Homeopatia Veterinária: O Que É E Como Funciona

No decorrer das últimas décadas, os tratamentos alternativos foram vistos como bastante eficazes para tratar doenças em animais, por isso, a homeopatia passou a ser bem mais usada na cura e tratamentos de problemas e doenças mais comuns. Da mesma que o mercado de medicamento direcionado às pessoas, a homeopatia vem conquistando cada vez mais adeptos quando relacionada ao tratamento com animais e, ainda que esteja envolta em descrenças e mitos por grande parte dos proprietários de animais, essa forma mais natural de tratar e curar doenças em gatos e cães tem conquistado donos preocupados.

O Crescimento da Homeopatia Para o uso em Animais

Como tudo no mercado de pets, o crescente momento da homeopatia em animais não passou despercebido pelos empresários, em razão disso, não é mais difícil encontrar sites e clínicas especializadas no tratamento e produção de remédios homeopáticos para animais. A homeopatia tem se mostrado bastante eficiente no tratamento de doenças comuns na vida de gatos e cães, porém, a mesma não se pauta na manifestação milagrosa dos produtos, já que situações de doenças mais graves não podem ser tratadas com o uso dessa forma de tratamento.

Como Funciona a Homeopatia em Animais

A homeopatia dedicada aos animais tem como objetivo principal a preparação do organismo para conseguir enfrentar melhor as complicações e doenças que possam surgir ou ter surgido. Ela atua no organismo de maneira a proporcionar no mesmo um equilíbrio maior, deixando-o pronto para combater as doenças diversas e auxiliando no fortalecimento do animal, evitando que ocorram possíveis recorrências ou maiores complicações.

Uma das vantagens maiores dessa forma de medicação é que, em grande parte, os produtos de homeopatia direcionados para animais produzem quase nenhum efeito diferenciado, não causando malefícios no organismo dos pets.

A utilização combinada de produtos químicos e homeopáticos é feita normalmente, especialmente em situações que não se pode esperar para começar um tratamento, como, por exemplo, no caso de uma infecção de urina no animal. Nessas situações é bastante habitual que o profissional faça a prescrição de ambos os medicamentos para o tratamento e, desta forma, a prevenção e o cuidado andarão de mãos dadas, pois a homeopatia irá preparar o organismo do animal para combater o problema e procurar fazer com que ele não volte, enquanto que a medicação química vai bater de frente a doença, seja qual for.

De uma maneira ou de outra, é fundamental que um veterinário seja consultado, pois há casos que as medicações juntas podem não atuar de forma compatível, e com isso, acarretarão diversos problemas para o pet. O melhor é não tentar medicar o animal sem consultar um veterinário.

Atuação do Medicamento no Organismo

Embora muitos donos de animais e ainda grande parte da população em geral, tenha em mente que o tratamento através de produtos homeopáticos tenha uma duração maior e demore a apresentar resultados, a verdade não é essa! Claro que em casos mais severos, essa forma de medicação pode demorar para agir, até funcionar de forma adequada.

Entretanto, existem situações em que apenas algumas gotinhas de homeopatia podem atuar de maneira imediata, minimizando os sintomas dos pets em bem pouco tempo, como na situação em que um gato ou um cão apresentam um quadro de diarreia. Uma vantagem que há de ser observada é que a homeopatia quase não possui contraindicações, ainda que os animais estejam em período de gestação ou amamentação e os remédios para animais também são bem mais simples de administrar.

Como os Medicamentos são Encontrados

Quase sempre os medicamentos homeopáticos são encontrados na forma líquida, para serem administrados em gotas, ou através de pequenas bolinhas de açúcar, e, por isso, têm uma melhor aceitação do que os convencionais; isso em razão de os animais gostarem bastante de doces e, em determinados casos, podem até achar que os medicamentos homeopáticos são como se fossem uma maneira de agrado para eles.

No caso dos medicamentos líquidos, o procedimento de oferta dos mesmos não é complicado, principalmente em razão das doses serem pequenas, com isso o animal não se esquivará das gotinhas que precisa ingerir para seu tratamento. O que vale mais nessas horas é o jeitinho e a paciência do dono do animal.

Do que são Feitos os Medicamentos Homeopáticos Para os Animais?

Os medicamentos homeopáticos são feitos diferentemente daqueles alopáticos, sendo fruto da combinação de diferentes ingredientes naturais dissolvidos em álcool e água.

