Geólogo

Futuro Promissor

A geologia é uma ciência muito antiga, seu primeiro registro data de ano 1778/17779, no entanto nunca foi uma profissão popular ou conhecida, uma situação que deve mudar radicalmente no Brasil com a descoberta do pré-sal e a pesquisa de novos poços de petróleo em extensa área do território nacional, pois junto com outros profissionais o geólogo é um profissional muito importante na exploração do petróleo, além de atuar também em outras importantes áreas.

Ciencia

Nesse artigo nós vamos saber um pouco mais sobre o curso e a profissão do geólogo, e a grande expansão do mercado de trabalho em todo o país.

Geologia e Áreas de Atuação

Geólogos são os profissionais que estudam a estrutura, a evolução e a composição da terra e também os processos que acontecem em seu interior e na sua superfície. Para pesquisar e compreender estes processos o profissional precisa ter um sólido conhecimento de física, biologia, química e matemática, além das diversas disciplinas profissionalizantes como a petrologia, mineralogia, hidrogeologia, paleontologia, geofísica, geoquímica, antropologia, tectônica, cristalografia entre outras.

Estudos

O geólogo também atua na área médica, onde estuda a contaminação ambiental através de metais pesados e seus efeitos na saúde. O geólogo está capacitado a identificar e a gerir reservas de recursos naturais importantes como petróleo, carvão, cobre, ferro, urânio entre outros.

Curso de Graduação

O curso de graduação de geologia tem duração de 5 anos, e o trabalho de conclusão consiste num mapeamento geológico. Atualmente o Brasil forma todos os anos cerca de 350 geólogos, e a expectativa é de que faltem profissionais no mercado brevemente. Na UNISINOS por exemplo, todos os profissionais terminam o curso empregados. Recentemente o governo federal autorizou a abertura de 5 novas faculdades de Geologia, em Aracaju, Boa Vista, Barreiras, Alegre e Marabá, em 5 diferentes estados.

O Mercado de Trabalho

O Brasil tem um grande potencial de mercado para os geólogos, com grandes áreas de novas descobertas e exploração de ferro, urânio, alumínio, ouro e especialmente de petróleo, que deve manter o mercado aquecido nos próximos anos. Atualmente o Brasil é um dos grandes produtores de petróleo do mundo, com importantes descobertas sendo feitas, e muitas pesquisas em andamento. Essa grande atividade no setor vem absorvendo toda a mão de obra que o Brasil consegue formar, e a demanda pelos profissionais deve continuar crescente nos próximos 15 anos.

Potencial

A Petrobrás, o Serviço Geológico do Brasil, o Departamento Nacional de Produção Mineral e a Mineradora do Vale são as maiores empregadoras no Brasil. também há um bom espaço no mercado de trabalho, nos órgãos de proteção ambiental, empresas geotécnicas, de sondagem, e na emissão de relatórios de análise de impacto ambiental.

O curso de geologia é pouco divulgado, e muitos jovens tem poucos conhecimentos sobre sua abrangência, área de trabalho e potencialidades.