AVC Isquêmico

AVC – acidente vascular cerebral, esse é o nome da doença cerebrovascular popularmente conhecida como derrame. O acidente vascular cerebral acontece quando ocorre uma lesão de qualquer espécie nos vasos que irrigam o cérebro, ocasionando danos em partes do cérebro atingido. O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. É isquêmico quando há a obstrução de um dos vasos impedindo a passagem do sangue e hemorrágico quando este vaso se rompe. No AVC isquêmico a interrupção da irrigação das veias fazem com que o segmento dessa ramificação morra, quando esta obstrução se dá numa artéria seus prejuízos podem ser maiores porque a área afetada subseqüente também é maior.

Hemorragico

Hemorragico

De forma precária podemos comparar com uma árvore com muitos galhos, a obstrução da seiva faz com que os galhos que não são alimentados sequem e morram, se a obstrução se dá na ponta dos galhos o prejuízo e menor, assim quanto mais na base ou próximo do tronco for essa obstrução maior vai ser o número de galhos que vão secar por falta da seiva. Dessa forma podemos entender que a abrangência do AVC isquêmico e suas consequências dependem do local em que aconteceu a obstrução, e qual será a extensão do cérebro atingida pela falta de irrigação.

Tratamento

Tratamento

Principais causas do AVC isquêmico

O AVC isquêmico é uma doença que aparece subitamente, ou seja, não existem sintomas anteriores, o que existem são fatores de risco para o acontecimento do AVC, entre eles o principal é a hipertensão arterial sistêmica, ou seja, pacientes que sofrem de pressão arterial alta persistente, especialmente aqueles casos não tratados. Outras causas que aumentam o risco de sofrer um AVC são a Diabetes Mellitus, o colesterol alto, o cigarro e os fatores genéticos.

AVC Isquêmico

AVC Isquêmico

Sintomas do AVC isquêmico

Os sintomas do AVC são muito difusos, mas fazem parte deles dor de cabeça, confusão mental, tontura, início súbito de dormência de um lado ou fraqueza, problemas de visão em um olhos, perda de equilíbrio, falta de coordenação de braços, mãos e pernas, dificuldade ou incapacidade de falar e até morte súbita. No entanto o sintoma mais característico do AVC tanto isquêmico quanto o hemorrágico é a dormência de membros do corpo, da face ou de um lado todo e a sensação de fraqueza. Sentindo um desses sintomas o paciente deve procurar ajuda imediatamente, pois a rapidez no atendimento do AVC pode fazer uma diferença fundamental na gravidade ou não da doença.

Consequências e tratamento do AVC isquêmico

As consequências, seqüelas e o tratamento do AVC isquêmico são diretamente proporcionais a área do cérebro atingida e a extensão do derrame. As sequelas mais comuns são dificuldades de falar e paralisia de braços e pernas. Em alguns casos essas sequelas são reversíveis com tratamento e fisioterapia, em outros casos mais graves não.

O paciente que já teve um AVC isquêmico ou hemorrágico tem uma propensão bem maior de ter repetido o episódio, portanto é necessário ter um acompanhamento médico regular e um cuidado redobrado com a saúde e beleza integral do corpo, alimentando-se de forma saudável e praticando atividades físicas.

28 comentários

  1. sheila de jesus celestino 42 anos

    ja tive 2 acv isquemico estou com problemas cerebrais parei de fumar me alimento melhor e faço caminhada tomo remedio para controlar a pressao arterial o que devo fazer mais?

  2. gostaria de saber mais sobre um paciente basal e suas compelxidades, tbn gostaria de saber sobre comoc procerder com uma paciente com indicação de alzhaimer e com historico de ca de mama e com DPOC acentuado

  3. gostei de saber que vcs estaão ai dando informaçoes tao precisas para nós da area da saude que tanto precisamos nos aprimorarmos em nossos comnehcimentos obgda

  4. Gostaria que me explicassem.Minha mãe teve um avc e reclama de zumbido no ouvido,já foi no otorrino ele fez limpeza mais não explicou o zumbido.Ja fez o dople de carotidas ,tomografia e ecocardiograma,não deram nada mais ela tem dificuldade para se equilibrar,anda com o andador pode me dizer o porque? Muito grata Silvia

