Alimentos Orgânicos X Tradicionais

Pesquisas apontam que ao contrário do que pensa o senso comum os alimentos orgânicos não possuem maior valor de nutrientes do que orgânicos. Porém, a não presença de agrotóxico faz com que os alimentos tenham sabor com maior valor verdadeiro.

Com o aumento das populações no mundo também cresceu a demanda por alimentos, fato que faz os agricultores apostarem nas culturas agrônomas em massa. Produtores orgânicos podem cobrar maior preço por unidades por causa dos preços caros que existem nos processos de produção. Conheça a relação, vantagens e desvantagem na comparação de produtos orgânicos com os tradicionais.

http://www.youtube.com/watch?v=giQEiZaG82w

Estudo da Universidade de Stanford

O mundo ficou boquiaberto depois que os cientistas norte-americanos analisaram centenas de pesquisas e anunciaram que não foram identificadas evidências claras sobre maior poder de nutrientes dos alimentos orgânicos quando comparados com os tradicionais, feitos com a ajuda de aditivos tóxicos que protegem e ajudam às culturas agrícolas a se desenvolverem.

Por esse motivo parte do público que compra os produtos e pagavam preços altos para melhorar a saúde podem não achar o consumo interessante e mudar as compras para escolhas baratas e convencionais. Apesar de o fato assustar parte do consumo de orgânico no mundo, a notícia de Stanford não assustou o público interessado e especialista que há tempos apontam que a grande vantagem orgânica está em consumir unidades com menores taxas de agrotóxicos.

Não se pode ignorar o fato de que os cientistas estadunidenses também demonstraram existir pequenas vantagens, como no caso de aumento do fósforo, fonte de minério necessário ao corpo, mas que pode ser encontrado em diversos tipos de pretos e de forma comum, o que desvaloriza no sentido de destacar espécie de vantagem em termos de nutrientes.

Alimentos Orgânicos Têm Maiores Níveis de Nutrientes?

O estudo dos Estados Unidos segue tendência das pesquisas mundiais ao afirmar não existir valores de nutrientes para valer a pena comprar e pagar preços altos no mercado. Porém, existem outros estudos que desconsideram os resultados norte-americanos respeitados em grande parte do mundo. Por exemplo, pesquisas de universidades no Brasil demonstram que existe diferença nos nutriente ao levar em conta espécies desenvolvidas em solo e clima adequado, o que pode não ter ocorrido nos vegetais que serviram como base para as análises que formaram a base do estudo em Stanford.

Nutricionistas brasileiros apontam pesquisas nacionais que evidenciam existir diferenças significativas entre os produtos orgânico nacionais e os tradicionais. Por exemplo, quando existe a presença de fertilizantes do tipo sintético aumenta os chances de aumentar os níveis de proteínas das plantas, mas o excesso de hidrogênio pode aumentar os índices que se referem aos ataques de doenças, o que coloca a qualidade do plantio em risco.

Interessante notar que o aumento nos fitoquímicos de vegetais orgânicos nacionais atua em diversas atividades no sentido de proteger o organismo em virtude dos oxidantes que atuam em combates diretos contra a ação dos radicais livres. Ou seja, ao existir esse tipo defesa no organismo diminuem as chances de contrair doenças cancerígenas.

Segurança nos Alimentos Orgânicos

De qualquer maneira optar por consumir orgânicos consiste em medida importante para quem não quer arriscar em termos de saúde. Seja por causa da maior presença de nutriente ou em consequência de pouca quantidade de agrotóxicos, consumir alimentação orgânica consiste na indicação principal dos principais nutricionistas.

Os alimentos tradicionais na atualidade são conhecidos por terem poucos cuidados por parte das condições de plantio. Produtores aplicam apenas os produtos que defende a espécie contra os ataques de pragas. Especialistas apontam que os trabalhadores que aplicam os produtos precisam de instrumentos de segurança para não ficaram intoxicados, o que pode gerar a morte. Se inclusive a força de trabalho pode sofrer danos para trabalhar, imagine os danos que recebe o organismo das pessoas que consomem tradicionais?

A Universidade Federal de Porto Alegre fez pesquisas qualitativas e quantitativas que demonstraram existir sérios danos na vida dos trabalhadores que atuam com aplicações de produtos tóxicos no solo e plantio. Cientistas se preocuparam também por conta dos níveis tóxicos que segue para a região cerebral. Nesse sentido existe a necessidade de seguir com as peças que objetivam proteger na hora do trabalho. Quando donos de empresa não investem no recurso existem chances de receberem multas ou o negócio fechado depois da autuação por parte dos técnicos e agentes do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Agrotóxicos e Modificações do Organismo de Consumidores

Outro ponto que não pode ser ignorado está nas mudanças de organismo que os agrotóxicos conseguem promover em seres humanos. Com o excesso de nível tóxico o corpo pode rejeitar as ações de antibióticos para curar doenças, por exemplo. O organismo sofre constante processo de mutação internar de células, modificações analisadas sob a ótica científica como prejudicial aos seres humanos.

Quais Principais Vantagens dos Alimentos Orgânicos?

Como não são produzidos com a presença de aditivos químicos há menor probabilidade das toxinas irem ao organismo dos seres humanos depois do consumo. Podem existir melhores condições nutricionais ao levar em conta as condições do solo e da terra. Porém, ao que tange o corpo da nutrição grande parte dos cientistas no mundo não aponta variações em níveis altos.

Outro ponto que pode se considerar de forma vantajosa está no fato de aumentar o nível da segurança alimentar por causa da não presença de agrotóxicos. Nesse sentido, apesar de não ter maior valor em termos de nutrição, tem mais pureza e ajuda para o organismo não desenvolver formas de câncer. Ainda no contexto da vantagem se destacam melhores relações com o meio ambiente e condições de trabalho à força de trabalho, dois elementos indispensáveis aos produtores ganharem o selo de qualidade.

Limpeza de Qualidade: Alimentos Tradicionais

A grande desvantagem dos produtos orgânicos está na pouca disponibilidade, validade e altos valores cobrados nos preços dos itens nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas. Ao comprar alimento tradicional tenha o cuidado de lavar de forma adequada. Especialistas indicam deixar de molho em água fria e limpa por cerca de meia hora, fato que não acontece na rotina de grande parte dos consumidores.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.