Mamíferos
Os mamíferos são animais vertebrados que tem como principal característica o fato de possuírem glândulas mamárias, que especificamente nas fêmeas, tem como função produzir leite para a alimentação dos filhotes. Outra característica é a presença de pelos. Há uma subclassificação desses animais, que são os marsupiais, que são os que serão tratados especificamente nesse artigo.
Como já foi dito, os marsupiais são uma subclasse dos mamíferos, que se diferenciam dos animais placentários, por suas fêmeas possuírem uma bolsa no abdômen, conhecida como marsúpio, onde acontece uma parte muito relevante do desenvolvimento dos filhotes.
Os marsupiais ainda contam com outras particularidades, principalmente em aspectos morfológicos, especificamente reprodutivos, como o fato de as fêmeas pertencentes a esse subgrupo possuírem duas vaginas, e os machos possuírem um pênis bifurcado.
O animal mais conhecido pertencente aos marsupiais – grupo que engloba mais ou menos 6% das espécies de mamíferos – são os cangurus, que vivem majoritariamente na Austrália, e eles são o foco do artigo.
Cangurus
Canguru é o nome como são conhecidos os animais mamíferos marsupiais, do gênero Macropus e da família Macropodidae, incluindo até mesmo os wallabees, que são animais um pouco menores que os cangurus propriamente ditos.
Os cangurus tem como característica a presença do marsúpio, que foi citado acima, além de possuírem as patas de trás sendo bastante desenvolvidas, fazendo com que seu pulos sejam bastante conhecidos. Esses animais vivem geralmente nas planícies, e são considerados símbolo da Austrália.
A alimentação desses animais se baseia em geral nos diversos vegetais e frutas e assim, eles são basicamente vegetarianos. Porém, eles também costumam ser atraídos por resíduos de alimentos de humanos, e ainda aceitam ser alimentados com coisas inadequadas, que geralmente são oferecidas por pessoas desavisadas (em geral turistas). Quando eles consomem esse tipo de alimento, a flora intestinal deles pode entrar em desequilíbrio, fazendo com que haja fermentação em quantidades exageradas e desproporcionais. Isso tudo pode acarretar em síndromes com a presença de fortes cólicas, podendo levar o animal até a morte.
Os cangurus possuem pelos espessos, e que crescem por toda a vida. Eles também possuem uma grande cauda, que pode variar de setenta centímetros a até praticamente um metro e meio. Eles contam com um rosto pequeno e orelhas bem avantajadas. A bolsa que as fêmeas possuem em seu abdômen possibilitam que o bebê canguru fique com a mãe até mais ou menos um ano de idade. Ao se abrigarem nessa bolsa, eles conseguem se alimentar mais facilmente, e permanecer em segurança.
Eles podem pesar de quinhentos gramas a até noventa quilos, e medir de oitenta centímetros a até um metro e sessenta. O processo gestacional desses animais demora em torno de um mês, podendo ir a até um mês e dez dias. Eles dão a luz a apenas um filhote de cada vez, e o restante do desenvolvimento ocorre na bolsa que já foi comentada acima.
Os animais do subgrupo dos marsupiais tendem a evitar o contato com os seres humanos, porém, nas fases de seca, eles se veem necessitados a se aproximar de áreas com povoação humana, para procurar alimentos, No momento em que algum humano chega perto, eles podem acabar se sentindo ameaçados, e se defenderem, e por mais amigáveis que aparentem ser, quando um canguru fica muito estressado, ele se torna capaz de matar um ser humano. Essa reação não se configura como um ataque, mas sim, como um instinto de defesa, já que os humanos são seus principais predadores.
Existem dois tipos de cangurus, os vermelhos e os cinzas, e a principal diferença entre eles é de fato a cor. Porém, eles também se diferem em algumas preferências, já que os cangurus vermelhos preferem estar em planícies abertas, enquanto os cinzas preferem as florestas densas. Apesar de os cangurus vermelhos serem um dos maiores marsupiais de todo o mundo, seus filhotes nascem absurdamente pequenos, praticamente com o tamanho de uma cereja. A espécie vermelha é foco de caças, principalmente pelo fato de sua carne ser muito apreciada, e sua pele também ter utilidade.
Esses animais, juntamente com seus “parentes” wallabies, são encontrados apenas na Austrália e na Nova Guiné. Na Austrália, a quantidade deles é bastante monitorada, já que existe uma necessidade de manter essas espécies e também as demandas de terras, principalmente pelo fato de os cangurus conseguirem se locomover com facilidade, encontrando assim o melhor alimento, e consequentemente fazendo com que alguns outros animais passem fome. Essa facilidade de locomoção é perceptível nos cangurus vermelhos, por exemplo, já que eles podem alcançar até 56 km/h, e cada salto pode chegar a até nove metros de distância e quase dois metros de altura.
O acasalamento com uma fêmea em potencial é bastante disputada, podendo ocorrer lutas entre os machos para conseguir esse feito. Eles chegam a chutar seus inimigos, e ficar em pé sobre o rabo deles, além de arranhá-los, tudo a fim de vencer essa disputa.