  5. Oi se possivel preciso de uma resposta, meu pai teve avc há 10anos
    fez fisioterapia durante so um ano e nunca mias cuidou da saude,nem procurou mais nenhum medico
    vive em casa chorando de fortes dores na cabeca nas pernas e no braco esquedo,nao come nada saudavel,nao caminha direito e ja teve 2 erisipelas e dinovo os sintomas voltaram e ele se recusa a ir a um hospital, eu trabalho em uma farmacia de manipulaçao quero saber o que posso dar pra que ele nao sinta tantas dores..
    obrigada preciso da resposta é urgente…

  6. Claudia Sacramento

    A avó de minha filha acabou de ter um AVC supõe-se q seja hemorrágico ela está em coma induzido e só há movimento palpebrar segundo os médicos o caso é grave extenso e atingiu uma parte muito importante do cérebro. Além do mais, antes do Avc estava muito gripada e adquiriu um pneumonia estão tratando com antibiótico. Oq quero saber é q eles me disseram q o AVC foi de ponta e q estão surpresos pelo fato de ela stá viva uma vez que este tipo leva logo a óbito. Oq significa de ponta? Desde já obrigada

  7. tive um avc i paralizo meu lado esquerdo e ate hje nao me recuperei jah faz 3 meses fiz fisoterapia volto bastande mais e dificil soh quem teve um pra saber como e recomentaçao ñ comer comida com muito sal ñ fumar ñ beber muito pouco sal e exercicios fisicos tomem muito cuidado pode ser fatal eu tenho 18 e nunca mexi com droga soh bebia mt por isso evitem

  8. Marco Lúcio de Morais

    Eu, estiva um avc 20 Oct 2004, fiquei em coma ,e 30 dias depois fui voltano ao meu normal em Mar 2005 foi meu aniversario, mas não me lembro da pessoas que estavão e minha casa, dai em diante fui sabendo o que havia acontecido, e sempre indo ao hospital fazendo todos os exames, quando foi 2006 comecei a fazer tudo em hospitais particulares, fiquei tão desanimado que fui perdendo tudo que tinha ., até minha empresa, e quando chegamos em novembro 2006 fiz a cirurgiao em hospital particular, O Meu Médico foi excelente Dr Suzuki,

    Agoara Graças a Deus estou cada Vez melhor,

    Tão estarei com uma Mulher linda e Maravilhosa para que possamos construir uma familia,

    Estou na academia
    Acabei de Estudar Falou bem graças a Deus , conheço tudo qua aconteceu comigo, no passado e no futuro, inclusive do meu estudo ,

    Estou cada vez Melhor

  9. meu marido descobriu um cancer no reto em abril deste ano, estava fazendo radio e quimio e no último dia 31 teve um avc isquemico, gostaria de saber se este está ligado à doença, já que não apresenta nenhum outro problema de saúde.

  10. meu marido teve um pequeno avc labial, o que devo fazer?me mande a reposta.

  11. Maria Aparecida Barbosa

    Meu du um AVc, no dia 30 de agosto em uma cidade pqna em Minas e o médico não deu a atenção necessária, só no dia 31 que minha mãe conseguiu traze-lo para uma cidade maoir com mais recurso , porem ele foi intubado errado e gracas a Deus ele chegou com vida e esta em coma até hoje apesar de tomar dosagem fortissima de remedio para levantar sua pressão e os batimentos cardiacos estao fracos, este AVC afetou a parte nobre toda do cérebro (inclusive o cerebelo), nesse caso existe uma esperança ou só ficaR Aguardando pelo pior. OBs: ele esta sendo medicado para infecção que foi causada pelo tubo0 e o me´dico disse que depois que ira dar remedio para o AVc) e este procedimento esta correto ? Me respondem por favor estou desisperreada

  12. minha mae teve um avc isquemico o medico desse q ele comprometeu o lado direito do celebro esta entubada e respirando com ajuda de aparelhos estamo desiperado oq vamos fazer como podemos ajuda quais sua chance reais ? me ajude po favor?

