Características
O tigre siberiano é um animal perigoso pertencente a classe dos mamíferos, sendo da ordem dos carnívoros e família dos felinos, da qual o exótico Gato Siames também faz parte, apesar de serem inofensivos se comparados aos seus primos tigres. Entre todos os felinos que existem o tigre siberiano é o grande gato de sua espécie, ou seja, ele é o maior dentre todos os seus familiares. Seu tamanho pode chegar a cerca de 300 kg sendo que já foi encontrado um exemplar com o peso de 386 kg, vivendo em seu habitat natural enquanto que um criado em cativeiro já pesou 423 kg, eles realmente são animais de grande porte em sua espécie. Sua pelagem é grossa e levemente mais clara que os demais de sua espécie, tendo em vista que habitam locais de rigorosos invernos com neve.
Habitat
Não esqueça que eles vivem preferencialmente em regiões de savanas, áreas rochosas e florestas tropicais. Não costumam escalar árvores, mas o fazem se necessário for, tem extrema habilidade para a natação podendo atravessar rios cerca de 6 até 8 km. Tem hábitos preferencialmente noturnos, mas nos períodos de inverno podem agir durante o dia.
Alimentação
Os tigres siberianos são caçadores de Mamíferos de grande porte, como por exemplo, o cervo, o búfalo, o antílope, o Porco, entre outros, sua voracidade permite que ele coma cerca de 40 kg em uma única refeição. Apesar de seu tamanho como mostra a foto do tigre siberiano é extremamente ágil na arte de caçar, para isso precisa mais de sua audição do que de qualquer outro sentido, ele se aproxima ao máximo de sua presa, sempre pelas costas e em silencio, quando então salta de surpresa sobre ela matando-a por processo de estrangulamento, mordendo-a fatalmente na altura do pescoço.
Comportamento
Os tigres siberianos fazem o estilo Meu Território, Minhas Regras! São ferozes têm muita agilidade e quando algum outro animal invade o seu espaço, o qual é previamente demarcado através da urina e das fezes, sua área de convivencia pode chegar a cerca de 4.000 km². O tigre siberiano prefere evitar o confronto, mas quando este se torna inevitável é comum que os invasores morram neste combate. O estilo de vida destes animais são predominantemente solitários, apenas durante o período do acasalamento é que eles se aproximam das fêmeas, caso contrário estas ficam com os seus respectivos filhotes longe dos machos.
Reprodução
As fêmeas dão a luz a 2 ou 3 filhotes que podem pesar cerca de 1,6 kg cada, estes ficam junto de sua mãe até mais ou menos os seis meses de vida, quando então começam as viagens com o intuito de que os pequenos sejam capazes de capturar sua própria comida. Com cerca de 11 meses eles já devem ser capazes de caçar sem ajuda, mas ainda permanecem com sua mãe até os dois anos quando devem sair em busca da conquista de seu próprio território.