AVC Hemorrágico

AVC – Acidente Vascular Cerebral. Hemorragia = sangramento. Assim fica fácil definirmos o que é um AVC hemorrágico, um acidente do sistema circulatório nas veias do cérebro com sangramento, ou seja um derrame. Esse sangramento pode acontecer entre o cérebro e o crânio ou mesmo dentro do cérebro. Além do AVC hemorrágico há o AVC isquêmico, que é quando há a obstrução de uma veia ou artéria que irriga o cérebro com sangue. O AVC hemorrágico é o mais graves dos dois tipos, no entanto acontece somente em 20% dos casos. Esse tipo de AVC acontece mais frequentemente em jovens sem nenhum sintoma anterior.

AVC Hemorrágico

AVC Hemorrágico

Tipos de AVC hemorrágico

Os tipos de AVC hemorrágico são classificados de acordo com a causa e o local do sangramento. É intracerebral quando o vaso se rompe dentro do cérebro, e as principais causas são hipertensão arterial, uso de álcool, drogas, anfetaminas e idade avançada. AVC com Hemorragia Subaracnóidea quando há o sangramento de um vaso anteriormente doente sobre a superfície do cérebro, e este se mistura com os fluidos da medula ali existentes causando pressão sobre o cérebro e comprometendo suas funções.

Tratamento

Tratamento

Sintomas

Os sintomas de um AVC hemorrágico iniciam de forma gradual e vão progredindo rapidamente no decorrer de 30 a 90 minutos. Podem incluir forte enxaqueca, fraqueza súbita, incapacidade ou dificuldade de falar, perda da consciência, falta de coordenação ocular, dificuldade de respirar, náuseas, vômitos e até coma. Nos casos de AVC com hemorragia subaracnóidea pode haver também a intolerância a luz, confusão mental, rigidez no pescoço e até ataque epilético em alguns casos.

Sintomas

Sintomas

Diagnóstico

O diagnóstico tem que ser feito por um médico, que deve verificar a pressão sanguínea, além de solicitar um exame do coração e um exame neurológico. Para o diagnóstico é muito importante a história pregressa do paciente e a existência de fatores de risco. Para definir que tipo de derrame o paciente está sofrendo ou sofreu o médico deverá pedir um exame do cérebro com imagem, seja uma ressonância magnética ou uma tomografia. No caso de suspeita de AVC hemorrágico subaracnóideo o médico pode fazer uma punção na coluna para verificar se há sangue e para verificar o fluxo de sangue no cérebro uma angiografia. Estes são os exames que são comumente realizados para diagnosticar o AVC hemorrágico que se confirmado vão ser realizados outros exames para verificar as causas.

Vítima

Vítima

Qual médico procurar?

Sempre que alguém apresentar os sintomas de um derrame, especialmente se a pessoa perder a consciência repentinamente ou tiver um ataque epilético chame o serviço de emergência de sua cidade imediatamente, em casos de derrame a agilidade no atendimento é um ponto crucial para o paciente. Se tiver dores de cabeça intensas junto com vômitos a pessoa deve procurar um profissional de neurologia prontamente, ou então também o serviço de emergência. Mas não devem vacilar, o conjunto de 2 ou mais dos sintomas acima descritos requerem atendimento médico urgente.

17 comentários

  1. Adriana Mª. de Oliveira

    Parabens mesmo gostei de tudo, muito ajudou-me….. mais gosteria de algumas respostas a respeito dos cuidados de enfermagem da referida patologia.

    Grato.

  2. ola meu pai dia 25 de maio vai fazer 2 meses que fou operado de derrame hemorragico, mas ficou com a parte direita sem mexer, sem falar e sem enxergar so que agora ele ja ta vendo vultos, ta querendo falar e nao consegue e a perna direita que nao mexia nada agora qdo ele ta deitado ele consegue levantar uns 10 cm do colchao mas a mao direita nao mexeu nada nem pontadas. isso eh normal…

    grato james almeida

  3. Minha tia teve um avc hemorragico no dia de ontem,mora no litoral e estamos com dificuldade de conseguir leito em hospitais em porto alegre,mas sua pressão ja baixou ,mas com esta demora ela podera ficar com sequelas,o que devemos fazer.

  4. Meu irmão de 28 anos teve, AVC hemoragico, por ele ser tão jovem isso serve de alerta para todas as pessoas se cuidarem, não pense que isso e causado só em pessoas mais velhas. O ideal seria a prevenção tirando regularmente a pressão arterial.

  5. OLA! minha irma teve um avc hemorragico hoje, eu deixei ela no hospital mais ela estava conciente e dizia q naum sentia dor alguma é claro depois de ser medicada mais tinha aparentemente todos os movimentos é possivel ela naum ficar com nenhuma seguela?

  6. faz cinco meses ke estive um aneurisma estou melhorando sofri muitooooo
    a unica coisa e resar e esperar ke deus nos ajudemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  7. o dia ke estiver normal eu volto a falar um gde abraço estou kuase normal

  8. 1º coisa eh buscar atendimento medico e dpois fazer fisioterapia vcs vao ver o milagre da fisioterapia!

