Livro Mais Antigo do Mundo

O livro mais antigo do mundo é um volume de várias páginas, mantido pelo Museu Nacional de História da Bulgária. O livro é composto por seis páginas impressas em ouro de 24 quilates coberta com script etruscos, um dos poucos sistemas de escrita que os estudiosos ainda tentam decifrar.

Escrita

Segundo relatos, o livro, exibido em 2003, foi estimado com cerca de 2.500 anos. Ele foi encontrado ao longo do rio Strouma no sul da Bulgária, em uma tumba antiga, e foi doado ao museu pelo descobridor, que permaneceu anônimo. A idade e autenticidade foram confirmadas por dois cientistas independentes, cujos nomes ainda permanecem desconhecidos.

Conteúdo

A questão do que consta no livro mais antigo do mundo provavelmente nunca será respondida. A história não é estática, como a maioria das pessoas acredita, é realmente dinâmica e em constante mutação. Novas revelações vêm à luz em um fluxo constante, novas interpretações de informações antigas são ensaiadas por estudiosos a cada ano e a forma como as pessoas olham para as mudanças da história, também.

Até a descoberta deste livro, o mais antigo livro era a Bíblia de Gutenberg, impressa por volta de 1450. Foi impresso com tipos móveis. A cultura chinesa imprimia as páginas de livros com a utilização de placas de madeira talhada, há centenas de anos antes de Gutenberg.

Biblia

A coleção de tabuletas de argila mantida pela Cornell – também a maior coleção do mundo – não seria considerado o mais antigo livro do mundo. Elas não estão vinculadas, e estão mais para uma contabilidade financeira e não defendem uma visão de mundo.

Assim, a questão do que é o mais antigo livro do mundo, provavelmente nunca será respondida de maneira conclusiva, e isso não pode ser uma coisa má. A pergunta simples da questão parece conduzir a uma visão, se a partir de uma perspectiva arqueológica ou uma perspectiva filosófica. E se dirige ao ponto final dos livros.

O Valor dos Livros Antigos

A classificação do estado físico de um livro antigo é um processo extremamente subjetivo para os avaliadores de livros. Os avaliadores profissionais examinaram milhares de livros e tem a experiência a pesar dezenas de critérios sutis que diferenciam a qualidade de uma publicação antiga. Mas se você quiser ter uma idéia da condição do seu livro – e seu valor relativo no mercado de livros raros – aqui estão os princípios.

Aqui Estão Alguns Termos Comuns Usados para Descrever a Condição de Livros Antigos:

* Bookworm – Um problema dos livros são as traças ou larvas atravessando as páginas e ligações;

Danos

* Dampstain – Uma mancha marrom ou cinza devido a danos causados pela água. Ela não abaixa o valor dos livros raros em contrário.
* Foxing – Certos tipos antigos de papel de impressão incluem impurezas como o ferro que podem oxidar sob condições de umidade e enferrujada deixar manchas marrons.
* Inscrição – Um manuscrito, assinado nota do autor ou outra pessoa famosa. Se a inscrição designa o livro como um presente, então é chamado de inscrição “apresentação”.
* Rebound – Se a ligação inicial é danificado, um velho livro pode ser costurado em uma capa nova. Na maioria dos casos, isso diminui o valor do livro consideravelmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.