Peixes Bizarros

Quando você pensa em peixe qual a imagem que te vem a mente? Um simpático peixinho como o Nemo? Saiba que nem todas as espécies que vivem no fundo dos oceanos e rios são tão carismáticos e bonitos como o peixe-palhaço, espécie do Nemo. Alguns são tão diferentes que podem ser encaixados na categoria de peixes bizarros, pensando nisso criamos uma lista com os peixes que causam mais estranhamento por seu visual um tanto quanto exótico.

Lista de Peixes Bizarros

A seguir você pode conferir a lista dos peixes tidos como bizarros por seu visual peculiar, será que você concorda?

Sapo do Mar (Chaunax endeavouri)

Sapo do Mar (Chaunax endeavouri)

Sapo do Mar (Chaunax endeavouri)

Encontrado na Austrália é um animal chamado de sapo do mar pelo fato de gostar de se posicionar próximo ao solo no fundo do oceano. Possui corpo flácido e uma cauda pequenina, tem várias artimanhas para enganar as suas presas como usar uma isca entre os olhos as atraindo para perto da sua boca e assim devorá-las.

Peixe-Ogro (Anoplogaster cornuta)

Apesar do visual bem intimidador, o peixe-ogro, não faz mal para os seres humanos. Os dentes desse peixe são bastante assustadores, lembram presas afiadas que apresentam desproporcionalidade em relação ao seu corpo. Um dos motivos que tornam essa espécie de pouca ameaça é o fato de que esse peixe é bem pequenino.

Icefish Ocellated (Chionodraco rastrospinosus)

Icefish Ocellated (Chionodraco rastrospinosus)

Icefish Ocellated (Chionodraco rastrospinosus)

De sangue transparente esse peixe vive nas geladas águas do Oceano Antártico. O que faz do seu sangue sem cor é o fato de não ter hemoglobina que é o que dá a coloração avermelhada e ainda atua como agente que carrega o oxigênio pelo corpo desse peixe. Como vive num habitat extremamente frio esse peixe não precisa desse auxílio para carregar o oxigênio. O seu sistema circulatório é outro elemento peculiar que consegue bombear o sangue até cinco vezes mais rápido que o de outros peixes.

Peixe-Serra (Pristis pristis)

O nome popular de peixe-serra faz todo o sentido quando vemos esse peixe que se encontra ameaçado de extinção. O focinho desse peixe nada mais é do que uma lâmina com a adição de dentes afiados. Nessa verdadeira serra que é o seu focinho estão poros bem pequeninos que torna possível para eles captar o campo elétrico produzido por outros peixes. Com a serra que possuem em seu focinho conseguem atordoar e até empalar as suas vítimas. Alguns espécimes desse grupo conseguem dilacerar o corpo da presa com a sua serra.

Peixe-Lua (Mola mola)

Ao avistar o peixe-lua você pode se confundir achando que está diante de um dirigível, ele atinge 4 metros de comprimento e pode pesar mais de 2 toneladas. Trata-se de um peixe ósseo que não possui escamas, ele é coberto por uma pele bastante elástica e grossa. Uma curiosidade é que de tão grande possui mais de 40 parasitas diferentes, alguns dos seus parasitas possuem parasitas.

A cada ninhada, o peixe-lua, produz cerca de 300 milhões de ovos, certamente não terá problema de escassez de membros da espécie. Não bastasse esses detalhes curiosos esse peixe tem ainda um bico acoplado que serve como seu auxiliar para conseguir fazer a sucção das suas presas. A mastigação é realizada pelos dentes que estão disponíveis em sua faringe.

Peixe Cabeça-de-Cobra (Channa micropeltes)

Peixe Cabeça-de-Cobra (Channa micropeltes)

Peixe Cabeça-de-Cobra (Channa micropeltes)

Pense num peixe predador perfeito, esse é o peixe cabeça-de-cobra que se espalhou por rios do mundo todo, inclusive ele é considerado uma praga porque onde chega não tem competição e domina sem chances para outras espécies. O mais curioso e assustador em relação a esse peixe é a sua capacidade de andar e respirar fora d’água. Contudo, vale dizer que seus músculos do peito não ter força suficiente para permitir que ele empreenda uma perseguição fora do rio. No Vietnã e na Birmânia esse peixe é considerado uma verdadeira iguaria culinária.

Peixe-Pedra (Notesthes robusta)

Peixe-Pedra (Notesthes robusta)

Peixe-Pedra (Notesthes robusta)

Extremamente venenoso, o peixe-pedra, pode causar a morte de um ser humano caso a ferida impingida por ele não seja devidamente tratada. Vivendo no Caribe e na Flórida esse animal se parece com uma pedra por sua aparência, levar uma ferroada desse peixe é algo bastante doloroso, para se ter uma ideia é considerado como uma das piores dores possíveis.

Peixe-Psicodélico (Histiophryne psychedelica)

A catalogação do peixe-psicodélico foi feita somente em 2009, ele já havia sido visto há mais de duas décadas, porém, nunca tinha sido registrado. O seu visual faz jus ao seu nome popular sendo bem colorido, os seus olhos são frontais diferente de boa parte dos peixes que possuem olhos laterais.

Jawfish (Opistognathus aurifrons)

A tradução de jawfish é algo como peixe-mandíbula, esse nome é devido ao fato de que o macho abriga os ovos da fêmea em sua própria boca para mantê-los longe de predadores. Obviamente a sua mandíbula tem um visual bem exótico, os dentes são outro destaque dessa bocarra, mas não se preocupe que ele não se alimenta dos próprios filhos. Os jawfishes gostam mesmo é de se alimentar de plâncton.

Sargo-de-Dentes (Archosargus probatocephalus)

Sargo-de-Dentes (Archosargus probatocephalus)

Sargo-de-Dentes (Archosargus probatocephalus)

O que torna o Sargo-de-Dentes um peixe bizarro é o fato de ter dentes muito semelhantes ao ser humano. O peixe dessa espécie na idade adulta possui incisivos bem definidos e seus molares enfileirados no maxilar. Pode ser um pouco estranho ficar encarando um peixe que parece estar com dentadura.

Peixe-Fantasma (Macropinna micróstoma)

Peixe-Fantasma (Macropinna micróstoma)

Peixe-Fantasma (Macropinna micróstoma)

Um peixe que aparentemente é mais um peixe normal do fundo dos oceanos, mas que se destaca por ter sua cabeça verdadeira envolta por um tipo de escudo transparente que auxilia na proteção dos seus olhos que são extremamente sensíveis a luz. Os olhos ficam virados para cima de maneira que esse peixe enxerga apenas sombras em cima de si. Quando sua posição muda os olhos giram dentro do escudo permitindo que ele enxergue o que se encontra diante de si.

Gobião de Stimpson (Sicyopterus stimpsoni)

Gobião de Stimpson (Sicyopterus stimpsoni)

Gobião de Stimpson (Sicyopterus stimpsoni)

Certamente você chegou nesse tópico achando que já tinha vista de tudo, saiba que não, o Gobião de Stimpson é um peixe capaz de escalar paredes, ele escala paredes de até 100 metros de cachoeiras com o movimento conhecido como inching. Um peixe que pode se deslocar vários metros, o mais curioso é que esse peixe tem o tamanho de um dedo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.