Maquiagem com Proteção Solar

Proteger a pele da ação danosa do sol é fundamental para evitar o envelhecimento precoce além de complicações como o câncer de pele, por exemplo. Com o passar do tempo e a difusão das informações a respeito de cuidados com a pele as pessoas passaram a ter o protetor solar como uma prioridade, o que é ótimo.

No caso particular das mulheres começaram a aparecer no mercado opções de produtos de maquiagem com proteção solar. Contudo, esses produtos ainda despertam algumas dúvidas e questões. Para algumas mulheres surgem dúvidas como usar base, protetor ou um produto misto? Hidratante + protetor ou hidratante com fator de proteção? Confira as respostas para essas e outras questões.

Maquiagem Que Trata

A indústria de cosméticos evoluiu bastante com os anos e atualmente os produtos não somente servem para deixar a mulher mais bonita como também para tratar da saúde da pele. Lembramos que em nem todas as situações é possível se valer apenas da maquiagem que trata ou então somente do protetor.

Maquiagem e Protetor Solar – Podem Ter a Mesma Função?

A primeira e a mais importante das dúvidas que esses produtos de maquiagem com fator de proteção solar suscitam. A resposta é que depende do tipo de produto, pois em certos casos é bom ter a proteção solar em conjunto com a cobertura da base o que torna mais fácil proteger a pele da luz visível, algo que o filtro solar sem a base não consegue fazer. É possível ter essa proteção em dose dupla através do uso de produtos que combinem base e protetor.

Leia o Rótulo

A grande dica para encontrar um produto que te mantenha bem protegida é ler o rótulo da embalagem para ter certeza de que o mesmo protege contra os raios UV-A e UV-B. Contar com uma base que protege a pele do sol pode ser fantástico, no entanto, parte desses produtos oferecem uma proteção que se restringe aos raios UV-B e ainda não permitem que haja uma uniformidade para espalhar e cobrir a pele como se deve.

Confiança

A maquiagem com filtro ainda gera dúvidas e uma certa desconfiança em relação a sua capacidade de proteção. Para ter certeza de que está cuidando bem da sua pele a dica é examinar o rótulo da embalagem e verificar se a proteção é contra raios UV-A e raios UV-B. Normalmente os filtros solares que tem tom de base oferecem a proteção contra os dois tipos de raios, uma ótima alternativa.

Combinação de Poderes de Proteção

Outra questão bastante pertinente diz respeito a combinar os fatores de proteção da maquiagem e do bloqueador solar. Não se trata de uma conta matemática com resultado exato, ou seja, é possível que a combinação de uma base com FPS 15 junto com um protetor também de FPS 15 não confira uma proteção que seja equivalente a um FPS 30. Em geral protege bem menos.

A Aplicação

Quem opta por usar maquiagem com filtro deve aplicar a mesma normalmente por todo o rosto. Se você quiser usar também o protetor solar deverá passá-lo primeiro e somente depois aplicar a base. Em relação a quantidade de vezes que se deve aplicar o protetor solar a dica é reaplicar a cada três horas. As mulheres que usam protetor solar e maquiagem juntos acabarão inevitavelmente borrando a make na hora de reaplicar o protetor.

Hidratação

A hidratação é um fator que pode interferir na maneira como a sua pele absorve o produto de proteção e também os raios solares. Uma pele que está bem hidratada absorve melhor os produtos de proteção solar. Outro fator relevante é que uma pele que tem boa hidratação tem uma camada de proteção natural contra os raios do sol. Para manter a sua pele bem hidratada tome banhos rápidos e procure manter o uso do hidratante em sua rotina.

Fator de Proteção Correto

Para ter certeza de que a sua pele está bem protegida é importante estar usando o fator correto de proteção solar. A melhor maneira de definir esse fator é conversar com um dermatologista que também te orientará a respeito do melhor produto a ser utilizado. Um médico tem uma capacidade mais aguçada de ficar por dentro de todos os fatores combinados que influenciam nessa escolha.

Saiba que o tom da sua pele não é o único fator a ser levado em conta, questões como a textura do produto, o seu tipo de pele, período do ano, doenças que já teve, faixa etária, hábitos sociais entre outros devem ser analisados para encontrar uma proteção completa.

Sistema de Classificação do Fator de Proteção

Uma forma de entender a importância de escolher o produto correto é entender como funciona o seu sistema de classificação. No laboratório é realizado um teste em que se mede o tempo que demora para que a pele fique vermelha em contato com uma fonte padrão de radiação UV-B.

Após esse teste é aplicado o filtro solar e se repete o teste. No caso de a pele levar 15 vezes mais tempo para ficar vermelha o seu FPS é 15, se levar 30 é FPS 30, se levar 60 é FPS 60 e assim por diante. Com isso concluímos que um produto de proteção solar FPS 60 bloqueia 04 vezes mais a ação do sol do que um de FPS 15.

Sendo assim uma pessoa que tem a pele negra que demora mais tempo para ficar vermelha pode usar um filtro solar de FPS 15 sem problemas, contudo, uma pessoa que tem a pele muito clara precisará usar um produto com FPS de 60 já que fica vermelha com mais rapidez.

Cuidados Para Proteger a Sua Pele

Existem outros cuidados que podem ajudar a proteger a sua pele da ação danosa do sol como, por exemplo, evitar ficar exposto ao sol no período em que há mais incidência dos raios UV-B e UV-A, o período que vai das 10h às 16h. O fato de ter passado protetor solar não significa que você pode ficar exposto por um longo período ao sol.

Nos casos de pessoas que tem a pele muito clara e praticam esportes ao ar livre como surfe, corrida e atividades como pesca uma boa dica é usar roupas com filtro de proteção solar. São tecidos nanotecnológicos que podem ser lavados diversas vezes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.