Animais Lutadores

No mundo animal, podemos encontrar algumas espécies com exímios lutadores, que em um combate mostram força, técnica e não medem esforços para derrotar o inimigo. A luta entre os animais pode ser por território, para conseguir comida, para disputar uma fêmea, quando se estranham ou simplesmente porque gostam de brigar. Neste caso, um dos animais que representa melhor essa luta pelo prazer de brigar é o canguru.

Alguns animais, apesar de serem bons lutadores, não tem tento prazer em lutar e só entram em uma briga quando não tem jeito, que aquele do outro lado parte para cima. O que segundo estudiosos, para alguns animais, partir para o combate pode representar risco de morte.

Eles dizem ainda, que os animais só lutam contra outros da própria espécie em raríssimos casos e quando existe um bom motivo para isso. Normalmente, esse motivo está associado a reprodução. É comum que o macho lute para ter o acesso reprodutivo da fêmea. Já as fêmeas saem em defesa dos próprios filhotes.

Pode parecer tudo muito estranho e complexo, mas na verdade não é, são comportamentos naturais que estão associados ao instinto de cada um dos animais. A seguir, você irá conhecer 4 espécies que são consideradas ótimas lutadoras no reino animal. Veja!

1- Cascavel diamante oriental: Sim, uma cobra pode ser uma excelente lutadora, neste caso, uma serpente que não deixa de encarar uma boa briga e se demonstra forte e determinada a vencê-la. O mais interessante é como agem os machos da cascavel diamante oriental. Quando estão frente a frente, antes de iniciar uma briga, analisam o adversário, e só partem para a briga quando as suas dimensões são similares. Caso contrário, não se enfrentam.

Para “verificar” se são mesmo do mesmo tamanho, as cascavéis levantam uma boa parte da frente do corpo. Na hora da luta, a tentativa é de enrolar a cobra adversária e prendê-la. Essa luta entre a cascavel do sexo masculino se dá pela briga da fêmea, para o acasalamento e também quando está em disputa um determinado território. Porém, apesar da luta ser forte entre ambas as partes, as cobras não têm intenção de terminá-la com a perdedora morta.

Os estudiosos do reino animal explicam que muitos animais evoluíram estratégias de luta, que eles chamam de combate ritualizado, isto é, sem a intenção de machucar muito o adversário. Nestes casos, a intenção é de lutar ferindo o menos possível e nem passa a ideia de matar o adversário.

No caso da cascavel que possui um veneno muito forte, que atingiria a adversária, mesmo sendo da mesma espécie, são raríssimos os casos, em que elas mordem umas as outras. O fim da briga entre duas cobras é que a perdedora rasteja para o lado contrário e dessa forma se entende quem ganhou.

2- Os leões chamados de “rei da selva” é um grande lutador e não poderia faltar em uma lista de animais lutadores. De acordo com a espécie a luta pode ter um motivo ou outro. Por exemplo, leões africanos, a briga é por uma questão de hierarquia social e claro, o vencedor tem todos os benefícios, uma vez que passa a ser o líder do grupo.

Eles vivem em grupos e em cada um deles, um macho é o “chefe” e dá as ordens. Além disso, ele tem o direito de formar uma espécie de hárem, possuindo várias fêmeas e com muitos filhotes. Por isso, eles se desafiam para briga, pois o macho que ser líder do grupo.

Diferentemente da cascavel que prefere evitar o combate até a morte com animais da mesma espécie, as brigas entre os leões são mais arriscadas, pois são mais violentas. Quando um macho sente que pode perder o “poder” dentro do seu grupo para um outro, suas fêmeas e filhotes, ele luta até matar. O que se vê é uma luta muito cruel.

Já as brigas com animais de outra espécie são pela sobrevivência, eles estão em busca de comida, dominar território ou quando o animal é mais forte e pode atacar os filhotes, serve para proteção do grupo.

3- Os galos também são bom de briga e infelizmente, o fato desses animais toparem a luta faz com que em alguns lugares do país, eles sejam usados em rinhas como competidores. O público escolhe o seu favorito e depois os galos no meio dão o “espetáculo”, brigam até à morte, em alguns casos.

Na verdade, existe uma “indústria de galos de briga”, que aproveitam o comportamento natural do animal que gosta de um bom confronto, explicam os ecologistas. A explicação pela opção de luta é que o galo comum é descendente de um pássaro asiático selvagem, que adorava um bom combate.

A principal arma de um galo são as esporas e elas conseguem fazer grandes estragos. Usar galos em rinha é proibido no Brasil desde 1998. Se trata de uma atitude cruel do homem em relação aos animais, que saem muito machucados dos confrontos.

Fora do Brasil, existem países que ainda permitem a prática da briga entre galos e o pior, os donos “aperfeiçoam” os seus animais. Junto as esporras são colocadas lâminas e isso faz com que os ferimentos fiquem ainda mais graves.

4- As tartarugas também são boas de briga, apesar da aparência tranquila, inofensiva e porque vão devagar quase parando. Segundo os ecologistas, por ser lenta e dócil é difícil de imaginar o potencial que elas têm em uma luta, mas que podemos acreditar que se o assunto for a oportunidade de acasalar, elas são ótimas de briga.

Uma das espécies que se destaca é a gopher americana que possui um artifício localizado no seu casco. Com ele, em uma luta, ela consegue fazer com que a opositora tenha o casco virando para baixo e sendo assim, por um bom tempo, a rival não consegue mais lutar.

Terminada a luta, que não é com golpe fatal, mas simplesmente impossibilitando a adversária de lutar, o macho pode cortejar a fêmea pela qual estava brigando. O único problema que pode ser fatal para uma tartaruga que perde a luta com outra é que ela virada para baixo vira presa fácil de outros animais e neste caso, pode acabar sendo devorada.

 

Gato com de briga!

Gato com de briga!

Macaco Lutador

Macaco Lutador

Gatos ninjas

Gatos ninjas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.