Conhecida como ginástica artística ou ginástica olímpica, pelo fato de ter sido a única ginástica a fazer parte dos Jogos Olímpicos durante muito tempo, é um esporte com modalidade feminina e masculina. A denominação como artística veio quando a ginástica rítmica passou a integrar os Jogos Olímpicos, pois as duas são ginásticas olímpicas. Continue lendo para conhecer mais sobre a história do esporte e as diferenças entre as modalidades.
História da Ginástica Artística
No ano de 1881 foi criada a Federação Europeia de Ginástica da qual faziam parte apenas três países. Em 1921 a instituição foi convertida na Federação Internacional de Ginástica contando com 17 países. A inclusão nas Olimpíadas aconteceu em 1896 na primeira edição dos jogos modernos em Atenas.
Algo interessante de mencionar é que nesse momento da história somente os homens participavam dessa categoria. Havia seis provas disputadas individualmente que eram: barra horizontal, argolas, cavalo com alças, barras paralelas, subida a corda e salto sobre o cavalo. As mulheres passaram a disputar essa categoria somente em 1928 por equipes, nas provas individuais foram inclusas somente em 1931.
Ginástica Artística: Diferença Entre as Modalidades
Hoje em dia existem algumas diferenças entre as modalidades feminina e masculina da ginástica artística. Os homens disputam seis provas enquanto as mulheres disputam apenas quatro. Descreveremos quais são essas provas a seguir para que seja mais fácil compreender a diferença de avaliação entre eles e elas.
Provas Femininas de Ginástica Artística
Saiba quais são as provas disputadas pelas ginastas na categoria feminina do esporte.
– Prova de Salto Sobre a Mesa
A ginasta deve correr e pegar impulso a partir de um trampolim pequeno para alcançar a mesa. Tomando impulsão a ginasta realiza movimentos específicos da ginástica artística enquanto está no ar. Ao tocar o solo a ginasta deve se desequilibrar o mínimo possível. A mesa em que a prova é realizada tem 1,25 metros de altura, largura de apenas 0,35 metros e comprimento de 1,63 metros.
– Prova de Paralelas Assimétricas
Consiste na realização de movimentos circulares e transferências entre barras feitas de fibra de vidro. Essas barras tem comprimento de 3,5 metros e 40 milímetros de largura. Nessa modalidade a barra menor mede 1,6 metros enquanto a maior mede 2,4 metros.
– Prova de Trave
Provavelmente a prova mais difícil disputada pelas ginastas, consiste na realização de uma série com movimentos acrobáticos, de dança, giros de 360 graus e saltos que são obrigatórios. Tudo isso deve ser executado numa trave com 1,2 metros de altura, 10 centímetros de largura e 5 metros de comprimento. O período de apresentação varia entre 70 e 90 segundos.
– Prova de Solo
A prova mais esperada pelos expectadores é o momento em que as ginastas podem brilhar uma vez que se apresentam sozinhas. Basicamente a atleta deve realizar uma dança em que estejam inseridos movimentos acrobáticos sendo alguns obrigatórios.
Essas apresentações acontecem num tablado cuja área é de 12 metros x 12 metros, toda a área deve ser utilizada e a ginasta não pode sair dele. A duração da apresentação tem duração entre 70 e 90 segundos.
Provas Masculinas de Ginástica Artística
A seguir apresentaremos as seis provas disputadas atualmente pelos ginastas.
– Prova de Argolas
Uma prova que demanda do ginasta muita força nos braços e no abdômen. O esportista deve realizar sua série de movimentos em argolas suspensas numa barra metálica de 5,5 metros de altura que estão a cerca de 2,55 metros do chão. Uma prova que exige muita resistência do atleta. Essa prova existe somente para a categoria masculina de ginástica.
– Prova de Cavalos Com Alças
O grande desafio dessa prova é que o atleta somente pode tocar o aparelho com as mãos. Há elementos essenciais para a série do cavalo com alças como o círculo em que as pernas do ginasta devem estar fechadas numa posição de tesoura. O aparelho possui 1,1 metros de altura, 1,63 metros de comprimento, 0,35 metros de largura e suas alças ficam a 0,45 metros de distância uma da outra.
– Prova de Barras Paralelas
Essa prova começa com o ginasta deixando o solo com os dois pés ao mesmo tempo, no aparelho é necessário executar uma série que inclua movimentos com impulso e voo. As barras ficam situadas a 1,75 metros do solo.
– Prova de Barra Fixa
Nessa prova os movimentos são de impulso e voo, o atleta deve realizar sua série em empunhaduras diferentes mantendo sempre o eixo longitudinal. A barra fixa que dá nome a prova fica a 2,55 metros de distância do chão.
– Prova de Salto Sobre a Mesa
O ginasta começa a prova correndo e na sequência dá um salto no trampolim dando impulsão com os dois pés. Depois de uma passada rápida pela mesa o atleta parte para o seu segundo voo com movimentos de acrobacia e mortais. A mesa fica a 1,35 metros do solo.
– Prova de Solo
O tablado de realização do solo masculino é igual ao tablado do solo feminino, isto é, tem 12 metros quadrados, tem base de madeira coberta com espuma e molas e um tapete. Num período entre 50 e 70 segundos é necessário que o ginasta execute saltos acrobáticos e elementos de equilíbrio, força e flexibilidade. Na modalidade masculina não existe acompanhamento musical.
Diferenças Entre o Solo Feminino e o Solo Masculino
A prova de solo feminina tem um viés mais direcionado para a beleza dos movimentos que são executados com uma música ao fundo contando com elementos de dança juntamente com as demonstrações de habilidade técnica. Os ginastas, por sua vez, precisam fazer uma demonstração mais focada na combinação de força e equilíbrio.
Essas distinções têm a ver com o objetivo das outras provas especificadas para cada modalidade. Observando perceberemos que as provas masculinas demandam muito mais força do que as provas femininas. A ginástica artística feminina exige mais coordenação de movimentos de dança com as acrobacias. Não há uma modalidade mais difícil do que a outra, ambas demandam muito tempo de treinamento e dedicação do atleta.
Inclusive acompanhar ambas as competições durante os Jogos Olímpicos é emocionante, em especial quando há equipes brasileiras nas disputas por medalhas. O Brasil conta com atletas de renome nesse esporte.
Gostou de saber mais sobre as provas de ginástica artística feminina e masculina? Curta e compartilhe!