Para fazer o tratamento de doenças como, por exemplo, da diarreia, o medicamento terá em sua composição, justamente aqueles ingredientes que desencadeiam essa doença nos pets sadios. A partir da escolha das substâncias, é efetuado um reagrupamento chamado de molecural, que agrega a energia dos ingredientes originais no composto e culmina num efeito favorável ao organismo num todo, auxiliando em seu equilíbrio e, com isso, na melhoria de todas as formas de doenças.

Minerais e plantas são as principais bases contidas nos medicamentos de homeopatia, e, no caso, inclui somente substâncias naturais e ingredientes como calêndula, arnica, prata, ouro, cobre e até mesmo pode ser encontrado veneno de cobra nas composições dessa forma de medicamento.

Ainda que não seja levada com seriedade por grande parte da população, a homeopatia voltada para animais já tem amparo legal desde 1995 por meio do Conselho Federal de Medicina Veterinária e, grande parte das clínicas especializadas no tratamento de animais já possui profissionais especialistas no assunto que oferecem o tratamento adequado através da homeopatia.

Quando o Tratamento Homeopático é Recomendado aos Pets?

Grande parte das complicações pode ser tratada ou curada por meio do tratamento homeopático para animais, que além de serem menos nocivos ao organismo, ainda têm custo menor do que os tradicionais que são recomendados comumente pelos veterinários. Ele se mostra bastante eficiente em diversos casos, que vão desde a rinite alérgica até a dermatite, sendo ainda capaz de aliviar dores dos animais, especialmente aquelas originárias de problemas no dorso e pernas do animal.

Problemas Mais Comuns que Podem ser Tratados Através da Homeopatia Para Animais

Dentre as doenças mais comuns que podem ser tratadas pela homeopatia para animais temos:

  • Dermatite;
  • Ansiedade;
  • Atrose;
  • Artrite;
  • Gastroenterites;
  • Automutilação;
  • Otites;
  • Questões psicológicas e comportamentais;
  • Problemas de coluna;
  • Gravidez psicológica em cadelas;
  • Hiperatividade;
  • Alergias e rinites em pets.
  • Cistites frequentes e outros tipos de complicações urinárias;

A homeopatia veterinária tem sido uma fonte de inspiração, diversão, desafio e satisfação para diversos profissionais da área de cuidado com os animais. Ainda é bem desconhecida para muitos donos de pets e profissionais da área, mas vem se mostrando bem popular e uma boa alternativa para as limitações da medicina veterinária convencional.

Os veterinários deste tipo de estudo são bem apreciados por donos que procuram dar a menor quantidade de medicamentos possíveis para os seus pets. É comum que a administração de medicamentos por um grande período de tempo cause danos aos animais em longo prazo e outras doenças surjam relacionadas aos remédios, por isso alternativas são importantes. Para quem não entende do assunto, segue um guia abaixo com as principais dúvidas.

O Que É Homeopatia Veterinária?

A homeopatia foi inventada no final do século XVII por Samuel Hahnemann. Embora haja algumas variações em práticas de homeopáticos, o sistema inventado por Hahnemann ainda é a base para a homeopatia moderna. Em um momento anterior às evidências científicas, os médicos frequentemente faziam mais mal do que bem com as terapias tradicionais na administração de substâncias tóxicas. Hahnemann reconheceu a falta de sucesso em tratamentos contemporâneos e tentou criar uma alternativa.

O principal conceito da homeopatia é a Lei dos Semelhantes. Este princípio diz que algo que faz bem em uma pessoa saudável deve ser capaz de aliviar os sintomas de um doente. O estudo de Hahnemann foi baseado na experimentação, dando a pessoas saudáveis remédios usados em doentes e notou que os indivíduos saudáveis desenvolviam sintomas semelhantes à doença a qual o remédio deveria tratar. Nenhuma evidência consistente jamais foi encontrada para apoiar essa ideia, mas ela é usada até hoje como base homepática.

Hahnemann entendeu com seus experimentos que substâncias usadas em pessoas doentes causaram sinais da doença em pessoas saudáveis e decidiu que essas substâncias deveriam ser bastante diluídas antes de serem usadas como remédios. Ele até ficou convencido de que quanto mais se dilui uma substância, maior o seu poder curativo.

