Trabalho e Retrabalho

Existem duas definições para o termo retrabalho, uma positiva e outra negativa. Na primeira temos o retrabalho como o processo desenvolvido para retirar e reolocar os componentes de uma placa eletrônica, trabalho delicado desenvolvido por técnios especializados. E a segunda definição trata da necessidade de refazimento de alguma tarefa que não foi realizada dentro dos padrões de qualidade pré-determinados.

Motivação

Quais as Causas mais Comuns do Retrabalho

São diversas as causas que acabam por gerar o retrabalho, ou seja, a necessidade de refazer determinado trabalho ou tarefa. Falta de capacidade, falta de treinamento, precipitação, ansiedade, falta de planejamento, falta de comunicação adequada e falta de controle e revisão são as causas mais comuns do retrabalho, mas todas elas, via de regra, são ocasionadas pela ansiedade em terminar logo a tarefa em virtude de prazos de produção e a sobrecarga de trabalho. Muitos indivíduos acabam por realizar suas tarefas de forma incompleta, sem verificar seu resultado, com o objetivo de entregarem seu trabalho mais rapido possível ou ainda de aumentar a produção. Esses indivíduos ou mesmo essas organizações não perebem que rapidez não quer dizer qualidade e pode ainda significar grandes prejuizos, desperdiçando tempo, esforço, recursos humanos e recursos materiais.

Organização

Consequências do Retrabalho

O retrabalho significa prejuizos para uma empresa, diminuindo seu potencial produtivo. O retrabalho é para uma organização como uma engrenagem emperrada em uma máquina, significa prejuizo, desperdicio de recuros materiais e humanos e de tempo, um aspecto muito importante e que deve ser avaliado pelas empresas, pois no ambiente competitivo atual, onde o resultado final é muitas vezes o resultado da soma de pequenos fatores, o retrabalho gera um desgaste importante, que deve ser considerado. Para evitar o retrabalho é necessário verificar onde ele está acontecendo e os motivos que estão gerando, se ele é sistemático ou acontece em ocasiões esporádicas e se é assim, o que determina essas ocasiões. Esses são aspectos que devem ser levantados para que se possa planejar medidas para evitar o retrabalho na empresa.

Trabalho e Retrabalho

Evitando o Retrabalho

Ao fazer um trabalho apressadamente você poderá gastar o dobro do tempo refazendo, assim antes de começar planeje as suas ações, concentre-se em fazer cada etapa bem feita, entregando na primeira vez sem erros. Procure certificar-se que recebeu as instruções corretamente, tenha certeza de que comunicou-se claramente com seus subordinados ou mesmo que entendeu claramente as ordens de seus superiores, anote se for necessário, previna os erros antes de ocorrerem, revise seu próprio trabalho, faça uma pausa periódica, depois de algum tempo seu nível de concentração diminui consideravelmente e finalmente faça um registro dos problemas recorrentes e procure as causas para depois tentar eliminá-las.

O retrabalho e contraproducente e pode acontecer em todos os segmentos, em alguns tem um significado e um custo muito maior que em outros, no entanto, independente de qual o seu trabalho, faça sempre o seu melhor, evitando fazer duas vezes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.