Coruja de Cabeça Virada

As Corujas

As corujas são as aves estrigformes, que é a ordem das aves que engloba as aves de rapina noturnas, que possuem os olhos muito aguçados, além de serem ótimas caçadoras e possuírem movimentos muito velozes. Elas ainda pertencem a família dos titonídeos e dos estrigídeos. Na região do Amazonas as corujas são muito conhecidas como murucutu.

Essas aves contam com hábitos notívagos, ou seja, hábitos noturnos. Elas também apresentam voos silenciosos, principalmente por como a estrutura de suas penas é constituída. Elas se alimentam principalmente de pequenos mamíferos, como ratos e morcegos, e também de insetos e de aranhas. Elas engolem suas refeições de uma vez, por inteiro, e depois soltam através do vômito, algumas pelotas com pelos e com pedaços de ossos. Os filhotes de corujas podem ainda serem vítimas de predadores maiores, como é o caso da gavião, por exemplo.

As corujas tem a habilidade de girar seu pescoço e sua cabeça em até duzentos e setenta graus, em qualquer direção – e esse é o foco desse artigo – porém, por maiores que seus olhos sejam, elas não conseguiam mexer seus globos oculares.

A reprodução desses animais tem um período que varia conforme sua espécie, mas a prole é de aproximadamente cinco ovos a cada gestação. Após o momento em que ocorre a eclosão, o macho é quem cuida de seus filhotes nos seus dois primeiros meses, até a fase em que eles já começam a conseguir se defender.

A maioria das espécies de coruja ficam no alto das árvores, porém existem algumas que optam por fazer seus ninhos em baixa relva, cavando buracos verticais no chão, e depois vão cavando horizontalmente, de modo a achar um ponto adequado para se colocar o ninho, de modo que ele fique distante de possíveis predadores. O macho sempre fica em alerta nas árvores, cuidando do ninho, principalmente durante o dia. Assim, quando aparece um possível predador, ou algum animal que queira invadir o ninho, os filhotes de coruja passam a imitar sons similares com os de uma serpente, fazendo com que desse modo o agressor desista de atacar.

Curiosidades Sobre as Corujas

Como já foi dito, as corujas são animais muito peculiares, que são silenciosas, espertas e até mesmo misteriosas. Porém, além de tudo isso, elas contam ainda com muitas curiosidades a seu redor. Uma delas é o fato de que esse animais tem uma capacidade incrível de audição, superando até mesmo os mamíferos. Eles também não são limitados nos sons que emitem, já que podem assoviar, gritar, grunhir e até mesmo sorrir, sendo capazes de diferenciar muito bem esses barulhos.

Audição da Coruja

Audição da Coruja

Os ouvidos desses animais são cerca de cinquenta vezes mais sensíveis do que os dos humanos, e as orelhas são difíceis de serem vistas, sendo que a direita é inclinada para ouvir os sons que vem de cima, e a esquerda inclinada para baixa, para ouvir os que vem de baixo.

As corujas agem de modo muito silencioso, fazendo com que suas presas dificilmente notem sua presença. A asa da coruja possui um cume bastante afiado, que faz com que o ruído provocado pelo voo seja reduzido. A parte da frente da ave também faz com que o voo se torne mais fácil e as penas da parte traseira de suas asas são porosas, o que faz com que não hajam redemoinhos, provocando assim o melhor deslocamento do ar.

Todas essas características servem como inspiração para cientistas e pesquisadores que desejam pensar em maneiras de fazer veículos silenciosos.

Além de todos esses fatos, a coruja é um animal símbolo de sabedoria, principalmente por influencia de toda a mitologia grega, já que a coruja era o mascote de Atena, a deusa da guerra e da sabedoria. Os gregos também consideravam a noite como um momento onde o pensamento filosófico e intelectual se revelavam, e assim, pelo fato de a coruja ser um animal com hábitos noturnos, acabou representando toda essa busca e ânsia por saber.

Corujas Virando a Cabeça

As corujas tem a habilidade de virar o pescoço em até duzentos e setenta graus, deixando a cabeça toda para trás. Essa habilidade também é compartilhada com outras aves, e isso possibilita com que elas olhem por todo o espaço, sem mexer seu corpo. A impressão de que a coruja vira a cabeça é quase assustadora, porque seu pescoço parece ser grosso, já que ele é bem farto de plumagem porém em baixo de todas as penas, existe um pescoço fino e flexível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.