Os Melhores Filmes Épicos de Fantasia

É difícil apontar o que  compreende um filme épico de fantasia, o que é mais pela atitude dos personagens e o tom da história do que pela configuração do filme em si. Alguns dizem que o filme deve se passar em um mundo puramente medieval e fantástico, com elfos e coisas do tipo, mas há vários outros filmes fantásticos com outros planos de fundo que podem ser considerados épicos. Creio que seja mais uma questão de bem contra mau, sobre a jornada do herói e sobre o seu triunfo sobre as forças malignas. Os filmes abaixo passam por anos da história do cinema, nos levando ao melhor das histórias de magia e fantasia.

Os Melhores Filmes Épicos de Fantasia

Os Melhores Filmes Épicos de Fantasia

As Viagens de Sinbad

“As Viagens de Sinbad” é um filme clássico que compreende uma trilogia que foi sucesso nos anos 50 e 70. O primeiro foi “As 7 viagens de Sinbad”, seguido pela “Viagem Dourada de Sinbad” e depois “O Olho do Tigre”. Foram feitos em cerca de 20 ou mais anos, a verdadeira força por trás desses títulos de sucesso foi Ray Harryhausen, o fantástico artista de efeitos especials e stop motion.

Coração de Dragão

“Coração de Dragão” tem tudo que se pode imaginar em um filme de fantasia: um cavaleiro nobre que passa por uma fase difícil, um dragão com coração de ouro, um rei maligno, um monge tímido, e algumas pitadas de Rei Arthur. Sim, o enredo era meio maluco, mas Draco era um dragão incrivelmente bem desenvolvido e Sean Connery o personificou ainda mais com sua voz marcante.

300

Quando as pessoas pensam em filme épico geralmente pensam em algo que se passa na Europa feudal, com guerreiros, castelos e dragões. Mas fantasia ainda pode ser épica em um cenário totalmente diferente. Veja o caso de 300, que mas pode ser considerado um filme épico. Qualquer um que pensa que não é fantasia deve apenas dar uma olhada em seus oráculos drogados, vilões monstruosos e uma ação completamente espetacular.

Crônicas de Narnia

Transformar “Crônicas de Nárnia” em uma série de filmes trouxe alguns problemas. Há alguns títulos que podem ir facilmente para as telonas: “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, “Príncipe Caspian” e “AViagem do Peregrino da Alvorada”. Mas os outros podem ser problemáticos, alguns deles entram fundo nas crenças religiosas de Lewis, e os últimos dois livros têm um lado racista na descrição do lado árabe de Narnia.

Crônicas de Narnia

Crônicas de Narnia

Piratas do Caribe

“Piratas do Caribe” parece não ser o típico filme de fantasia, não há castelos, princesas ou dragões, mas á magia e mistérios suficientes para qualificá-lo como tal, desafio qualquer um a assistir o filme e não defini-lo como épico. Sim, existem algumas falhas, mas a ação e as batalhas do segundo e terceiro filme são inquestionavelmente bem feitas. Imensos monstros marinhos, duelos em navios piratas, mágica, zumbis e mais várias outras loucuras.

Beowulf

O termo épico é bastante mal usado hoje em dia, mas ele era originalmente reservado aos contos antigos de deuses e assassinatos, contados por bardos e contadores de histórias nos sombrios salões nas eras passadas. Estórias como de “Beowulf”, o incrível conto viking de heroísmo e brutalidade que se manteve em nossa literatura por séculos e séculos. Essa versão em filme não é muito lembrada, e para ser honesto, a computação gráfica não foi tão bem desenvolvida. Porém o filme ainda é incrivelmente interessante, com um elenco surpreendentemente bom por trás dos personagens, que tentam captar a brutalidade e a ação por trás dos contos clássicos. “Beowulf” recebeu críticas bastante positivas e certamente vale a pena assistir.

Excalibur

Para os falantes da língua inglesa, história épica de fantasia nos leva sempre para o mesmo lugar, Camelot, do Rei Arthur. Sim, mais do que “O Senhor dos Anéis”, Rei Arthur é uma estória unânime. Mesmo com a mágica sendo pequena em relação a outros títulos da lista, temos Merlin e a espada mágica. E a escassez de mágica a torna ainda mais importante. O filme Excalibur foi a melhor tentativa de se criar um filme de Rei Arthur com atores reais. Ele seguiu a história o mais fielmente possível, mantendo as raízes de romance medieval, com todo o drama, romance e intriga que se espera da história.

O Dragão e o Feiticeiro

“O Dragão e o Feiticeiro” é um filme incrivelmente interessante, não somente por ter exposto um breve flerte da Disney com o lado mais sombrio e maduro de filmes. É o primeiro filme da Disney a mostrar nu frontal completo. Inspirado na história de um dragão maligno que devora virgens, o filme é contorna todas expectativas, evita o clichê do herói guerreiro ou do bárbaro forte e musculoso. O personagem principal é um aprendiz de mago, inserido em um mundo de política, subterfúgio, romance, mentiras e maldade. Além disso o filme é muito mais sombrio e interessante do que se espera de um filme Disney.

O Dragão e o Feiticeiro

O Dragão e o Feiticeiro

Fúria de Titãs

Há várias versões da história de Perseu, mas sem dúvida as mais recentes foram as que fizeram mais sucesso e as melhor produzidas. Um filme onde deuses, semi-deuses e humanos lutam para sobreviver em um mundo constantemente tomado pelo caos. O filme mostra os deuses como seres falhos, onde a inveja e ódio os tornam fracos diante dos humanos. É nesse ambiente que Perseu, filho de Zeus criado por pescadores, se torna o grande herói.

O Senhor dos Anéis

E você tinha alguma dúvida? “O Senhor dos Anéis” mudou completamente a história dos filmes épicos de fantasia, mostrando que filmes fantasia não só podiam ter grandes produções, com muito dinheiro envolvido, mas que também podem ter histórias de sucesso e até ganhadoras de Oscar. Nenhum outro filme de fantasia se compara ao sucesso da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, mas ainda há “O Hobbit” por vir, e este promete bater o sucesso de seus antecessores. A produção dos filmes é impressionante e os personagens e seus figurinos são simplesmente fantásticos. A entrada de Peter Jackson no mundo dos filmes de fantasia não poderia ter sido melhor, ele conseguiu balancear luz e escuridão, ação e drama. Os filmes são excelentes, e merecem o primeiro lugar da lista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.