Lewis Carroll

Lewis Carroll (pesudônimo de Charles Lutwidge Dodgson) foi um autor, matemático e clérigo anglicano inglês que viveu entre 1832 e 1898. Ficou famoso por escrever entre outras obras, “Alice no País das Maravilhas”.

Charles Lutwidge Dodgson nasceu em 27 de janeiro de 1832 em Daresbury, Cheshire, Inglaterra, terceiro filho de vários de Charles Dodgson e Frances Jane Lutwidge. A família era grande e muito próxima, seguindo estritamente os valores e morais da igreja.

Lewis Carroll

Estudou fervorosamente recebendo diversos prêmios por onde passou e logo tornou-se professor, o que lhe dava base financeira para continuar escrevendo. Ele amava literatura e estudava autores como Charles Dickens, George Eliot, Samuel Taylor Coleridge, Elizabeth Gaskell e Lord Alfred Tennyson, do qual ficou amigo. Ele expressava sua criatividade desde jovem escrevendo poesia e contos curtos em suas próprias revistas, incluindo a “The Rectory Umbrella” que escrevia para entreter seus parentes.

Alice no país das maravilhas

As aventuras de Alice, escritas em 1865, permaneceram populares por mais de um século, influeciando autores, artistas e músicos contemporâneos e inspirando adaptações para teatro e cinema. Sua mistura de criatividade, fantasia, jogos de palavras, sátira, nonsense e humor seco lhe deu um grande status na cultura popular, com personagens famosos como Alice, a Lebre de Março, o sábio Dodo,o Chapeleiro Louco, a Lagarta, a Rainha de Copas e o Gato de Cheshire.

Aventuras

Alice foi uma sensação em sua época, o livros sendo amado por crianças e adultos. Entre seus fãs encontram-se a Rainha Victoria e o jovem Oscar Wilde. O livro nunca deixou de ser impresso e foi traduzido em 125 línguas. Houve mais de cem edições do livro e inúmeras adaptações para outras mídias, especialmente teatro e cinema.

Influências

Rev. Charles Lutwidge Dodgson faleceu em 14 de janeiro de 1898 na residência de sua irmã e jaz sepultado com vários parentes no cemitério The Mount em Guildford, Surrey, Inglaterra.

Lewis Carroll guardava sua privacidade enquanto vivo e após sua morte muitos de seus papéis pessoais foram destruídos, embora nove de seus diários pessoais sobreviveram mas com algumas páginas cortadas. Isso gerou muitas suspeitas e especulações a respeito de sua pessoa. Alguns dizem que era socialmente inapto, usuário de drogas e até que tinha interesses doentios em crianças. Porém suas histórias infantis permanecem populares, e não só histórias infantis ele produziu, escrevendo artigos, panfletos políticos, contos curtos, poesias e livros de matemática. Era um matemático nato e criou muitos jogos de palavras e lógica. Um fotógrafo entusiasta, capturou centenas de imagens desde natureza morta e cenários a pessoas.

Privacidade

Apesar da controvérsia a respeito de sua vida, suas obras foram traduzidas para dúzias de línguas, muitos são impressos regularmente até hoje e Lewis Carroll permanece sendo um dos mais populares autores lidos por crianças e adultos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritor

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.