de forma principal evitar com que o Estado ditador abolisse da constituição o direito da educação, ou seja, fechasse as escolas públicas. O primeiro destaque dos manifestos fica por conta dos Atos de Pernambuco, em 03/1983.

O PMDB foi a testa das ações que se seguiram para Curitiba e Goiânia nos meses posteriores do mesmo ano. Os atos ganharam as páginas dos principais jornais que circulavam em terras nacionais, também fizeram parte do enfoque de grandes meios de comunicação estabelecidos ao redor do mundo.

Curiosidades

Curiosidades

No final do ano a mídia forneceu destaque especial para os eventos que aconteceram na Pça Charles Miller, em São Paulo, com a presença de membros da classe artística, trabalhadora e estudantil. Conforme os valores dos alimentos subiam no mercado por conta da inflação descontrolada, os manifestos ganharam força que pressionavam medidas urgentes à reforma política e aos planos para combater os aumentos desproporcionais dos preços que estavam na casa dos 240% quando encerrou o período anual.

Sindicatos nas Diretas Já e Aumento da Repressão

Os sindicatos não estavam com o mesmo controle da repressão e passaram a se organizar para ganhar destaque nos atos. Ao pouco a moda popular trouxe inclusive membros da nova elite que tinha enriquecido nos anos setenta e também sofriam com os problemas econômicos pontuais em terras nacionais para desenvolver o empresariado.

Quando representantes do trabalho também assumiram parte da luta o governo não tardou em suprimir as liberdades individuais com maior força para ficar no poder e ao mesmo tempo cortar o estado febril do povo. Não tardou ao poder público solicitar o auxílio da TV brasileira para reprimir. Com frequência Figueiredo surgia entre horários das novelas para atacar e intitular os manifestantes como pessoas que estavam cometendo subversão à ordem pública e paz nacional.

São Paulo: Diretas Já

O papel da capital econômica das terras verde e amarela foi essencial à conquista da nova constituição que visou reformar o regime político ao estado democrático. No aniversário da cidade foram quase dois milhões de indivíduos às vias metropolitanas para lutar por direitos de liberdade política e escolher os líderes nas urnas, em 1984.

Os atos que reivindicavam a reforma à democracia contaram com apoio de nomes conhecidos, tais como FHC, Covas, Lula, Quércia, Neves, entre outros. No momento em diferentes ideologias na sociedade estavam com as mãos dadas a pousar para as fotos e demonstrar apoio à democracia os militares sucumbiram no poder. Inclusive membros do baixo escalão que tinham longas jornadas de trabalho em troca de remunerações baixas por causa dos movimentos inflacionários também entraram em apoio à causa popular.

Celebridades nas Diretas Já

Celebridades brasileiras participaram de forma direta no movimento. Sócrates e Casagrande dançaram no palco com a roqueira Rita Lee para reivindicar. Não se pode ignorar o valor do dois para a democracia corintiana que representou afronta direta ao regime ditatorial que o país vivia. Não era difícil ouvir as vozes de Fafá de Belém nos comícios ao cantar o hino nacional. Eleita a musa do movimento, não era bem vista por representantes do PMDB até que Luis Inácio intercedeu para que ela participasse com destaque.

Tortura em Vão! Os Novos Burgueses no Poder

João Figueiredo sentiu que a temperatura no Brasil estava longe do ideal ao ouvir os discursos de Lula e a ascensão dos sindicatos nos movimentos populares que se movimentarem para derrubar o governo ditador. A Câmara não aceitou a proposta, porém o país aderiu à causa com os atos que influenciaram a eleição de Tancredo Neves para fazer a transição entre os regimes de forma pacífica.

Se a formação do PT marcou a união da elite e trabalhadores, as “Diretas Já” demonstraram que o poder da classe elitizada demonstrava a face dos representantes que iriam comandar o país no futuro democrático. A luta se encerra no ano de 1985, quando novas regras constitucionais são idealizadas para valer desde 1988 e acontece o pleito de 1989. Começa a democracia dos novos burgueses!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.