Dante Alighieri

Dante Alighieri, que viveu entre 1265 e 1321, foi um poeta italiano que escreveu “A Divina Comédia”, uma alegoria sobre a vida e Deus, escrita em “terza rima” (estrofes de dez sílabas, com três linhas cada): Inferno, Purgatório e Paraíso, escritos entre 1307 e 1321.

Vida e origens

Apesar de sua data exata de nascimento não ser conhecida, Dante Alighieri nasceu em Florença, Itália no ano de 1265. Sua mãe, Donna Gabriella degli Abati morreu quando ele ainda era jovem. Seu pai era Alighiero di Bellincione Alghieri, um advogado de uma família leal aos Guelfos. Os guelfos davam apoio ao Papado, enquanto a família predominante da área vizinha na Toscana, os Guibelinos, davam apoio ao imperador alemão, causando disputas de poder entre as facções.

Poeta

Diz-se que Dante lutou como cavaleiro pelos Guelfos na batalha de Campaldino (1289), referenciado no livro “Purgatório” o que levou à derrota dos Guibelinos. A constiuição de Florença foi reformulada e em cerca de 1295 foi necessário a Dante matricular-se na Guilda de Físicos e

Apotecários, oara continuar ativo nos assuntos do governo como diplomata e magistrado. No entanto em 1300 os Guelfos estavam divididos em duas facções, Bianchi e Neri, brancos e negros. Quando os Guelfos negros tomaram o poder em Florença, todos os Guelfos brancos foram banidos, incluindo Dante, sob a ameaça de ser queimados vivos se retornassem.
Dante casou-se com Gemma di Manetto Donati, com quem teve quatro filhos: Jacopo, Pietro, Giovanni e Antonia. Gemma permaneceu em

Mudou

Florença após seu exílio. Anos antes deles se casarem conta-se que Dante havia se apaixonado por Beatrice Portinari a jovem mulher que aparece em seu autobiográfico “Vita Nuova” (Vida Nova, de 1293). Dante viajou através da Itália, por um tempo como hóspede de Malaspina, e há indícios de que ele tenha visitado Paris e a Inglaterra.

Obras

“De vulgari eloquentia” (Sobre a eloqüência da vernácula, 1304), apesar de não terminado, é o tratado em latim de Dante sobre a, e apoiando o uso da, vernácula na poesia. “Convivio” (O banquete, 1304) é um de seus tratados filosóficos.

Trabalhos

O “Inferno” de Dante contém uma das mais detalhadas e influentes descrições do inferno., por onde ele próprio se coloca em sua história, guiado por Virgílio. Depois de ultrapassarem os tormentos do inferno, dividido em nove círculos, seguem ao “Purgatório” ascendendo uma montanha com sete terraços representando os sete pecados capitais e por fim as nove esferas do “Paraíso”. “De Monarchia” (Sobe a Monarquia, 1317) é o tratado de Dante sobre o relacionamento entre a igreja e o império.

Influência

Dante Alighieri faleceu na cidade de Ravena na Itália central em 1321. As datas dos trabalhos de Dante são incertas e muitas não estão terminadas, embora não se tenha dúvidas que Dante é conhecido como a origem do italiano moderno. Inspirado em Virgílio e Aristóteles e inspirando outros grandes poetas como Geoffrey Chaucer a William Blake, Dante afetou profundamente inúmeros poetas, dramaturgos e autores até o século 21.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritor

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.