Paz no Oriente Médio

Falar em paz no Oriente Médio é como entrar no meio de um enxame de abelhas e não sair picado. É uma história milenar de guerras e conflitos religiosos, de ódios e ambições que só o tempo deverá resolver, quando realmente os corações se abrandarem e a compreensão superar o ódio. Mas cada tentativa de paz no Oriente Médio será mais uma semente plantada e que germinará a seu tempo, trabalho duro. Na verdade, a grande dificuldade de paz na região são seus povos vingativos liderados por cidadãos que são movidos pelo ódio e o desejo de vingança. Considero uma missão quase impossível conseguir um acordo de paz efetiva no Oriente Médio, pois não vejo a luz no fim do túnel, luz esta tão necessária para o entendimento.

Paz no Oriente Médio

Paz no Oriente Médio

Agora o presidente americano Barack Obama envolve seu governo na tratativa seria e ampla de estabelecer a paz no Oriente Médio entre todas as nações daquela região. O super Obama quer acordo de paz e para isso George Mitchell foi a Síria com a missão de pedir total apoio daquele país em defesa de uma paz concreta e duradoura para o Oriente Médio, reafirmando a intenção do presidente dos EUA em intermediar um acordo de paz. Porém, o governo Sírio diz que embora o diálogo seja oportuno, não está lá muito entusiasmado, pois deve saber, e muito bem, como é difícil negociar a paz no Oriente Médio, em meio a tantos conflitos e a tantas consequências da guerra que a cada dia, cada vez mais, acirram os ódios entre essas nações.

Guerra

Guerra

Em Israel, Mitchell vai tentar promover negociações de paz entre israelenses e palestinos, embora as relações Israel – Estados Unidos estejam um pouco afetadas pelo tom duro que Obama tem tratado a liderança israelense, tendo inclusive, pedido ao governo de Israel que suspenda a construção de assentamentos judeus na Cisjordânia, sempre visando um possível acordo de paz no Oriente Médio. As declarações do primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu foram favoráveis a um acordo com os EUA. São grandes as esperanças do mundo inteiro, em relação ao projeto de Obama para a paz no Oriente Médio, o que mostra a diferença entre Obama e Bush.

Acordo

Acordo

Afinal é uma situação insustentável e que se arrasta por séculos, sem uma solução. Quando tudo parece que está certo, um líder dessas facções, em busca de soluções, vão a reuniões de cúpula, concordam com tudo e ao chegarem à porta de seus gabinetes, já estão deliberando ações repressivas que põem tudo por terra e tudo foi apenas um sonho muito difícil de se concretizar. Os esforços políticos de Barack Obama, como de outros presidentes que passaram pelo governo dos EUA, e se empenharam pela paz no Oriente Médio é muito importante, e sua intervenção talvez a única esperança da paz definitiva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.