Vaca Holandesa

Origem

Os holandeses eram grandes criadores de gado e sempre se destacaram neste segmento, portanto de lá foi que surgiram as primeiras linhagens de vaca holandesa, embora a principio não existisse uma definição quanto as raças, mas posteriormente se iniciaram os trabalhos com o intuito de produzir linhagens mais definidas, o que resultou nesta excelente raça que é campeã em produção de leite. Começavam então as exportações de gado leiteiro para Europa Continental, Américas e Inglaterra.

Vaca Holandesa

Vaca Holandesa

Características

Assim como o cavalo, bufalo ou a zebra, a vaca holandesa faz parte da família dos mamíferos. São comumente conhecidos por sua pelagem tipicamente preta e branca, sempre com demarcações e cores muito bem definidas. Na região das espáduas e da cabeça a predominância é do preto, bem como na parte central de seu corpo e nos respectivos quartos traseiros. O branco prevalece nas laterais do corpo, mais especificamente no seu terço médio, na parte traseira de suas paletas e na dianteira de suas cadeiras, bem como em seu abdômen, no inferior de suas patas, na base de sua cauda e em formato de estrela em sua fronte. Parece complicado para os leigos, mas os conhecedores da raça, que estão sempre tendo cuidados com a vaca, sabem diferenciar estas características com relativa facilidade. A pele da vaca holandesa é pigmentada de acordo com seu pêlo. Vale ressaltar que existem as variações de pelagem, em tons de vermelho. A cabeça apresenta olhos bem salientes com formato subconcavilíneo e fronte concava, sendo que nas fêmeas é estreita e comprida e nos machos é média. Sua ossatura é protuberante e seu corpo volumoso, tipico de bom gado leiteiro.

Divisão Vaca

Divisão Vaca

Reprodução

Uma novilha holandesa estará apta para a atividade Sexual aos 2 anos, quando já poderá ter sua cria. Porém aleitar precocemente pode ser extremamente prejudicial à posterior produção leiteira desta raça, então nestes casos é bastante comum que se providencie o retardamento de sua primeira cria. Bezerros costumam nascer com cerca de 38 kg enquanto as novilhas nascem com uma média de 34 kg, porém estes pesos podem variar muito tendo em vista as condições em que as vacas foram criadas e devidamente alimentadas.

Vaca Leiteira

Vaca Leiteira

Produção leiteira

Esta é uma das principais funções de uma vaca holandesa, a produção de leite. Não existe uma espécie bovina que seja mais eficiente do que a vaca holandesa no que se refere a produção leiteira. As pesquisas demonstram uma produção excelente com baixos índices de gordura, vale lembrar que medidas de controle de Vacinação regular e demais cuidados com a saúde geral dos animais são fundamentais para uma produção saudável.

Preço Vaca Holandesa

Preço Vaca Holandesa

Gado de corte

A raça holandesa também é bastante apreciada como gado de corte, sendo mais apreciados os jovens touros, sendo desnecessária a castração do animal tendo em vista a sua pouca idade quando submetidos ao abate. Os baixos teores de gordura da carne são característicos de uma raça que apresenta uma boa protuberância muscular, tornando-se assim uma carne mais saudável ao consumo, muito apreciada na Inglaterra.

7 comentários

  1. GOSTARIA DE SABER OS PREÇOS DE UMA BOA VACA LEITEIRA ,JA QWE ESTOU INTERESSADO EM INVESTIR NESSE SEGMENTO,E QTOS LITROS UMA BOA VACA PRODUZ POR DIA.OBRIGADO

  2. gostaria de ter mas informação sobre A CRIAÇÃO DE GADO HOLANDES

  3. José Castro, o preço de uma boa vaca holandesa fica entre 2.500,00 e 5.000,00. Estas vacas produzem, as mais “fracas”, 12 litros de leite/dia. Outras melhores chegam tranquilamente a 20/25 litros/dia/2 tiradas ou mais. Este é o melhor investimento, pois com poucas vacas você manda muito leite. Vamos imaginar que você tenha 15 vacas – digamos, boas, que produzem 17 litros/dia/2 tiradas. Você irá mandar 255 litros de leite/dia. No mês: 7.650 litros. Isto em dindeiro: valor pago pelo leite em outubro/2010: 0,63/litro x 7.650 = 4.819,00. No meu caso as minhas despesas seriam: caseiro: 700,00, ração: 1.100,00, energia:150,00, Sindicato/INSS do caseiro: 100,00. Remédio/média: 200,00 e a prestação do tanque de expansão: 400,00. Total despeza: 2.450,00. Então teremos: 4.819,00 – 2450,00 = 2.369,00. Lembrando sempre, que você deverá aumentar ou diminuir a ração de acordo com o leite produzido. Leite dá dinheiro, basta saber controlar as despesas. Muitos vão falar que leite não dá nada pois vale uma “mixaria” o litro. Até concordo. