Islamismo

Islamismo é uma religião muito antiga que foi fundada pelo profeta Maomé na Arábia por volta do inicio do século sétimo, os povos que seguem o islamismo integram o chamado Islã, ou seja, os povos de diversas raças que professam o islamismo, que também pode ser designado como islamita ou maometano, esta ultima rejeitada por alguns que vem nela uma referencia a Maomé enquanto o islamismo professa um só Deus.

Caracteristicas

Caracteristicas

O Islamismo tem uma vasta cultura religiosa que é seguida fielmente por seus adeptos, com tradições e cultos que muitas vezes se confrontam diretamente com a cultura do mundo atual, gerando conflitos de todas as ordens, no entanto para os islâmicos a tradição e os ritos são parte fundamental de sua cultura religiosa.O Islamismo esta espalhado por todo o mundo, no Brasil existem cerca de dois milhões de islamitas e nos Estados Unidos cerca de seis milhões, a maior concentração de islamitas é encontrada na Indonésia.

Origem

Origem

Islã no seu sentido literal significa submissão, obrigação que todo muçulmano tem de seguir acima de qualquer outra, a vontade de Deus, o termo faz referencia a paz, uma causa defendida pelo profeta Maomé, enquanto viveu nas terras árabes. Há muitas curiosidades a cerca do Islamismo e também muitas distorções sobre esta religião, a verdade é que eles são monoteístas, ou seja, acreditam em um só Deus, que governa todas as coisas em todos os lugares, e a este Deus se curvam e obedecem. Alá é a palavra árabe que significa Deus.

Islamismo

Islamismo

Para se tornar muçulmano ou islamita não é preciso ter nascido muçulmano, os homens e as cidades de qualquer lugar do mundo podem se tornar adeptos,  professar os votos e se tornar muçulmano, é bastante simples, depois dessa primeira conversão então começa um período de preparação e aprofundamento na fé, quando então eles são acompanhados e orientados por outro muçulmano, convertendo ateus. Existem dois segmentos do islamismo, uma que congrega a maioria dos muçulmanos que tem um comportamento de tolerância e paz, contudo há um grupo mais radical que se sobressai apesar de serem minoria, pelas suas interpretações radicalistas dos ensinamentos, especialmente no que se refere a intolerância a outros grupos e povos  religiosos, como forma de defender a pureza do islamismo. Outra faceta do grupo radical é a grave discriminação contra as mulheres bonitas inclusive com algumas agressões brutais por conta de interpretações extremas e radicais das escrituras.

Assim o Islamismo é uma religião monoteísta que se baseia nos ensinamentos do profeta Maomé que nasceu na Arábia Saudita, na cidade de Meca, e viveu entre o ano de 570 a 632 depois de Cristo. Maomé viveu entre os mercadores e perdeu os pais ainda criança, e aos 40 anos teria tido uma visão do anjo Gabriel que lhe revelou a existência de um só Deus, os ensinamentos do profeta Maomé estão contidos no livro sagrado chamado “Corão” que contém cinco pilares: a oração, jejuar, tributo, a profissão de fé e a peregrinação. Os seguidores do islamismo são chamados de muçulmanos, ou seja, aqueles que se submetem a vontade de Deus.


Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário