AVC Hemorrágico

AVC – Acidente Vascular Cerebral. Hemorragia = sangramento. Assim fica fácil definirmos o que é um AVC hemorrágico, um acidente do sistema circulatório nas veias do cérebro com sangramento, ou seja um derrame. Esse sangramento pode acontecer entre o cérebro e o crânio ou mesmo dentro do cérebro. Além do AVC hemorrágico há o AVC isquêmico, que é quando há a obstrução de uma veia ou artéria que irriga o cérebro com sangue. O AVC hemorrágico é o mais graves dos dois tipos, no entanto acontece somente em 20% dos casos. Esse tipo de AVC acontece mais frequentemente em jovens sem nenhum sintoma anterior.

AVC Hemorrágico

AVC Hemorrágico

Tipos de AVC hemorrágico

Os tipos de AVC hemorrágico são classificados de acordo com a causa e o local do sangramento. É intracerebral quando o vaso se rompe dentro do cérebro, e as principais causas são hipertensão arterial, uso de álcool, drogas, anfetaminas e idade avançada. AVC com Hemorragia Subaracnóidea quando há o sangramento de um vaso anteriormente doente sobre a superfície do cérebro, e este se mistura com os fluidos da medula ali existentes causando pressão sobre o cérebro e comprometendo suas funções.

Tratamento

Tratamento

Sintomas

Os sintomas de um AVC hemorrágico iniciam de forma gradual e vão progredindo rapidamente no decorrer de 30 a 90 minutos. Podem incluir forte enxaqueca, fraqueza súbita, incapacidade ou dificuldade de falar, perda da consciência, falta de coordenação ocular, dificuldade de respirar, náuseas, vômitos e até coma. Nos casos de AVC com hemorragia subaracnóidea pode haver também a intolerância a luz, confusão mental, rigidez no pescoço e até ataque epilético em alguns casos.

Sintomas

Sintomas

Diagnóstico

O diagnóstico tem que ser feito por um médico, que deve verificar a pressão sanguínea, além de solicitar um exame do coração e um exame neurológico. Para o diagnóstico é muito importante a história pregressa do paciente e a existência de fatores de risco. Para definir que tipo de derrame o paciente está sofrendo ou sofreu o médico deverá pedir um exame do cérebro com imagem, seja uma ressonância magnética ou uma tomografia. No caso de suspeita de AVC hemorrágico subaracnóideo o médico pode fazer uma punção na coluna para verificar se há sangue e para verificar o fluxo de sangue no cérebro uma angiografia. Estes são os exames que são comumente realizados para diagnosticar o AVC hemorrágico que se confirmado vão ser realizados outros exames para verificar as causas.

Vítima

Vítima

Qual médico procurar?

Sempre que alguém apresentar os sintomas de um derrame, especialmente se a pessoa perder a consciência repentinamente ou tiver um ataque epilético chame o serviço de emergência de sua cidade imediatamente, em casos de derrame a agilidade no atendimento é um ponto crucial para o paciente. Se tiver dores de cabeça intensas junto com vômitos a pessoa deve procurar um profissional de neurologia prontamente, ou então também o serviço de emergência. Mas não devem vacilar, o conjunto de 2 ou mais dos sintomas acima descritos requerem atendimento médico urgente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário