Todo funcionário sabe o quanto é importante ter um bom relacionamento com o chefe. Mas para isso acontecer, não é tão simples. Você precisa se destacar no meio de muitos, ser considerado pela sua chefia e estreitar laços. Em grandes corporações pode ser uma tarefa bem árdua. Mas em empresas de pequeno e médio porte, é totalmente possível.
Ter um bom relacionamento com o chefe é importante por diversos motivos e não apenas porque você almeja uma promoção. Estreitar os laços com o patronato pode te dar um avanço na carreira, maior aprendizado e também uma relação a se tornar um contato importante em seu currículo. Ele pode não te promover, mas pode fazer toda a diferença na hora de indicar um funcionário para um colega empresário.
Mas para se dar bem com o chefe, tente fazer de forma certa, ou pode estregar a sua relação com o patrão para sempre. Por isso temos algumas dicas a seguir.
Seja Um Funcionário Exemplar
Você tem duas formas de ser lembrado por seu chefe: como o funcionário do mês por ser exemplo em seu setor de pontualidade e outros atributos, ou se destacar por atrasos em relatório e não fazer o que foi pago para. Se tiver de escolher por qual dos seus lados quer ser lembrado, escolha sempre o lado do bem.
Você não precisa ser um funcionário brilhantes, mas faça a sua parte para ter um histórico bom com seu chefe. Seja pontual, entregue suas atividades no prazo e seja um funcionário produtivo. Tais atributos fazem você ser lembrado mesmo que você não se esforce para isso.
Participe Das Reuniões
E não apenas como uma figura decorativa em uma mesa. Sua participação deve incluir sua opinião real. Sempre quando questionado, fale realmente o que pensa e não se foque apenas em agradar ao chefe. Isso é extremamente importante para ganhar pontos com a chefia.
A maioria irá pelo agradável. Se seu chefe tem uma ideia não tão boa, ele precisa escutar a verdade. Você é pago para agir funcionalmente pela empresa, e não apenas para ‘babar o chefe’. Não babar quer dizer ter uma opinião expressiva e real sobre uma ação na empresa, e não apenas concordar porque seu chefe merece escutar um sim.
Estudos comprovam que diretores, executivos e chefes de departamento costumam lembrar muito mais de uma resposta negativa que da opinião exatamente de acordo com a dele. É mais um exemplo de “eu avisei”: quando você estava errada, costuma sempre lembrar de quem avisou isso antes. Quem concordou com sua ideia acaba sendo lembrando com uma opinião negativa.
Busque Aproximação Com o Chefe Em Festas
Momentos lúdicos da empresa são ótimos para encontrar com o lado mais humano da chefia. Este é um dos melhores momentos para chegar perto do chefe e conversar de igual para igual, sobre família, jogos de futebol ou seja lá o que vocês tenham em comum. Quem sabe vocês não são grandes fãs de um tipo específico de filme ou do mesmo time de futebol? É uma ótima pedida para mais eventos extras com a dupla.
Cumprimente o Chefe Sempre Que Passar Por Ele
Não sabe bem o que fazer para chegar perto? O clássico ‘bom dia’ já é um ótimo começo. Simples e prático, é só cumprimentar o chefe todas as vezes que passar por ele. Com um sorriso franco e sincero é ainda melhor: mostra o quanto você é extrovertido e realmente gosta de ser educado. É um bom gancho para um relacionamento.
Jamais Se Comprometa a Fazer o Que Você Não Pode Fazer
Não tenha medo de dizer ‘não’ ao chefe. Se não dá, não dá mesmo. Mentir é bem pior. Se você não consegue cumprir um determinado prazo, afirmar que vai conseguir vai criar expectativas sobre um desempenho o qual você não consegue. As vezes que você fez tudo certo serão anuladas pelo seu erro. Tenha em mente: as pessoas lembram das outras muito mais por seus erros que por seus acertos.
Se não dá tempo para fazer tudo o pedido, o melhor é partir para se comprometer com menos ou ser sincero: não dá mesmo. Você não pode deixar os demais funcionários na mão ou atrasar a sua produção comum apenas para agradar ao chefe. Comprometer-se e não cumprir é uma ótima forma de entrar para a lista negra da chefia.
Não Force Uma Amizade
Você é amigo do chefe? Não? Então nada de ‘e ai, cara!’ quando cruzar com ele pelos corredores. Você não é amigo do chefe e nenhuma pessoa em cargo alto da empresa gosta de aproximações bruscas, forçando a barra para uma amizade. O melhor é ficar no bom dia e buscar voz e vez em reuniões e eventos corporativos. Mas se não for convidado, não vá até o evento apenas porque seu chefe vai estar lá. Se ele não te convidar para sentar, cumprimente e pronto. Forçar a convivência não vai te trazer pontos positivos.
Seja Uma Pessoa Agradável Em Ambiente De Trabalho
Seja sorridente, alegre e de bem com a vida. Seu chefe pode buscar pessoas mais alegres e realmente felizes em trabalhar com ele. Fechando o sorriso, você ganha apenas pontos negativos e uma imagem de insatisfação com a empresa, que de certa forma é uma insatisfação com ele também.
Vai trabalhar a mais? Seja o mais animado possível com isso e mostre-se alegre por estar ali. Todo chefe adora energia positiva e pode se aproximar de você apenas por sua proatividade. Você não precisa ser trabalhador escravo e fazer 10 horas extras por semana apenas porque quer acompanhar o chefe na empreitada. Mas se vai ficar, faça de suas horas a mais na empresa algo realmente produtivo e agradável para os dois, e não uma tortura te ter lá porque está sendo obrigado a isso. Seu bom humor em trabalhar será lembrado com certeza.