Presépio Natal

O que representa o presépio?

Para os cristãos o presépio simboliza o nascimento do menino Jesus, uma criança que nasceu humildemente envolto em palhas e panos, numa estrebaria, e veio ao mundo para salvar os homens do pecado. Essa é a forma mais tradicional de simbolizar o grande acontecimento que ficou gravado na historia da humanidade. Por isso que no Natal, o presépio é a principal imagem que deve ser colocada em baixo da àrvore representando amor verdadeiro, perdão, vida e salvação.

Foto

Foto

O que significa a palavra presépio?

Não esqueça que a palavra presépio significa, curral, estábulo “lugar onde fica o gado”. Os cristãos já comemoravam o nascimento do menino Jesus desde o século III, mas a tradição do presépio, como é hoje, originou-se no século XVI. Antes dessa data, o nascimento de Jesus era representado através de mosaicos no interior das igrejas e dos templos no século VI. Só no século seguinte que foi construída a primeira gruta no Ocidente, mais precisamente em Roma. Mas foi São Francisco que teve a ideia de esculpir imagens em barro para representar o nascimento de Jesus. Desde essa época os presépios começaram a fazer parte da decoração natalina.

Imagem

Imagem

Quem usa o presépio?

Hoje, a àrvore de natal, os hinos e o presépio são representações usadas pelo mundo como forma de celebrar o natal, todas as famílias têm o mesmo costume e a mesma tradição que vem passando de geração em geração por muitos anos. Não existem barreiras ou proibições, toda e qualquer pessoa pode decorar a sua casa com um presépio, pois ele faz parte da vida cristã. Existem vários tipos de presépio, artistas plásticos desenvolveram várias obras a partir de materiais por eles mesmos selecionados. Algumas dessas obras valem verdadeiras fortunas que artistas famosos deixaram, mas o seu verdadeiro valor esta no coração das pessoas que acreditam em Deus e no nascimento do menino Jesus.

Presépio Natal

Presépio Natal

O que tem no presépio?

O presépio é representado por várias figuras que são: o menino Jesus, Maria, José, os pastores, animais e os três reis magos que vieram do oriente para prestigiar o nascimento do Messias. São personagens da história mais conhecida pelo mundo, história essa está escrita no maior livro, que é a Bíblia Sagrada. Para muitos, o presépio de Natal é apenas mais um artefato de comercio e acabam esquecendo da sua real importância.

Para concluir

O presépio não é apenas um enfeite de Natal cristão, mas é a representação do que aconteceu há séculos para que a humanidade fosse salva dos seus pecados. Por isso que para os cristãos o presépio é tão importante, principalmente sabendo do real significado que ele tem. O presépio pode ser feito de palha, de barro, de plástico, enfim, do material que quiser que o seu significado será sempre o mesmo.

Fotos de Presépios de Natal

Presépios Vivos

Exposição de Presépios

http://www.youtube.com/watch?v=LWXTCC1ozn4

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário