Caçador Preguiçoso

A caça pode ser considerada um esporte, que consiste em perseguir animais selvagens para matá-los e depois consumir ou simplesmente como forma de “entretenimento”. Porém, para que uma pessoa possa praticar a caça é necessária que ela seja considerada uma atividade legal, naquele determinado lugar. Porém, existem pessoas que praticam a caça mesmo quando não é permitida, é considerada ilegal.

Os animais perseguidos na prática da caça são as aves, os mamíferos e os répteis.

A Prática da Caça

Quando se persegue um animal com o objetivo de matá-lo podemos considerar que se trata de caça. O mesmo fazem os animais, que buscam, através da caça, os alimentos necessários para que eles sobrevivam. Sejam eles o omnívoros e os carnívoros.

A caça de cada espécie animal, dos que a fazem possuem características individuais, que mudam de acordo com as características de cada predador. Alguns precisam ficar a espreita e usam a emboscada, outros são beneficiados pela velocidade, outros têm uma boa presa. E como “vítimas”, os animais mais velhos, os recém-nascidos e os doentes são presas mais fáceis.

A Caça na Antiguidade

Se hoje, na maioria dos casos, a caça é tratada como um esporte, na antiguidade não era assim. Antes da civilização, o homem para se alimentar era obrigado a praticar a caça. Porém conforme a civilização foi se desenvolvendo, foram surgindo novas alternativas de alimentação, como a pesca e a coleta. Nada que suprisse a necessidade dos grupos de pessoa.

Atualmente, a caça para sustento só está disponível em comunidades indígenas muito isoladas. São casos raríssimos.

A Caça Como Esporte

No caso da caça como esporte, que é a mais praticada nos dias atuais, comparando com a de sustento, os animais não servem para alimentação. A ideia de perseguir um animal e depois abatê-lo está ligada às tradições e é vista como um esporte.

A caça como esporte porém, foi começando a ser vista como nociva, quando se percebeu que muitas espécies já estavam em extinção e outros, em via de extinção. Por isso, foram criadas regras e normas, para que a atividade pudesse continuar sendo praticada. Além disso, foram determinados os lugares que a caça como esporte é permitida. Alguns países proibiram por completo a caça, enquanto outros fizeram um tipo de controle mais efetivo.

Nos lugares onde a caça é permitida, existe uma regulamentação que define como pode ser praticada, limitando espaços e animais que podem ser abatidos, como por exemplo, na África do Sul, nos Estados Unidos e na Namíbia.

No Brasi, o único estado que ainda permitiu por um tempo que a caça fosse pratica esportivamente foi o Rio Grande do Sul. Sendo que a prática era limitada a determinado período, normalmente, entre maio e agosto. Porém, os grupos de ambientalistas recorreram várias vezes na Justiça para que a prática fosse suspensa. No ano de 2005, finalmente, a caça foi proibida definitivamente também no Rio Grande do Sul.

A única caça que é permitida no Brasil é a do javali europeu. Se trata de um animal considerado espécie exótica invasora e por isso, o Ibama autorizou a caça para garantir o controle da população. A decisão permitindo a caça do javali europeu é de 2013.

A História da Caça

Podemos afirmar que a caça é uma das atividades mais antigas do ser humano e que o seu iniciou tinha como objetivo a sobrevivência. Era uma das poucas formas de alimentação.

De acordo com algumas teorias desenvolvidas por antropólogos, o ser humano só chegou ao seu desenvolvimento mental quando os hominídeos passaram de meros coletores para onívoros. Seria um processo determinantes para o desenvolvimento do homem. E isso acontece quando com a caça de subsistência, que pode ser observada atualmente, somente em comunidades indígenas em regiões muito isoladas.

Outro ponto que merece destaque é a relação do mundo rural e a caça, sob o aspecto da sociabilidade. A caça envolveria duas questões, a amizade e familiaridade com os animais domésticos e do outro ponto, a agressividade com os mistérios e os animais selvagem. Um desenvolvimento do comportamento humano. Além disso, a caça vista como um elemento cultural esteve presente na idiossincrasia das pessoas que moravam em zonas rurais, que passavam o conhecimento da atividade de pais para filhos.

Olhando para trás e observando algumas anotações sobre a caça, ela pode ser considerada um “recurso natural renovável” , isto é, uma forma de desenvolver uma atividade que aproveita algo para “enriquecer” um pequeno grupo, falando em relação a vida. Já a caça como esporte que já foi praticada em muitas partes do mundo e atualmente, ainda faz parte da realidade de muitos países, de uma atividade sem regras, passou a ter normas e leis que a regulamentam ou simplesmente a proíbem.

Os defensores da caça como esporte acreditam que ela poderia ser mais “aproveitada”, isto é, que ela fosse usada como forma de preservação e recuperação de áreas e que ela fosse praticada de modo ambientalmente sustentável. Todo o progresso que foi visto durante a metade do século XX fez com que fosse vivenciado uma urbanização que ainda não tinha acontecido. Além de melhorar e dinamizar os processos produtivos de carne e derivados.

Com o passar do tempo foram agregados valores de preservação do meio ambiente e neste momento, a prática da caça passou a ser questionada e discutida por toda a sociedade. De um lado há grupos que não aceitam nenhum tipo de caça, principalmente, aquela esportiva. Foram criadas políticas públicas para evitar que a atividade fosse praticada. De leis nacionais, como é o caso da Costa Rica, a leis locais. Aplicaram regras para evitar que qualquer tipo de caça fosse praticada.

Do outro lado estão aqueles que defendem a prática da caça esportiva, porém, observando as tradições, a cultura e principalmente, os objetivos de preservar o meio ambiente. Fazê-la de forma que não sejam provocados danos à natureza. Porém, apesar de cuidados e leis, a caça é uma das maiores responsáveis pela extinção de várias espécies de animais. Mesmo quando praticadas em unidades de conservação da natureza. Pois, muitos animais são retirados do meio natural para tráfico ilegal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.