Os corpos femininos são diversos e ao mesmo tempo únicos, no entanto, algumas características similares fazem com que eles se encaixam em biotipos, a forma de classificar os tipos de corpo.
Quais São os Tipos de Corpos?
Existem diversos tipos de corpos, sendo que cinco deles são os mais comuns entre as mulheres, sendo eles: corpo ampulheta, corpo triângulo invertido, corpo triângulo, corpo retângulo e corpo oval. Conheça um pouco mais sobre cada um deles a seguir:
Corpo Ampulheta:
Esse corpo existe somente nas mulheres, sendo considerado o estilo de silhueta que possui mais harmonia e conta com as melhores proporções, já que nele, a pessoa conta com ombros e quadril da mesma largura, e a cintura mais fina (cerca de 20 cm menor que as outras medidas).
Quem possui esse tipo de corpo conta com muita facilidade para se vestir, já que a maioria das peças cai muito bem, tanto as que valorizam as curvas como as mais discretas. No entanto, as peças com um corte muito reto e amplo podem acabar desfavorecendo os traços do corpo.
Corpo Triângulo Invertido:
A principal característica desse corpo é que o peitoral, ombros e costas são mais largos que o quadril e as coxas. Algumas pessoas se incomodam com esse tipo de corpo já que em alguns casos ele pode parecer um pouco desproporcional, mas, nada que algumas peças com mais volume na parte inferior não disfarce.
Quem já tem a parte superior do corpo muito larga e não evidenciar esse aspecto ainda mais, não deve usar peças com babado, ombreiras ou estampas chamativas, que acabam dando a impressão que essa parte é ainda mais larga. O correto é usar peças neutras na parte superior, que deixam esse tipo de corpo ainda mais bonito.
Corpo Triângulo:
Ao contrário do triângulo invertido, o corpo triângulo é aquele onde o quadril é mais largo, e os ombros e peitoral são mais estreitos. Esse tipo de corpo é o mais comum entre as brasileiras e muitas vezes é também chamado de corpo pera.
Nesse caso, o certo é deixar a parte superior do corpo com mais atração, dessa forma, equilibrando a silhueta. As peças de cores claras e com estampas, plumas, babados e ombreiras são perfeitas para criar esse equilíbrio. Já na parte inferior o ideal é usar peças mais justas, caso não haja o desejo de evidenciá-la ainda mais.
Corpo Retângulo:
Esse corpo é bem harmônico, muito parecido com o tipo de corpo ampulheta, porém, nesse caso a cintura é um pouco mais larga menos definida que no primeiro caso. Os ombros e o quadril possuem as medidas iguais ou bem parecidas. Assim como o corpo ampulheta, é muito fácil de vestir, já que quase todas as peças vestem muito bem.
Esse tipo de corpo vai bem com quase todas as modelagens, porém, as peças que marcam a cintura valorizam ainda mais, já que deixam as curvas mais definidas e bonitas. Devem ser evitadas as peças com cortes retos.
Corpo Oval:
A principal característica desse corpo é que o abdômen é mais largo que o ombro e também que o quadril. Uma dica para valorizar as curvas desse tipo de corpo é usar a parte mais marcada das peças abaixo dos seios, dessa forma, a parte mais fina da silhueta será evidenciada, deixando o corpo mais parecido com o ampulheta.
Qual o Melhor Decote para Cada Tipo de Corpo?
Se o desejo é valorizar a silhueta e as curvas, existem diversos truques que podem ajudar a deixar o aspecto visual muito mais bonito. Todas as mulheres devem usar aquilo que as deixa mais confortáveis, no entanto, é sempre conhecer os truques de moda para saber se eles se adequam ao seu estilo, deixando ele ainda mais bonito. A forma de se vestir irá transmitir o estilo da pessoa, bem como a sua primeira impressão, o que faz com que seja muito importante possuir um bom visual.
Muitos dos truques de moda estão relacionados aos decotes das peças, que está presente na parte superior do corpo, ponto que sempre chama muita atenção. Existem inúmeros tipos de decotes, e cada um deles tem o poder de ressaltar uma parte do corpo e disfarçar outra. Confira alguns deles abaixo:
Decote V:
Um dos modelos de decote mais democráticos e usados no dia a dia pelas mulheres dos mais diferentes tipos de corpos, no entanto, o decote V é super indicado para as mulheres de seios fartos, já que valoriza o colo sem aumentar essa parte. É ideal para ser usado por mulheres do corpo ampulheta e também o triângulo invertido.
O decote V tem o poder de afinar a silhueta e também consegue passar a impressão de que ela é mais longa. Ao mesmo tempo, ele vai muito bem para as mulheres de seios pequenos, já que irá valorizar essa região. O que faz com que ele combine também com os outros tipos de corpos.
Frente Única:
Nos últimos tempos a frente única voltou com tudo, se tornando muito usada pelas mulheres com todos os tipos de corpos. É um tipo de decote moderno, sexy e bem ousado, que combina com diversos ambientes e estilos.
O decote frente única alonga e afina a silhueta, porém, não é indicado para as mulheres que não desejam passar a impressão de seios fartos, já que ele deixa essa região mais volumosa. Por isso, mulheres que possuem o corpo triângulo invertido devem evitar a frente única caso o desejo seja disfarçar a parte superior do corpo.
Tomara Que Caia:
O decote tomara que caia é outro estilo que vez ou outra volta à moda e vira tendência entre as mulheres com todos os tipos de corpos, atualmente os tops sem alça estão em alta. É um modelo que faz sucesso entre as mulheres, sendo indicado apara aquelas que desejam valorizar o colo e os ombros, tendo o poder de alongar a silhueta. É o modelo perfeito para as mulheres com o corpo triângulo.
Esse tipo de decote não é recomendado para quem em seios fartos já que não possui muita sustentação para os seios e pode ficar caído. Também deve ser evitado por quem não deseja dar evidência para os braços.
Decote Ombro a Ombro:
Outro decote que voltou a moda há algum tempo e virou tendência foi o ombro a ombro, que primeiro retornou com as famosas ciganinhas, e depois foi adaptado a vários estilos de peças diferentes. Esse tipo de decote é muito bonito e romântico, combinando com vários estilos de peças.
É indicado para quem deseja disfarçar o quadril, já que chama atenção para a parte superior do corpo, portanto, é perfeito para mulheres com o corpo de triângulo invertido, bem como o corpo oval e o retangular. Esse tipo de decote consegue equilibrar muito bem a silhueta, deve ser evitado por quem tem ombros largos.
Decote Redondo:
Um dos decotes mais usados pelas mulheres, principalmente durante o dia a dia, o decote redondo é recomendado para as mulheres que são magras e possuem os seios pequenos, ou seja, o corpo triângulo, mas, também pode ser usado pelos outros tipos de corpos, já que é um tipo de decote bem democrático e vai bem com várias peças.
Decote Quadrado:
Outra tendência atual é o decote quadrado, que era encontrado nas peças dos anos 90/2000, e hoje voltou com tudo. Esse tipo de decote disfarça o volume da parte superior do corpo, portanto, é ideal para quem tem seios grandes e não deseja os evidenciar ainda mais: pessoas com o corpo triângulo invertido, ampulheta ou oval.
Decote de Gola Alta:
Muito moderno e sofisticado, esse estilo de decote é perfeito para mulheres magras e com os seios pequenos, porém, é outro decote que pode ser considerado democrático e vai bem com todos os tipos de corpos. A gola alta combina com vários ambientes e tem o poder de criar o efeito de um colo maior. Deve ser evitado por quem deseja disfarçar o busto.