  9. meu pai teu uma avc estamos descesperados acho que foi esquemia emcomtrei meu poi desmaiado no chucao nao quando tempo ele estava quais soa os proatinosticos os medicos dizeran que esta intavel mas corre risco de secuelas

  10. luciene caño moreira da costa

    gostaria de saber se o avc hemorrágico pode acontecer depois que a pessoa encontrou alguem que não via há muito tempo e que não se relacionavam bem? ou seja, pode piorar o estado de aguem que teve um avc hemorrágico, com a vista no hospital de alguem que ele não se relacionasse bem?

  11. minha mae teve avc hemoragico no dia 9 de agosto soflemos durante 3 meses com ela no cti cem menhu suceso noa sei porque temos que passar por isso com quem amamos tanto????????????????????

  12. Marcelina Barboza dos Santos

    No dia 02/12/2010, minha mãe levantou bem, às 9:30 teve o 4º avc, ela é uma mulher muito forte, até então, não houve sequelas dos outros. Esse não foi hemorrágico, como os outros, mas paralizou o lado direito dela e tem poucos movimentos do lado esquerdo. Ela tirou os aparelhos hoje,10/12/10, ainda vai ficar na uti, até os médicos terem certeza de que pode respirar sozinha. Estamos deseperados, pois nunca vimos minha mãe nessa situação. Somos budistas e acreditamos q ela vai andar e falar novamente e passaremos o final de ano tdos juntos.

  13. OI ,FELIZ NATAL E ANO NOVO PRA TODOS ,ESTOU DESESPERADA VIVO FORA DO BRASIL E NA TERCA PASSADA MEU MARIDO COMECOU HA SANGRA PELO NARIZ LEVEMENTE ,SA SE PASSARAM QUASE UMA SEMANA ELE CONTINUA SANGRANDO O SANGUE COMECOU SAINDO PELO OS OLHOS BOCA OUVIDOS E NARIZ O LEVEI AO HOSPITAL E O MEDICO DISSE QUE ERA UM SANGRAMENTO NORMAL OS MEDICOS TENTARAM POR UMA FORMA DE PACO NO NARIZ DELE PRA CONTER O SANGUE O QUE PROVOCOU O SANGRAMENTO PELO OUTRA ABERTURA DO SEU ROSTO ANTES DE ISSO ACONTECE ELE ESTVA RECLAMANDO DE FORTE DORES DE CABECA,UNS 3DIAS ANTES SEU SANGUE MOSTROU QUE TEM COLESTEROL ALTO GLUCOSE ESTA ALTA E ELE TOMA REMEDIOS PRA PRESSAO ALTA OS MEDICOS ATE AGORA NAO FIZERAM NEM UM TIPO DE RAIOGRAFICO OU NERELOGICO TESTE NELE POR FAVO ME AJUDEM DEVO LEVA MEU MARIDO EM OUTRO HOSPITAL EU E MEUS FILHOS ESTAMOS SOFRENDO DE VER O SOFRIMENTO DELE E TODO ESSE SANGUE SAO PEDACOS DE SANGUE QUE SAIM DE SEU NARIZ QUANDO ELES TIRAM ESSE PACO OU QUANDO ELE SE LEVANTA ELE DORME SENTADO E TEM AS DUAS ABERTURA DA NARINA FECHADA E QUANDO ELE ESTAVA NO HOSPITAL ELE RECLAMOU DE FALTA DE AR NAO ESTAVA SENTIDO SUAS MAOS E PERNAS
    POR FAVOR ALGUEM ME DE UMA RESPOSTA ELE E TUDO NA MINHA VIDA NAO QUEROPERDE-LO POR NADA
    O STRESS FATOR DELE E MUITO ALTO ELE E UM OFICIAL AMERICANO ESTA SEMPRE DIRETO EM CONTATO COM AS COISA DE QUERA SE E ALQUEM ME ENTENDEU

  14. dia 24 dez minha sobrinha foi vítima fatal de um AVC hemorrágico devido ao descaso médico, ela ja apresentava sintomas, a 3 dias com dores fortes de cabeça e vomitos, a pressão arterial havia subido um pouco e os médicos não detectaram o problema, dia 24 ja não acordou pela manhã, passou 12 horas em coma no hospital e o único que os médicos deram foi soro. diziam não saber o que ela tinha. Será possível que um médico não saiba que éra um AVC?????

  15. minha mae teve um avc hemorragico no dia 16 de dezembro e ate hoje nao teve melhora, na angiografia nao deu aneurisma, mas na tomografia deu que ela tem um coagulo grande, estou precisando de ajuda e informaçoes.

  16. Bom d
    Dia 27 de setembro de 2013 minha mãe sofreu um AVC(ISQUÊMICO),e dez dias depois um hemorrágico,quatro meses se passaram e ela sente fortes dores de cabeça,quentura da cabeça,muita tontura e muita dormência quase que nos dois lados e o cardiologista diz que é do derrame e que vai passar com o tempo e não encaminha-la para um neuro.procurei um neuro e ele receitou dois remédios e um dele é vicog ,mas li na bula que pacientes que sofreram derrame celebral não pode usar.alguém pode me ajudar??por favor…

  17. bom dia a oito dias meu pai teve um avc hemorrágico e encontra-se em coma e sedado gostaria de saber um doente no estado dele quantos dias faz para sair do como já que os médicos dizem k é muito grave me ajudam por favor estou desesperada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>