Histórico Com a Ciência

Antoine Laurent de Lavoisier nascido em Paris, no ano de 1743, foi um importante químico francês, vindo de uma família de muitas posses. Isso possibilitou seus estudos em escolas importantes como o colégio Mazarin. Se iniciando assim na física experimental, astronomia, química, matemática, botânica e geologia. Alguns anos mais tarde ele se juntava a Academia de Ciências onde recebeu um prêmio por um trabalho feito sobre a melhora no sistema de iluminação das ruas de Paris.

Conhecimento

Cientistas

O Cientista tornou possível um novo olhar sobre a Química da época, a nivelando junto com a física como uma ciência quantitativa e específica, a afastando definitivamente da categoria de magia e alquimia. Sua célebre frase “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” enunciou o seu princípio a conservação de matéria que se provou correto e essa lei recebe seu nome até os dias de hoje.

Histórico Com a Ciência

Vida Fora da Ciência

A vida de Lavoisier não necessariamente girava em torno da química e outras ciências. Ao longo de sua vida ele teve cargos públicos, como Coletor de impostos, onde logo foi promovido a inspetor geral das pólvoras e salitres. Mesmo assim, durante esse tempo, ele não abandonou por completo a ciência. Seus outros trabalhos foram como Membro da comissão de agricultura e Deputado Suplente aos Estados Gerais no ano de 1789. No ano seguinte passando a fazer parte da comissão para o estabelecimento de um novo sistema de pesos e medidas. Um grande erro em sua carreira envolvido com política e economia foi quando, em 1791, como secretário do tesouro defendeu um plano sobre a cobrança de impostos em um tratado sobre a riqueza francesa. Em 1793, a Convenção ordenava a prisão e morte pela guilhotina de todos os coletores de impostos. Lavoisier foi um deles.

Conceito

Colaborações Até os Dias de Hoje

As colaborações científicas de Lavoisier foram sendo aperfeiçoadas até os dias de hoje. Por isso ele é considerado o pai da Química moderna. Graças a suas pesquisas, o uso da balança passou a ser de definitiva importância para a química dando a ela status de uma ciência quantitativa e exata, e não somente observacional. Seus estudos foram os principais causadores da queda da teoria do flogisto, onde se dizia que todo o material continha flogisto. E quando ele era queimado, esse flogisto era liberado para a atmosfera, por isso o material perdia massa. Mostrando que os metais quando aquecidos, ganhavam massa, ele provou a reação desse material com oxigênio. Dando início às pesquisas de reações de oxidação, classe muito importante de reações químicas. Ele também foi o responsável pela criação de uma nomenclatura própria para a Química como ciência reconhecida. Apesar das grandes mudanças sofridas desde aquela época, as nomenclaturas usadas hoje em dia são derivadas das criadas por ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.