Não são só os machos que caçam no mundo dos grandes felinos. No caso dos leões, por exemplo, as fêmeas também caçam e cabe ao macho cuidar das crias. A leoa por sua vez sai para escolher a presa e quanto maior, melhor, para alimentar todo o bando. No caso desse “casal” de felinos a caça da leoa acontece durante ao anoitecer pela facilidade de esconder-se neste momento do dia e ainda, porque as “vítimas” são menos atentas neste momento.
As leoas, porém, não saem a caça sozinhas, elas saem em grupos de três ou em duplas. A tática usada por esses felinos é de se aproximar da presa de forma silenciosa e usando esconderijos, como plantas e árvores. Na verdade, em grupo, elas criam uma espécie de emboscada para presa. Uma delas assusta a “vítima” fazendo com que ela tente escapar justamente para o lado em que o bando se encontra escondido.
As leoas só tentam dar o bote, com uma patada na presa, quando estão aproximadamente a 20 metros de distância do bote e fazem isso chegando a correr uma velocidade de 56 quilômetros por ela. Às vezes, sendo a presa muito grande, não basta somente a patada e a leoa precisa pular no lombo do bicho que está sendo atacado, para que este caia. Feito isso, com a presa já no chão, a leoa morde o pescoço e com os dentes asfixia a presa.
Já dominada pela leoa, a presa é arrastada pela mesma para o lugar onde está a família e quem tem o direito de comer primeiro são os machos, depois as fêmeas e por último, os filhotes. Para se ter uma ideia, as leoas precisam se alimentar com pelo menos 5 quilos de carne por dia, enquanto os leões precisam de 7 quilos, mas podem, ambos, consumirem até 30 quilos de carne de uma única vez.
Ao Contrário da Leoa, Outros Felinos, a Grande Parte Deles, Caçam Sozinhos. Veja a Seguir!
Os felinos são caçadores natos e além do golpe com as patas possuem uma mordida capaz de matar a presa com a primeira dentada.
- O guepardo, por exemplo, faz parte do grupo de felinos que não caçam em companhia, cada um por si e de preferência, eles preferem quando precisam correr atrás da vítima. Numa corrida, esse felino pode chegar atingir 120 quilômetros por hora e a sua caça acontece durante a parte da manhã. Normalmente, o guepardo ataca mamíferos que não pesem mais de 40 quilos.
- O tigre também prefere caçar sozinho e faz isso durante a noite. Ele tenha paciência de ficar escondido observando a presa e normalmente, faz isso perto de lagos e rios e também em trilhas no meio da floresta. Quando a presa é avistada, o tigre salta sobre ela e faz o ataque.
- A onça também prefere caçar sozinha e na hora do ataque faz o mesmo que as leoas, primeiro uma patada e depois a mordida letal. Porém, normalmente, a onça morde o crânio da presa e não o pescoço como faz a leoa. Costuma pegar além dos grandes mamíferos, as serpentes, os jacarés e as tartarugas.
- O leopardo também fica escondido sobre as árvores e depois pula sobre a presa, uma vez dominada no chão, ele ataca com uma mordida na garganta. Na hora de devorar a sua presa, o leopardo também prefere fazer isso em cima dos galhos das árvores.
- O puma não busca somente as grandes presas, pode se contentar até mesmo com peixes e coelhos e só como aquele animal que foi ele mesmo que matou.
O Comportamento dos Felinos Durante a Caça
Apesar das inúmeras diferenças que existem entre eles, as “técnicas” de caçam são muito parecidas, como o modo de atacar as presas e a mordida fatal. Alguma pequena diferença entre os felinos durante a caça está no fato de fazê-la em grupo ou não, do horário, da escolha do tamanho da presa e onde a mordida é dada, na maioria das vezes, na garganta. Porém, uma curiosidade interessante sobre os felinos e a caça que realizam é que em mais da metade dos ataques eles não conseguem ter sucesso. Normalmente, o animal perseguido percebe a presença do ataque e consegue escapar antes que esse se realize.
Outra curiosidade sobre a caça dos felinos é que eles não ficam horas tentando alcançar a caça, no máximo, fazem poucos metros e desistem, partindo para uma nova presa.
Voltando a falar das leoas, elas acabam obtendo maior sucesso na caça porque a fazem em grupo. Além disso, elas caçam somente presas grandes para que sirvam todo o grupo. As preferidas são: gnus, búfalos, antílopes e zebras.
Detalhes Sobre o Ataque da Leoa:
- As leoas são capazes de ver a sua presa com uma distância de centenas de metros e daí elas vão entre os arbustos, silenciosas, preparando o ataque.
- Porém, apesar de avistar a presa bem longe, o ataque só acontece quando a aproximação é de 15 metros mais ou menos. Neste ponto da caça, ela se faz ver e caso a presa tente escapar corre atrás dela com uma velocidade que pode chegar a 56 quilômetros por hora.
- Quando a presa é de pequeno porte a patada da leoa é o suficiente para dominá-la, quando é muito grande, o felino precisa se jogar em cima do lombo da presa para fazer com que ela caia.
- A leoa depois de dominar a presa, a mata mordendo a garganta ou pescoço e enfia os dentes até perceber que a mesma morreu. A presa morre asfixiada.
Mais Curiosidades Sobre os Felinos:
- Dos felinos, o guepardo é o mais rápido podendo chegar a 113 quilômetros por hora quando ataca a sua presa. Quando adultos caçam sozinhos, mas jovens, fazem a caça em grupo com o apoio de um animal adulto. Eles preferem como presas: gazelas e antílopes.
- Sendo uma ótima nadadora a onça-pintada também vai atrás da sua presa em lagoas rasas. Ela caça tanto peixes quanto jacarés. Fora da água ela fica de olho na presa sobre as árvores e também ataca pássaros e preguiças.
- O felino considerado o mais poderoso e forte é o tigre que pode conseguir matar a presa sem ter que mordê-la, somente com uma patada. Ele consegue chegar bem próximo da presa sem ser notado e prefere caçar sozinho.