Os Três Reis Magos

Os Reis Magos

No evangélio de Mateus, não são mencionados exatamente quantos eram apenas é deixado indicado que eram mais de um por se referirem a eles no plural. O Professor de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diz que eles formam uma alegoria criada pelo profeta para simbolizar o reconhecimento do nascimento de Jesus por todos os povos. Representando a humildade com que os reis deveriam se portar diante do nascimento do salvador. A referência a eles nas passagens bíblicas são vagas e quase passam despercebidas.  Eles fizeram uma longa viagem seguindo o brilho de uma estrela para encontrar o lugar onde havia nascido Jesus.

Forte

O Que Representavam

O Excerpta Latina Barbari, um documento hoje em dia guardado na Biblioteca nacional de Paris, determina o nome de cada um deles e os presentes que trouxeram para Jesus em seu nascimento. Seus nomes eram Melquior (rei da Pérsia), Baltazar (rei da Arábia) e Gaspar (Rei da Índia). Cada presente representa uma riqueza de uma parte do oriente. O incenso de Sabá, este sendo um presente religioso. O ouro de Ofir (No sudoeste da Arábia), um presente para um Rei. E a mirra da Somália, esse composto era utilizado embalsamento dos mortos, significando assim a mortalidade. Muito pode ser discutido a cerca do título de Magos, se levarmos em consideração o que essa palavra pode significar agora. Na verdade, nesse texto, a palavra mago tem o significado de astrólogos e não de feiticeiros, como muitos podem pensar. Essa teoria é reforçada pelo fato de eles estarem observando a estrela incomum no céu.

Adoração

Provas de Sua Existência

Apesar de sua menção na Bíblia ser muito curta e por isso muitos criticarem a sua existência, na Catedral de Colônia na Alemanha é dito que repousam os restos mortais dos três reis magos. Segundo a história contada, os três se encontraram cinquenta anos após o primeiro Natal, na Turquia, onde vieram a falecer. Seus corpos foram levados para Itália, onde permaneceram até o século 12.

Os Trê Reis Magos

Celebrações

Em algumas regiões, o Brasil incluído nessas, existe a comemoração de folia de reis. Essa festa de origem portuguesa começa com suas celebrações por volta da época do Natal e se encerram no dia 6 de janeiro. Nessas comemorações, grupos vestidos com máscaras e fantasias coloridas visitam as pessoas e entram em suas casas cantando músicas que celebram o nascimento de Jesus. Essas comemorações viram até mesmo atrações turísticas em algumas cidades. Acredita-se que a pessoa que recebe-los em casa com alimentos e bebidas terá um ano de boa fortuna. Eles batem nas portas das casas cantando canções, muitas vezes ininteligíveis, que variam de acordo com o lugar, e que tem como tema o Natal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.