As lagostas são crustáceos considerados de luxo, assim como o camarão, porém mais difíceis de serem encontradas. Possuem oito patas (quatro em cada lado de seu tórax), duas antenas e dois ferrões que geralmente são utilizados para capturar seu alimento. Em casos extremos e raros, algumas lagostas gigantes podem pesar até um kg e considerando as mais vistas, pesam em torno de 300 a 400 gramas.
É um ser aquático muito difícil de ser capturado, pois não são muito vistas à beira do mar e por isso é necessário ir mais a fundo no oceano para obter desse animal. Sua pesca é dada à noite, quando elas saem para caçar alimentos, e é extremamente perigosa. Há quem diz que talvez seja uma das pescas mais perigosas que existe.
Em um programa que passa no canal Discovery Channel, chamado Pesca Mortal, é mostrado como é feito tal pesca. Aparentemente é feita através de redes ou gaiolas que são deixadas em bóias por navegantes durante o dia que voltam no período da noite para recolher os crustáceos.
Sua importância para a nossa economia é considerada moderada, já que sua carne é extremamente cara e comercializada frequentemente em restaurantes de luxo.