Neurologia

A neurologia é uma das especialidades da medicina responsável pelo estudo do sistema nervoso central do homem, suas estruturas, relações, transtornos e doenças, assim como estuda os periféricos, nervos, músculos e meninges que envolvem o cérebro.

Clinica

Clinica

De maneira bem resumida e simplificada podemos dizer que a anatomia do sistema nervoso central compreende o cérebro ou encéfalo que fica dentro do crânio e a medula espinhal que se localiza dentro da coluna vertebral. Todo o conjunto é envolto pelas meninges dentro da qual circula um líquido chamado LCR. Na Transição entre o crânio e a coluna vertebral o encéfalo também se converte na medula espinhal, dando continuidade ao sistema nervoso central, e daí se originam nervos periféricos que terminam nos músculos. No cérebro temos os neurônios que em conjunto com um complexo sistema de células nervosas estabelecem intrincadas conexões que mantém o organismo humano em contato com o meio ambiente e coordenam todas as suas funções.

Revista

Revista

Assim, o médico neurologista analisa os sintomas e sinais de podem indicar uma doença neurológica de forma isolada ou conjunta, uma vez que o cérebro é responsável por todas as funções os sintomas podem ser os mais diferentes possíveis, como: alterações psíquicas, alterações motoras, alterações da sensibilidade, alterações da função dos nervos do crânio e da Face, manifestações como atraso de crescimento, crises epilépticas, puberdade precoce, dores de cabeça, enxaqueca, vômitos, rigidez de nuca e muitos outros sintomas que podem ser percebidos e encaminhados por médicos clínicos, pediatras ou outros especialistas.

Neurologia

Neurologia

Pela amplitude das consequências dos transtornos de origem neurológica, os médicos neurologistas trabalham comumente em equipe com outros profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogo e outros profissionais que passam a fazer parte do tratamento de reabilitação do paciente.

A neurologia se divide em três áreas principais, neurologia geral, neurocirurgia e neurologia infantil. Devido a complexidade dos conhecimentos necessários para a especialização em neurologia, o curso se divide normalmente desta forma: os dois primeiros anos os acadêmicos estudam a estrutura do sistema nervoso central seu funcionamento e todas as suas particularidades; nos três anos seguintes, então já em contato com pacientes, são estudados e observados os sintomas e as doenças que atingem o sistema nervoso central, diagnóstico, tratamento e atendimento de emergência. Depois são mais 2 ou 3 anos de residência na área de neurologia clinica e infantil e de 4 a 5 na neurocirurgia, esses períodos tem alguma variação de acordo com a faculdade. Como podemos perceber a neurocirurgia é uma das mais longas especializações do campo da medicina, exige dedicação completa por um longo período, entretanto é também uma das mais bem remuneradas.

A medicina é uma ciência que evolui muito rapidamente, contando com as avançadas tecnologias e outros recursos, pesquisadores, cientistas e os próprios médicos neurologistas estão sempre apresentando novas descobertas, fruto de suas analises e pesquisas, assim, é muito importante, porque não dizer, vital, a participação desses profissionais em cursos, congressos, seminários e outros eventos afins, através dos quais poderão estar a par das novas descobertas nesse campo em crescente evolução.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.