  13. Sou bancário (10 anos) e já tive 3 AVCs isquêmicos num período de 5 meses, inclusive estou afastado pelo Inss. Minhas sequelas: dores de cabeça, dormências e tonturas. Tenho ido em vários médicos mas nenhum me deu um diagnéstico da causa. Sou saudável, minhas taxas de colesterol, glicose, … estão normais. Antes de acontecer o primeiro Avc já tinha dificuldades de dormir devido a ansiedade e preocupações de trabalho. Pode-se diagnosticar que a causa poderia ser: STREES?? Tb não possuo histórico na família de hereditariedade. Atualmente estou entre as perícias do médico do Banco, que não quer que eu volte a trabalhar devido ao histórico rescente e o INSS, que não está nem aí pra mim, toda perícia eles me mandam voltar ao trabalho. O que devo fazer?? Remédios que tomo: Cebralat 50mg, SomalgimCardio 100mg e alprazolan 2mg.
    Desde já agradeço.

  14. MEU PAI TEVE AVCI JA VAI FAZER 3 MES E AINDA CONTINUA SEM FALAR,E SO SE ALIMENTA PELA SONDA E AINDA NÃO TA ANDANDO.GOSTARIA DE SABER SE ELE VAI VOLTAR A FALAR E ANDAR.

  15. Minha mãe teve um AVC isquêmico, não tão grave mas ficou sem sensibilidade no pé esquerdo, e durante a noite este mesmo pé dói muito. Gostaria de saber se tem algum tratamento para este problema.

  16. marta maria da silva chaves

    eu tive avc , to muito mal …………………………………..

  17. wagner edson malachias

    gostaria de saber se existe algum tratamento adequado depois do avc pois jsá faz 2 anos que minha mãe teve , e até agora não consegue ficar sequer em pé,preciso de uma orientação.

  18. Tive um avc isquemico faz em Maio 10 anos, fiquei com várias sequelas e ando à procura de uma possivel cura para as sequelas mas nada.Se alguem souber de alguma coisa por favor informem-me .Muito obrigado e até sempre

  19. Meu pai teve um AVC Isquemico em fevereiro, e deixou poucas sequelas, mas ele não pode trabalhar mais, pois cansa facil e o equilibrio dele diminuiu bastante.
    Fazem 20 dias ele foi atropelado, e devido a queda, ele está tendo dor de cabeça e faz confusão em alguns momentos, o que deve ser isso, será que afetou a parte que teve o AVC?

  20. Meu pai teve um AVC Isquemico em fevereiro, e deixou poucas sequelas, mas ele não pode trabalhar mais, pois cansa facil e o equilibrio dele diminuiu bastante.
    Fazem 20 dias ele foi atropelado, e devido a queda, ele está tendo dor de cabeça e faz confusão em alguns momentos, o que deve ser isso, será que afetou a parte que teve o AVC?

  21. meu pai tev um avc a quase um mês,ele esta com muita dificuldade em engolir;ñ passa nada esta se alimentando por sonda me ajude como devo, onde procuro ajuda para ele; obrigada….

  22. Carlos de Pontes Coutinho.

    Meu pai teve um AVC isquêmico há 1 1/2 mes. Procurei a assistência do PSF (Programa de saúde da família) de minha cidade (Sapé-Pb) e o descaso deixa meu pai sem a devida ajuda. Fazemos (eu e minha mãe de 75 anos) o possível seguindo as orientações do hospital onde esteve internado por dez dias.É triste sentir-se impotente ante tantos imcompetentes e corrúptos, vendo nosso direito lesado,nosso ente querido abandonado pela saúde pública.Que Deus nos ajude…

  23. minha esposa teve avci a vinte e tres dias ja saiu do hospital mas ela tem muita dor de cabeça ela toma toma paracetamol ai passa e dali umas quatro horas volta quero saber se e normal e se isso com o tempo passa obrigado

  24. minha esposa teve um avc isquemico ela tem 29 anos qual e menho fisioterapia para ela obrigado.

  25. MEU MARIDO TEVE UM AVC HÁ UM MES E MUITA GENTE FALA QUE PODE REPETIR.ISSO ACONTECE COM FREQUENCIA? O QUE DEVEMOS FAZER PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA?

  26. Tive um AVC há mais ou menos um mês e alguns dias, de lá pra cá tomo medicação para coagulação e para depressão, mas mesmo assim continuo ouvindo um zumbido no ouvido direito que nao para, gostaria de saber se isso e normal, pois o medico nao me deu nenhuma resposta em relação a isso. Gostaria de saber também se devo procurar um cardiologista, pois meus pais são hipertensos e anteriormente.ao AVC minha pressão subiu muito. Muito obrigada pela atenção e desde já agradeço.

  27. gostaria de saber se é normal uma vitima de avc dormir dias seguidos no hospital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>