Teorias da conspiração atraem a atenção de muitas pessoas pelas versão subversivas de historias inocentes ou sem nenhuma imoralidade de conhecimento do grande público. Determinadas similaridades entre alguns acontecimentos, histórias mal contadas, personalidades de personagens e trejeitos que podem nos fazer pensar se aquela é realmente a mensagem que se deseja passar ao público ou se existe algum fato escondido por debaixo de tantas informações verbais e visuais.
De vez em quando temos essa impressão de o que foi dito não era realmente a mensagem que se queria dizer e, que se prestarmos um pouco mais de atenção, conseguiremos finalmente desvendar a real mensagem de uma determinada história. Existem várias pessoas que se dispõem a ficar horas, dias e até meses tentando desvendar a veracidade de possíveis teorias da conspiração, conseguindo dar sentido, muitas vezes, a histórias que de primeira escuta podem nos parecer absurdas. Um dos alvos típicos de estudos de teorias conspiratórias são os desenhos animados, sejam eles clássicos antigos ou as mais recentes animações em 3D.
Mais abaixo do post você vai conferir cinco histórias clássicas de teorias da conspiração, as quais supostamente envolvem personagens famosas mundialmente e também por diversas gerações de crianças e adolescentes. Vale a pena ler o restante do post e conferir que histórias são essas?
Desenho Animado Os Smurfs:
As personagens fofas e azuis que arrebatam fãs por todo o mundo e, recentemente, viraram filme em 3D, são marcadas por suspeitas de teorias conspiratórias por já terem sido interpretadas como personagens nazistas. Os fatos que comprovariam essa suspeita começam pelos chapéus de cor branca vestidos por todas as personagens, com exceção do líder, o qual veste um chapéu vermelho, o que seria uma referencia às vestes da seita de origem norte americana e comportamento racista Ku Klux Klan. Ainda de acordo com as características físicas da personagem que representa o vilão na trama, de nome Gargamel, o qual possui um gato chamado Azrael, que é pela tradição judia o nome do anjo da morte, faria novamente outra citação ao nazismo. E ai, você acredita?
Desenho Animado Os Ursinhos Carinhosos
Na língua inglesa esse desenho animado se chama Care Bears e, de acordo com muitos estudiosos de teorias conspiratórias, o nome desse desenho é similar a palavra Carrefour, nome do distrito de Porto Príncipe, o qual se localiza no Haiti, sendo uma região mundialmente famosa pela prática religiosa do vudu. As personagens que compõem os Ursinhos Carinhosos seriam, segundo essas hipóteses, uma forma de fazer com que as crianças ficassem mais interessadas por essa religião. Outro ponto que reforça essa teoria conspiratória é o fato de essas personagens usarem da imagem meiga e infantil que tem para fazer amizade com crianças que aparecem na trama, aumentando ainda mais as suspeitas. E por fim, outra forte suspeita sobre essa teoria são os desenhos que estão nas barrigas dos ursinhos, os quais muito semelhantes à imagens de signos do vuduísmo. O que você acha dessa teoria, ela faz algum sentido?
Desenho Animado Do Pato Donald
De acordo com as suspeitas de muitas pessoas, a marcante voz da personagem do Pato Donald é, na verdade, a voz de uma personagem a qual sofre de stress pós-traumático, como conseqüência de uma fase vivida como soldado pára-quedista durante a Segunda Guerra Mundial. Os teóricos da conspiração afirmam que, ao que tudo indica, depois desse episódio, o Pato Donald passou por algumas situações de flashbacks, muita dificuldade de interação social e problemas para falar sobre como foram os dias vividos nesse período obscuro da vida da personagem. Para reafirmar essa teoria conspiratória, as roupas que a personagem veste remetem às roupas de um típico marinheiro da época em que se passou a Segunda Guerra Mundial. E ai, você está convencido dessa história?
Desenho Animado O gênio e o Vendedor
Para muitos estudiosos de teorias da conspiração, essas personagens seriam na verdade uma única pessoa. Para reforçar essa teoria, os estudiosos apontam que no início da história do Aladim, há um comerciante muito insistente o qual tenta vender a lâmpada mágica. Na verdade, esse vendedor falante próprio gênio que vive dentro da lâmpada mágica. Mas como isso seria possível? Na versão original da história do Aladim, tanto o gênio como também o vendedor insistente são dublados pela voz do famoso ator Robin Williams. Outro fato que reforça essa teoria é a paleta de cores utilizadas para dar vida às duas personagens. Se prestarmos ainda mais a atenção, essas personagens tem detalhes muito semelhantes em relação às formas. Esses detalhes seriam as sobrancelhas e as barbichas, as quais têm praticamente os mesmos formatos tanto no gênio quanto no vendedor. Para te deixar ainda mais encabulado com essa teoria conspiratória, ao assistir ao filme é possível perceber que essas duas personagens são as únicas a terem somente quatro dedos nas mãos. Ainda está em dúvidas de que essa teoria da conspiração de fato é real?
Desenho Animado Os Padrinhos Mágicos
Esse desenho animado tem personagens as quais possuem poderes mágicos e estão em todas as tramas dispostos a ajudar a solucionar os problemas de alguma outra personagem, sempre com muita disposição e um grande sorriso no rosto. De acordo com teorias da conspiração, essas personagens seriam, na real, referências declaradas aos famosos antidepressivos Zoloft e Fluoxetina, muito usados no meio médico ao longo do processo de pacientes que apresentam quadros de depressão. Os chamados Padrinhos estariam sempre por perto, prontificados a resolver situações supostamente difíceis, mas apenas ajudam as outras personagens até o momento em que as personagens que necessitam de ajuda conseguem terminar a trama por si só. Seria essa uma outra curiosa versão de inocentes desenhos animados?