As meninas das décadas de 1980 e 1990 tinham como grande sonho ser paquitas do programa da Xuxa. A rainha dos baixinhos viveu o auge da sua carreira como apresentadora infantil nesses anos e ter um posto de assistente de palco num dos seus programas era conquistar fama, dançar e cantar com ela e ainda participar dos seus filmes e álbuns.
A vida de paquita era muito boa, mas as meninas precisam se manter sempre na linha, estudando e em forma mesmo as mais jovens. Ao todo o programa contou com quatro gerações de paquitas sendo que as grandes revelações estiveram na 1ª e 2ª geração de assistentes. Dentre os nomes mais famosos que passaram pelo palco da Xuxa estão as atrizes Bianca Rinaldi, Letícia Spiller, Juliana Baroni e também Andréia Sorvetão.
Em 1995 uma nova geração de paquitas foi formada recebendo o título de ‘Paquitas New Generation’, nesse grupo se destacaram as atrizes Bárbara Borges e Graziella Schimitt. No começo da primeira década desse século, anos 2000, foram inseridas novas paquitas no elenco dentre as quais a que mais se destacou foi a atriz Monique Alfradique. Essa foi a última geração de paquitas, você lembra das mais famosas? Recorde abaixo.
As Paquitas Mais Famosas da Xuxa
Letícia Spiller
Foi em 1989 que Letícia Spiller começou a sua carreira artística como paquita do “Xou da Xuxa” da Rede Globo. O nome da loira na atração era Pituxa Pastel e da primeira temporada é considerada a mais famosa das meninas. Ela saiu do programa no ano de 1992 quando começou a fazer participações pequenas em algumas novelas.
No ano de 1994, Letícia, teve sua grande chance como atriz como a atrapalhada Babalu da novela “Quatro por Quatro”. Nessa trama além de se firmar como atriz ela ainda conheceu Marcello Novaes, com quem fez par romântico na telinha e na vida real. Os dois tiveram um filho e mesmo tendo se separado continuam muito amigos. A atriz já emplacou muitos sucessos na carreira e é considerada uma das atrizes mais bonitas da Rede Globo.
Juliana Baroni
A atriz Juliana Baroni fez parte do grupo de paquitas entre os anos de 1990 e 1995 participando de programas como “Xuxa Park” e “Xou da Xuxa”. O seu apelido era Catuxa Jujuba e no período foi uma das mais famosas do grupo. Assim que deixou de ser assistente de palco da Xuxa, Juliana, já se tornou atriz na novela “Cara e Coroa” de 1995.
Depois de fazer muitas novelas nas Rede Globo, Juliana, fez a sua primeira protagonista na novela teen “Dance Dance Dance” da Band em 2007. Teve uma pequena passagem pela Globo e assinou então com a Record, emissora na qual continua.
Bianca Rinaldi
Chamada de Xiquita Bibi, Bianca Rinaldi, foi da mesma geração de paquitas de Letícia Spiller e Juliana Baroni. A atriz entrou no “Xou da Xuxa” no ano de 1990, depois de quatro anos na atração deixou o posto de assistente da rainha dos baixinhos. Assim como Leícia Spiller, Bianca, fez algumas participações em novelas da Rede Globo.
Mas, ao contrário da ex-colega teve melhores oportunidades de trabalho no SBT em que foi protagonista de algumas novelas. No ano de 2004 assinou com a Record onde teve muito destaque especialmente pelo papel principal no remake de “A Escrava Isaura”. Bianca era tida como a estrela máxima da Record, mas em 2014 deixou a emissora e voltou para a Globo para participar da novela “Em Família”.
Monique Alfradique
Conhecida como Dique no “Xuxa Park”, Monique Alfradique, fez parte da quarta e última geração de paquitas. A loira entrou para o programa em 1999 com apenas 13 anos e ficou até 2002. Após sua passagem como assistente de palco, Monique, continuou na Globo como atriz participando de novelas e séries.
O grande destaque de sua carreira foi na novela “Beleza Pura” de 2008 e “Cama de Gao” de 2009. Alfradique participou de uma série no canal Multishow em 2014 em que interpretou uma prostituta, um grande desafio.
Bárbara Borges
Apelidada de Babu, Bárbara Borges, participou como paquita dos programas “Xuxa Park”, “Xuxa Hits” e “Planeta Xuxa”, apesar de a apresentadora estar vivendo uma transição de público, de crianças para adolescentes e adultos, ainda tinha um bom espaço para as assistentes. Barbára foi paquita de 1995 a 1999. No ano de 2009 mudou de emissora indo para a Record e participou de novelas como “Bela, a Feia” de 2009 e “Balacobaco” de 2012.
Andréia Sorvetão
Uma das primeiras e mais conhecidas paquitas do programa “Xou da Xuxa” do qual participou entre 1986 e 1990. O apelido dado pela rainha dos baixinhos a ela foi Xiquita Sorvetão e como todos a conheciam por esse segundo nome ela o incorporou ao seu nome artístico mesmo depois de deixar o programa.
Andréia Sorvetão tentou ser atriz e cantora, porém, depois de não emplacar se tornou apresentadora infantil no ano de 1999. O seu programa “Galera na TV” na RedeTV! esteve no ar até 2001. Depois disso ela ainda fez outras participações na TV, mas como não obteve sucesso se tornou empresária.
Graziella Schmitt
Chamada de Grazi Modelão, Graziella Schmitt, participou como paquita dos programas “Xuxa Park” e “Planeta Xuxa” entre 1995 e 2000. Após deixar de ser paquita ela passou a estudar teatro e a participar de alguns espetáculos. Ao longo da carreira de atriz Graziella atuou em algumas novelas da Rede Globo e no ano de 2011 foi contratada pelo SBT para ser a protagonista da novela “Amor e Revolução”. Em 2014 a atriz foi para Portugal onde gravou uma novela.
Lana Rhodes
Um dos destaques de sua geração de paquitas, Lana Rhodes, conhecida como Cabritinha fez parte dos programas da Xuxa de 1999 a 2002. Ela se destacou por ser a vocalista do grupo de paquitas. Após sair do posto de assistente da Xuxa ficou alguns anos fora da mídia e mais atualmente voltou a tentar a carreira de cantora e atriz. Lana fez novelas na Record com destaque para Rebelde em 2011.
Cláudio Heinrich – O Paquito
Além das paquitas, Xuxa, teve paquitos desde 1989, embora não fizessem tanto sucesso como as meninas eles tiveram mais destaque entre os anos de 1993 e 1995. Ao todo foram cinco paquitos e deles apenas Cláudio Heinrich continuou na carreira artística. Teve destaque como ator na Rede Globo em especial como protagonista de “Uga-Uga” em 2000, depois foi para a Record onde continua atuando em novelas como “Pecado Mortal” de 2013.