Mico Leão da Cara Preta

O mico-leão é um primata (que são tipos de mamíferos nos quais o homem se inclui) cujo grupo é dividido nas espécies: mico-leão-dourado, mico-leão-de-cara-dourada, mico-leão-preto e mico-leão-da-cara-preta.

O mico-leão-da-cara-preta (cujo nome científico é Leontopithecus caissara) é um primata genuinamente brasileiro e só foi descoberto em 1990, no caso, na ilha do Superagüi (no Paraná) pelas biólogas Vanessa Persson e Maria Lúcia Lorini do Museu de História Natural Capão do Imbuia.

mico leao da cara preta

Mico Leão da Cara Preta

Pequeno, possui pelos dourados no tórax e no dorso, mas seu rosto, juba, pés, mãos e caudas são da cor preta, dai aonde vem o nome.

Geralmente habitam as regiões das florestas atlânticas dos estados de Paraná e São Paulo (atualmente está restrito à região de Guaraqueçaba/PR) e costumam ser monógamos, embora não seja uma regra absoluta.

Territorialistas, estes animais vivem por cerca de 15 anos e em grupos de mais ou menos 10 indivíduos alimentando-se de insetos, ovos, pequenos pássaros e lagartos e frutos (coquinho, semente de embaúba, banana e etc.), mas estima-se que atualmente o número de indivíduos não passe de 300.

Sua raridade os torna um dos animais mais ameaçados da fauna brasileira (com risco potencialmente alto de extinção) e por isso os pesquisadores não têm medido esforços para entender melhor a espécie e poder criar situações mais favoráveis para a procriação e sobrevivência destes animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.