Melhores Filmes Brasileiros

Você já deve ter ouvido de algum amigo algo como “Ir assistir filme nacional no cinema? Não, obrigado” ou que os filmes nacionais são só comédias pastelão sem sentido com algum comediante da vez. Mesmo que o Brasil não tenha o mesmo orçamento que os Estados Unidos para as suas produções para as telonas também já conseguiu produzir filmes realmente sensacionais.

O Brasil tem passado por um momento bastante positivo em que tem crescido a produção nacional e mesmo que nem todos os filmes sejam do seu gosto sempre é válido assistir. Podemos observar uma melhora constante na qualidade das produções atuais e temos muitos filmes bons ao longo da história. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre o melhor da filmografia brasileira.

Os Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos

Filme – “Limite”

Ano – 1931

Direção – Mário Peixoto

Esse filme é o único na história escrito e dirigido por Mário Peixoto e se tornou um mito por diversos motivos. Para começar o filme gerou grande polêmica quando foi exibido pela primeira vez em 1931 sendo proibido por muito tempo. Na década de 1970 o filme foi recuperado pela World Cinema Foundation, criada por Martin Scorcese recebendo diversos elogios de importantes nomes do cinema como Orson Welles. Além disso, esse filme deixou a sua marca na filmografia do país.

Filme – “Pixote – A Lei do Mais Fraco”

Ano – 1981

Direção – Héctor Babenco

Embora Héctor Babenco seja argentino naturalizado brasileiro conseguiu captar e contar como ninguém a história de jovens que eram abandonados nas ruas da cidade de São Paulo e que acabam marginalizados tendo contato com o crime para sobreviver. O filme recebeu muitos elogios internacionalmente e recebeu indicação ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro. O longa recebeu elogios de Roger Ebert que é um dos mais importantes críticos de cinema americanos além de ter 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

Filme – “Central do Brasil”

Ano – 1998

Direção – Walter Salles

Um dos filmes nacionais mais querido internacionalmente é Central do Brasil. O longa recebeu prêmios importantes como Globo de Ouro e BAFTA. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para a “A Vida é Bela”. Fernanda Montenegro mostrou porque é uma das principais atrizes brasileiras com sua interpretação de Dora que começa como uma mulher ranzinza que aos poucos acaba redescobrindo o amor pela sua convivência com o menino Josué.

Filme – “Cidade de Deus”

Ano – 2002

Direção – Fernando Meirelles

Esse é o filme que fez o Brasil se tornar reconhecido por seu cinema internacionalmente. Para se ter uma ideia “City of God” (nome usado no exterior) aparece na 21ª posição na lista de melhores filmes do site IMDb antes de “Casablanca”. Também foi eleito pela revista Empire como o 7º melhor filme de todos os tempos em 2010 e pela revista Time como um dos 100 melhores filmes da história. Para o The Guardian esse é o 6º melhor filme de ação de cinema mundial. Fernando Meirelles foi indicado como melhor diretor no Oscar, aliás, o filme foi indicado para 4 categorias.

Filme – “O Bandido da Luz Vermelha”

Ano – 1968

Diretor – Rogério Sganzerla

O filme se tornou um clássico nacional tendo como inspiração a história real do bandido da luz vermelha que por muito tempo causou muito medo na população brasileira mais abastada. O diretor desse longa tinha apenas 22 anos quando realizou esse trabalho e tem como principais características a sua linguagem transgressora que pode ser vista como uma herança do tempo das chanchadas, um exemplar do chamado cinema marginal dos anos 1960.

Filme – “Edifício Master”

Ano – 2002

Direção – Eduardo Coutinho

O cineasta Eduardo Coutinho é um dos nomes que fez a diferença para o cinema nacional e se destacou por trabalhar com dois tipos de filmes, os documentários e os filmes de ficção. O filme Edifício Master conquistou o público por contar histórias muito simples e que fazem parte da vida de muitas pessoas. Personagens da vida real por assim dizer.

Filme – “Terra em Transe”

Ano – 1967

Direção – Glauber Rocha

Um filme que gerou polêmica tendo muitos problemas com a censura no Brasil devido ao fato de se passar num país latino-americano fictício chamado “Eldorado” que passa por uma crise política. Para muitos esse filme é a obra-prima de Glauber que é visto como um dos maiores cineastas do país. O longa ainda com um elenco muito bom que tem nomes como Paulo Gracindo, Jadel Filho, Paulo Autran e José Lewgoy. Recebeu indicação a Palma de Ouro em Cannes e ganhou o prêmio da crítica internacional.

Filme – “São Paulo, Sociedade Anônima”

Ano – 1965

Direção – Luís Sérgio Person

Uma história que ainda se mantém atual e que tem como pano de fundo um dos momentos mais importantes da história econômica brasileira do século passado, a instalação de várias indústrias automobilísticas para gerar desenvolvimento, no final da década de 1950. O filme conta a história de um jovem que tem um bom emprego, mas está infeliz por sentir que está numa vida pré-determinada com um casamento que o faz infeliz. No elenco do filme estão Walmor Chagas, Eva Wilma e Darlene Glória.

Filme – “Eles Não Usam Black-Tie”

Ano – 1981

Direção – Leon Hirszman

Esse filme é uma versão da aclamada peça de mesmo nome de Gianfrancesco Guarnieri e conferiu a Leon Hirszman citações como sendo o novo Rossellini (um dos maiores cineastas italianos). O filme recebeu diversos prêmios da crítica (FIPRESCI) além de o Grande Prêmio Especial do Júri entregue das mãos de Liv Ullman. Foi aclamado no Festival de Veneza e teve uma das mais brilhantes atuações de Fernanda Montenegro. Vale muito a pena conferir esse clássico das telonas brasileiras.

Filme – “O Pagador de Promessas”

Ano – 1962

Direção – Anselmo Duarte

Um filme que até hoje é muito referenciado já se tornou um clássico nacional. A versão cinematográfica da peça de mesmo nome de Dias Gomes retrata a forma como o homem se relaciona com as instituições de poder. O longa foi o único filme nacional a vencer a Palma de Ouro de Cannes. Também foi indicado ao Oscar de melhor filma estrangeiro mesmo tendo forte identidade brasileira. Com isso percebemos que não é necessário deixar para trás a identidade nacional para produzir bons filmes.

 

O cinema nacional, para os brasileiros, quase nunca é valorizado. Filmes internacionais sempre estiveram no topo de nossas prefrências e sempre estão em cartaz em quantidade incomparável às obras nacionais.

O primeiro filme brasileiro de sucesso, chamado Ganga Bruta, gravado em 1933 foi considerado por muitos um dos melhores filmes de todos os tempos. O próximo filme mais comentado entre os brasileiros foi Carlota Joaquina, de Carla Camurati, em 1995.

Evolução do Cinema Brasileiro

Melhores Filmes Brasileiros

Melhores Filmes Brasileiros

Da metade da década de 90 até os dias atuais, alguns filmes fizeram sucesso entre os brasileiros, tendo sido alguns deles, como Cidade de Deus, reconhecidos internacionalmente. Outras produções como Olga (com temática nazista), Jogo de Cena (compilação de histórias), Lavoura Arcaica, Viajo porque preciso, volto porque te amo ou A Ostra e o Vento (dramas psicológicos) emocionaram as plateias. Mais recentemente, o Tropa de Elite, em sua segunda parte, deu o que falar entre os brasileiros. Foi sucesso de bilheteria, tal como em sua primeira parte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.