Homeopatia Veterinária

Homeopatia Veterinária

A explicação acima justifica o porquê de os remédios homeopáticos serem geralmente diluídos centenas ou milhares de vezes, e tem sido mostrado claramente que a maior parte já não contém mesmo uma única molécula do material original usado para produzi-los. Homeopatas não contestam isso, mas eles afirmam que a água (ou o álcool) utilizado para a diluição mantém alguma memória misterioso da substância e por isso pode ser usada como uma cura. Não existe nenhuma evidência confiável sobre isso até hoje.

A crença da homeopatia, seja em humanos ou animais, diz que as doenças não possuem apenas causas físicas como as bactérias, vírus, toxinas e outras fontes de doenças reconhecidas pela ciência hoje. Há também doenças do espírito e não o corpo. Muitos homeopatas defendem teorias baseadas nas forças espirituais, energias misteriosas indetectáveis, interpretações exóticas de mecânica quântica ou semiótica.

Tais profissionais afirmam que a evidência científica contra suas reivindicações são importante porque eles não aceitam que a pesquisa científica é uma forma útil para determinar se uma terapia médica é segura ou eficaz.

O Que É Um Veterinário Homeopata?

O veterinário homeopata é o profissional que não só usa medicamentos homeopáticos, mas também usa os princípios homeopáticos ao examinar e prescrever remédios e tratamentos para um paciente ou grupo de animais. Tais profissionais surgiram no Reino Unido oficialmente a partir de 1982, com a formação de grupos de estudos sobre o assunto.

A maneira totalmente comprometida do homeopático de cuidado de trabalho e paciente também exige a observação de profundos princípios holísticos para aplicação correta. Esta é uma parte fundamental da abordagem construída na metodologia e inclui dieta de trabalho e um estudo do ambiente do animal e circunstâncias pessoais.

Uma boa parte dos veterinários homeopáticos não vende, aconselha ou utiliza vacinas convencionais. Para tais profissionais uma grande proporção de doença crônica começa dentro de três meses da aplicação de uma vacina, seja ela qual for.

O Que Muda Em Um Veterinário Homeopata Para Um Convencional?

A consulta homeopática em relação a um veterinário convencional difere em algumas áreas importantes e, geralmente, demora mais tempo. Isso porque o profissional vai permitir a aplicação integral adequada dos seus conhecimentos sobre o tema. Enquanto isto pode resultar em maiores custos iniciais, o custo global de um caso de sucesso é geralmente muito baixo quando comparado com outros métodos.

Como Um Veterinário Homeopático Prescreve Um Medicamento

A prescrição fornecido por um veterinário homeopático é baseada não apenas na doença, ou queixa apresentada, mas sim em toda a imagem apresentada pelo paciente a ser analisada individualmente na consulta. Devido a essa necessidade de individualização, três pacientes diferentes com a mesma doença podem receber três diferentes medicamentos homeopáticos.

O veterinário homeopata pode receitar o mesmo remédio para várias condições se os pacientes envolvidos apresentam sinais e indicadores semelhantes. Veterinários homeopáticos podem ou não podem usar outras formas de medicina alternativa e complementar ao lado de seu uso da homeopatia veterinária.

O Que A Homeopatia Veterinária Pode Fazer Por Seu Animal?

O objetivo da homeopatia para o cuidado do cão é estimular o corpo para uma recuperação natural. É preciso aceitar todos os sintomas do animal, não importa o quão desconfortáveis são. O veterinário homeopata vai observar a totalidade dos sintomas apresentados. A medicina convencional age como se todas as tosses fossem iguais.

A medicina homeopática para animais procura por uma substância que irá causar sintomas semelhantes em animais saudáveis. Na medicina homeopática o objetivo é controlar a doença sem fazer o uso regular de uma droga ou medicamento diariamente. Ela age avaliando a dor, os hábitos do animal e uma forma de uma cura sem qualquer seringa ou agulha.

Saiba Mais

Saiba Mais

Prevenir É Melhor Que Remediar

A medicina homeopática veterinária tem como principal objetivo prevenir doenças crônicas e degenerativas como artrite, alergias e doenças metabólicas, incentivando os donos dos animais a ter hábitos saudáveis com seu bichos. Para este seguimento de estudo, mesmo depois de doenças graves como o câncer terem se desenvolvido, ainda há esperança para com a administração de bons hábitos e sem o uso de remédios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.