Arquitetura da Informação – AI

Arquitetura da informação existe a muito tempo, no entanto só a pouco tempo recebeu essa denominação. Não existe uma formação específica para ser arquiteto da informação, no entanto muitos se profissionalizam pela prática, pelo seu perfil no trabalho diário e através de alguns cursos que vem surgindo. O arquiteto da informação é um trabalho muito importante e relevante na área de informática.

Neste artigo nós vamos tentar explicar um pouco mais sobre o trabalho dos arquitetos da informação, sua área de atuação, suas aplicações e também os cursos que dão base para essa nova profissão que surge no mercado brasileiro.

O que é a Arquitetura de Informação?

A Arquitetura da informação – AI, é uma atividade natural dos homens, ela é exercida quando organizamos gavetas, armários, prateleiras, livros, documentos, etc. Esta relacionada a taxonomia, que é a ciência de classificar coisas, objetos, elementos, lugares, seres, de acordo com algum esquema ou a princípios subjacentes de classificação.

Organizar

Assim podemos dizer que a Arquitetura da Informação é a capacidade de entender, identidicar e classificar coisas para então organizar, criar caminhos de acesso e interrelação entre as informações e idéias que se complementem, dando significado e transformando tudo em conhecimento. Enfim, o AI é o profissional capaz de captar, compilar e organizar as ideias e informações espalhadas pelo mundo virtual e real de forma clara e lógica, transformando tudo e criando caminhos de fácil acesso, de forma que o maior numero de pessoas tenha acesso a essas informações.

Origem do arquiteto da informação

Richar Saul Wurman foi quem pela primeira vez usou o termo “arquitetura da informação” no ano de 1976, e segundo ele o arquiteto da informação é o profissional capaz de ordenar e classificar o grande volume de informações que surgem incessantemente, transformando informações complexas em informações claras e simples, que possam ser entendidas.

Atuação do AI

Sua atuação é voltada às interfaces virtuais, onde o arquiteto da informação atua estudando as informações objetivando sua classificação, formatação, rotulação, dispondo de forma prática e funcional, por exemplo, o conteúdo de web sites.

O arquiteto da informação também faz estudos do perfil dos usuários de um site, o gerenciamento de bancos de dados, assim como o desenho de esquemas de navegação de forma que atenda o interesse e a necessidade dos usuários que buscam a informação com os interesses comerciais ou do negócio de forma sincronizada, para que ambos obtenham sucesso na sua ação.

Informação

No mundo contemporâneo existe um imenso e crescente volume de informações que surgem de todos os lados, e essas informações precisam ser organizadas e classificadas para permitir que o usuário tenha uma experiência perfeita – US.

Formação e Mercado de Trabalho do AI

A profissão não é nova, surgiu em meados da década de 70, porém somente agora é que ela tem sido valorizada, ganhando espaço no mercado de trabalho. Não existe no Brasil um curso de graduação especifico para AI, no entanto já existe na FIT pós-graduação em Arquitetura de Informação e outros cursos técnicos.

Profissionais

A maioria dos profissionais vem da área de comunicações, tecnologia, design, tecnologia e biblioteconomia, somando-se a experiência e à bagagem de conhecimento dos profissionais dessas áreas. A demanda para a atuação dos arquitetos da informação é crescente, em contrapartida há carência de cursos de formação. Os salários são bons e o mercado está em expansão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.