Vencedores Mais importantes do Prêmio Nobel

Não se pode falar em Prêmio Nobel sem citar o seu criador e os motivos pelos quais ele o instituiu.

O nome do prêmio é uma referência e homenagem ao seu criador, Alfred Nobel.

Alfred Nobel de origem sueca era químico e industrial. Ele foi o criador da dinamite (1863). Esse poderoso explosivo o tornou riquíssimo. O que Alfred Nobel não contava é que seu invento seria usado como arma de guerra, Por isso, o uso da dinamite que ele criou pelos militares o deixou muito desgostoso. Como se isso não bastasse, quando seu irmão Ludvig morreu, foi noticiado por engano como se o morto fosse ele, e a forma como foi feita o deixou chocado. No jornal se referiram a ele como mercador da morte. E, foi a partir daí que ele quis compensar o mal que o seu invento estava causando. Então, decidiu que deveria de alguma maneira incentivar aquelas  pessoas que fizessem alguma coisa importante para a humanidade premiando-as. Ele escolheu dar os prêmios nas áreas de Medicina, Literatura, Paz ou da Diplomacia, Física, Fisiologia e Química.

Alfred Nobel não incluiu a categoria Economia, para o prêmio.

O Prêmio Nobel

O Prêmio Nobel

Em seu testamento redigido e datado de 1895, Alfred Nobel deixou a quantia de 32 milhões de coroas em herança e determinou que fosse criada uma instituição com a finalidade de anualmente recompensar pessoas que de alguma forma prestam serviços à humanidade. Ainda em seu testamento, ele estabeleceu que não seria considerada a nacionalidade das pessoas para serem premiadas.

Em junho de 1900 foi criada a Fundação Nobel e foi escolhido o dia do aniversário da morte de Alfred Nobel, 10 de dezembro para, anualmente serem entregues os prêmios. Os prêmios que são dados aos vencedores saem dos rendimentos da herança que Alfred Nobel deixou. Menos para Economia. Como ele não a incluiu em seu testamento, o prêmio de Economia é dado pelo Banco Central da Suécia e pago com recursos públicos.

Em 1901 foi realizada a primeira cerimônia do Prêmio Nobel. O de Paz foi entregue e Oslo e, no Conservatório Real de Estocolmo foram entregues os prêmios para: Química, Física,Literatura, Medicina e Fisiologia.

O Rei da Suécia entrega formalmente os prêmios desde 1902. Enquanto o Rei da Noruega continua entregando em Oslo o Prêmio Nobel da Paz.

Dentre todos os países, os Estados Unidos é o que mais ganhou o Prêmio Nobel até hoje

Desde 1901 até os dias de hoje, considerando todas as categorias que são premiadas, foram muitos os ganhadores. Embora reconhecendo a importância de seus feitos e os motivos que o fizeram ganhar os prêmios, alguns dos ganhadores estão mais próximos do que foi idealizado pelo criador do prêmio.

http://www.youtube.com/watch?v=MZgVX6xzn0I

Dentre Eles, Os Vencedores Mais Importantes do Prêmio Nobel São:

– Sir Alexander Fleming, em Fisiologia ou Medicina em 1945

Sir Alexander Fleming é o descobridor da penicilina. Graças a sua descoberta muitas mortes causadas por doenças infecciosas foram evitadas. Com ele, também receberam o prêmio Ernest Chain e Sir Howard Florey, por tornarem possível o seu uso.

-Albert Einstein, em Física em 1921

Considerado o mais famoso cientista do mundo foi o ganhador em 1921 do Prêmio Nobel de Física, por descobrir que a luz é dividida em partículas causando o efeito fotoelétrico, chamado hoje de fótons.

– Marie Curie & Co.  Física em 1903 e Química em 1911

Ganhadora do Prêmio Nobel por duas vezes. Em 1903, pela descoberta da radioatividade ganhou o prêmio de (junto com seu marido e com Henri Becquerel) Física. E, em 1911 por descobrir os elementos polônio e rádio, ganhou o prêmio de química.

Hermann Muller, Fisiologia ou Medicina em 1946

Hermann Muller descobriu que a exposição à radiação causa sérios danos à saúde, inclusive mutações letais. Após essa descoberta em 1926, ele passou a dedicar-se a mostrar os perigos da radiação. Sendo biólogo por formação conhecia bem a gravidade dos problemas que apontava. Até o fim de sua vida usou sua voz para liderar uma campanha contra os testes de armas nucleares.

-Cruz Vermelha,  Prêmio Nobel da Paz em 1917 e em 1944 o Comitê Internacional da Cruz Vermelha recebeu o prêmio pelo seu valoroso trabalho durante a 1ª e a 2ª guerras mundiais e, em 1963por ocasião do 100º aniversário de sua fundação.

Saiba Mais

Saiba Mais

– Martin Luther King Jr.  Prêmio Nobel da Paz em 1964

Pelo seu empenho para acabar, de um modo sem violência, com a discriminação racial nos Estados Unidos. Ele foi o mais jovem ganhador do prêmio Nobel (35 anos) da Paz.

– James Watson e Francis Crick, Fisiologia ou Medicina em 1962

Eles ganharam o prêmio por descobrir que o DNA tem a forma de uma dupla face. Maurice Wilkins dividiu o prêmio junto com os dois por confirmar, através de evidências, a descoberta. O problema é que a biofísica Rosalind Franklin já tinha escrito um rascunho sobre essa descoberta muito antes que Watson e Crick fizessem o deles. O comitê negligenciou o fato e eles ficaram com a honra.

– Werner Heisenberg, Física em 1932

Pela sua importante descoberta nos princípios fundamentais que regem a mecânica quântica. Graças à mecânica quântica, fazemos hoje uma leitura da realidade completamente diferente. Porque, ela nos mostra que pelo menos na escala atômica, não existe uma realidade.

Jean – Paul Sartre, Literatura em 1964

Ele foi indicado para receber o prêmio por seus trabalhos, mas o recusou alegando que não tomaria parte em uma luta cultural onde estavam envolvidos o Oriente e o Ocidente. E, o prêmio é oriundo de uma instituição cultural do Ocidente.

– Madre Teresa, Prêmio Nobel da Paz em 1979

Embora madre Teresa fosse italiana, de etnia albanesa e possuísse a cidadania indiana, era sem duvida nenhuma uma cidadã do mundo. De todos os continentes e, de todos os países.

A freira católica romana, Madre Teresa, dedicou toda a sua vida a aliviar a dor e o sofrimento dos doentes,órfãos, moribundos e pobres.

O Papa João Paulo II, beatificou-a transformando-a naquilo que ela já era, uma santa. Daí então ela ganhou o título de Beata Teresa de Calcutá.

Em tempo:

Embora não tenha ganho o Prêmio Nobel, o médico e sanitarista Carlos Chagas foi o brasileiro que esteve mais próximo de recebê-lo. Por duas vezes, ele recebeu indicações ao Prêmio Nobel (1921 e 1925) de Fisiologia e Medicina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.