Iraras

Animal Desconhecido Que Parece Uma Fuinha

A irara é um animal da família dos mustelídeos, e é a única espécie carnívora do gênero “Eiras barbara”. Ela parece uma fuinha ou marta, e pode atingir até 65 centímetros sem contar sua cauda, que pode chegar a até 40 centímetros de comprimento. Apesar de ser um animal relativamente grande, a irara é magrinha: pode chegar no máximo a cerca de 4 quilos, não excedendo os 5 quilos. O habitat natural desses animais também chamados de Papa-Mel é a América do Sul e a América Central, sendo encontrada em maiores quantidades nas florestas e campos brasileiros. A base de sua alimentação é a carne, mas também consome bastante mel.

Pousadas

O Corpo

O irara é magro e esguio, o que lhe confere mais agilidade do que suas colegas martas. Suas pernas são longas e seu pescoço bastante comprido, o que facilita a tarefa do animal quando precisa colher frutas. As garras retráteis lhe são de grande ajuda quando precisa subir em um galho de árvore, e a irara faz isso muito bem: com as patas traseiras se segura nas árvores e com as patas dianteiras colhe os frutos mais altos. Para ganhar agilidade e segurança quando precisa descer das árvores a irara consegue revirar as patas traseiras, permitindo que ela olhe para todos os lados enquanto está saindo de sua posição privilegiada no alto. Esta particularidade de conseguir virar as patas traseiras também ajuda o animal a descer de cabeça para baixo.

Iraras

Hábitos Alimentares Das Iraras

Como grande parte dos animais que vivem da caça a irara possui hábitos noturnos, e só dorme durante o dia aproveitando que os outros caçadores também estão dormindo. Não são animais que andam em bandos, preferindo caçar sozinhas na maioria das vezes. No entanto, em alguns momentos podem viver em pares e utilizam uma técnica de deixar seu cheiro nas cascas de árvore e galhos por onde vão passando, para avisar as outras iraras que passarem por ali. Embora sejam excelentes colhedoras de frutos, as iraras são primordialmente carnívoras, e entre os animais que caça estão pequenas aves, ratinhos e até animais maiores como cotias e esquilos.

Serra

Os filhotes são cegos, e nascem com uma penugem de cor preta que faz com que sejam confundidos com lontras. Por serem um pouco mais altas do que os outros animais, andarem eretas sobre as duas patas traseiras a maior parte do tempo e só aparecerem à noite quando a luminosidade está baixa, algumas pessoas que a vêem confundem com outros animais ou até com pessoas. Fazendeiros ou moradores de regiões onde ela aparece dizem que a lenda do chupa-cabra pode ter sido difundida por alguém que viu a irara e não soube identificar que se tratava de um inofensivo animal.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.