Os Benefícios do Iogurte Para a Saúde

É Bom!

Uma ida ao supermercado para fazer compras implica sempre em levar para casas, além de alimentos básicos, coisas gostosas para você e sua família comerem, certo? Na sessão de frios, normalmente pegamos os famosos iogurtes, os de morango mais cremosos para a criançada, e para os mais velhos, os naturais, com pedaços de frutas, que vêm com cereais e coisas desse tipo. Basta chegar em sua casa para ver seus filhos correndo em direção as sacolas e abrindo grandes sorrisos ao verem os iogurtes que vocês comprou. Essa é uma ótima escolha de alimento para você e sua família, pois o iogurte traz vários benefícios e unido a uma alimentação saudável, melhora bastante o estilo de vida e sua saúde, além de ser gostoso e bem prático. Apesar de as crianças precisarem e gostarem bastante, são os adultos que mais precisam desse alimento, como eles possuem uma dieta onde não há muito leite.

Vantagens

Como o iogurte é derivado do leite, mantém todos os benefícios que eles traz, e ainda é enriquecido e incrementado. Entre tantas vantagens, ele traz:

  • O aumento da imunidade. Consumir iogurte ajuda a recompor as bactérias da flora intestinal, conhecidas como probióticos, que agem da defesa do organismo, colocando para fora bactérias ruins. Um intestino saudável trabalha melhor e assim diferencia o que nos faz bem, absorvendo isso, e o que nos faz mal, colocando para fora nas fezes.
  • Rico em proteínas. Os músculos e as vísceras dependem dessa substância para serem bem formados. Além de também servirem como anticorpos, ou seja, na defesa do corpo, ainda formam os hormônios que regulam o funcionamento de muitos órgãos do corpo.
  • Ossos fortes. Como é um alimento derivado do leite, é rico em cálcio e ajuda a manter os ossos fortes e prevenindo a osteoporose. Para as crianças esse alimento é fundamental para formar ossos e dentes. Mulheres depois da menopausa, necessitam de muito cálcio pois depois desse período, elas começam a perder massa óssea, e como ela são mais propensas a ter osteoporose graças a mudança dos hormônios, capriche nos iogurtes.
  • Rico em vitaminas do complexo B. Segundo a nutricionista Thatyana Freitas, essa vitamina ajuda a manter os músculos do aparelho gastrointestinal, também atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos e têm responsabilidade em uma parte da produção de energia, na organização celular e na produção de neurotransmissores.
  • Protege o sistema nervoso. Ainda nas palavras da nutricionista Thatyana, o cálcio auxilia nas contrações dos músculos e na comunicação entre os neurônios, células do sistema nervoso, que realizam impulsos nervosos para fazer nosso corpo realizar as mais diferentes ações, como andar e falar. Além disso, melhoram a eficiência desses impulsos.
  • Melhora o humor. Você sabia que o intestino libera cerca de 95% da serotonina (hormônio responsável pelo bom-humor) que há em nosso corpo? Como os probióticos contidos no iogurte melhoram a saúde do intestino, isso contribui para aumentar a sensação de bem-estar e o bom-humor das pessoas.
  • Melhoram o fluxo intestinal. Já vimos em muitos comerciais de iogurtes, eles ajudam a acabar com o intestino preguiçoso, se você consumi-lo diariamente, diminuirá possíveis prisões de ventre e outras complicações.
  • Pode contribuir na perda de peso. Segundo uma pesquisa da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, publicada no International Journal of Obesity, as pessoas obesas que ingeriam três potinhos de iogurte desnatado diariamente, perdiam 22% mais de peso e 61% mais de gordura corporal do que aqueles que não ingeriam calorias. Com isso deduz que a ingestão de cálcio e proteínas ajuda a eliminar mais gorduras e acelerar a perda de peso, baseada em uma dieta.
Vantagens

Vantagens

Prático

Além de ser um alimento prático para se comprar, ainda pode-se fazer em casa sem maiores complicações. Vamos conferir uma recita da doutora Thatyana, a nutricionista citada acima, para fazer iogurte natural cremoso?

Você Precisará De:

1 litro de leite integral, 1 pote de iogurte integral, 2 colheres de sopa de leite em pó integral, 1 sachê de gelatina sem sabor.

Modo de Fazer: Ferva o leite e depois espere que ele volte a temperatura ambiente, retirando as natas que poderão surgir eventualmente. Misture no liquidificador o leite, o iogurte e o leite em pó e a gelatina sem sabor, e bata até que vire uma mistura homogênea. Deixe abafado por 12 horas, dentro de um microondas desligado ou um isopor. Após esse período, mexa e coloque na geladeira em garrafas ou potinhos. É fácil e rápido.

Indicados

É sempre mais indicado consumir iogurte natural com pedaços de frutas e sem corantes artificiais, principalmente para os bebês. A partir dos oito meses de idade, pode-se começara a introduzir iogurtes na dieta dos bebês, podem ser acompanhado por frutas batidas ou amassadas, e não precisa acrescentar açúcar, até porque o paladar do bebê ainda está se formando. Como é um alimento rico em cálcio e proteínas, você pode dar apara a criança no lanche ou peã manhã, mas evite dar durante grandes refeições ou até mesmo após as mesmas, pois atrapalha a absorção de ferro pelo organismo. Tome cuidado com qual tipo de iogurte você deixará o bebê comer, pois alguns deles são ricos em açúcares e pode não conter a quantidade necessária de cálcio e nutrientes, um exemplo é o petit suisse, que contém adição de corantes e conservantes. Por ser ricos em açúcar, pode deixar a criança com um paladar mais “doce”, ou seja, fazê-la gosta mais de doces, o que pode contribuir para a obesidade infantil e futuros problemas, como diabetes.

Indicados

Indicados

Tipos de Iogurte

  • Iogurtes lights, feitos com leite desnatado, e têm 55 colorias e bem menos gorduras que os integrais. Há também iogurtes lights feitos com leite smeidesnatado.
  • Iogurtes aromatizados são os referidos da criançada, pois recebe cheiros de outros alimentos, por exemplo frutas, chocolate e baunilha.
  • Iogurte grego, que possui mussalina, uma substâncias que não deixa a receita coalhar sob altas temperaturas, e como o soro é retirado, sua consistência é mais cremosa.
  • Iogurte natural, que não possui adição de coisa alguma, além das substâncias microbianas. Em cada 100g de iogurte natural há cálcio e gorduras, sendo apenas 1,9g delas saturadas.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.