Hoje se fala muito em sustentabilidade e como preservar a fauna e flora. O homem por muito tempo usou e abusou de todos os recursos disponíveis na natureza sem se importar com o amanhã ou com a saúde da própria natureza. É complicado pensar que raramente paramos para pensar em como nossa tecnologia, da qual nos orgulhamos tanto, prejudica extremamente a natureza. Por isso, hoje começamos a pensar mais no assunto de como levar uma vida sustentável.
Um dos problemas mais difíceis de erradicar são os testes cosméticos em animais. Existem muitas pessoas que tentam evitar isso, por meio de protesto e mobilizações. Mas o mercado cosmético não consegue parar de fazer os testes de seus produtos de beleza em pobres animais, que as vezes chegam a morrer pelos efeitos colaterais de produtos incrivelmente tóxicos.
Essas industrias que fazem testes em animais na maior parte das vezes alegam que testando em animais os homens ficam livres de acabar usando um produto que lhes faça mal. Existem vários tipos de testes, alguns que usam injeções de produtos que virarão cremes contra o envelhecimento, outros que causam muita dor e várias lesões que são irreversíveis aos animais. Há um produto que causa profunda irritação nos olhos. O produto é pingado nos olhos, principalmente dos coelhos, por vários dias até inflamar. Depois de ficar cego o animal é sacrificado.
Em testes do DL 50, o produto é aplicado nos animais, alguns cães participam dos testes, por via oral ou na veia dos bichos, até que eles morram. Assim os cientistas vão saber qual a dose que o ser humano pode tomar sem morrer.
Muitos países desenvolvidos, como Inglaterra, Alemanha, etc., estão preocupados com os animais e como esses testes causam dor e sofrimento a muito animais inocentes. Essas experiências não ficam restritas somente à industria da beleza, mas a industria farmacêutica também usa os recursos animais para testar seus medicamentos.
Esses países estão acabando com esses testes desumanos e fazendo da tecnologia sua aliada para acabar com a dor dos animais. Hoje é possível fazer os testes de medicamentos e cosméticos in vitro ou em uma pele clonada, tudo por computador. Outros testes são realizados, como de toxidade alcoólica e do tabaco, nos quais os animais são obrigados a respirar e ingerir essas substancia tóxicas para depois serem dissecados e então analisados.
Existem testes até mesmo na área piscologica, no qual o animal é afastado da mãe e do convívio com outros animais de mesma espécie. Testes de colisão, onde animais são jogados contra paredes de concreto, entre outras situações horríveis pelas quais os animais passam.
Por isso, se você é contra toda essa barbaria, mobilize-se. Na própria internet existem sites em que você pode encontrar mais informações e se filiar a um grupo que luta pelo bem estar animal.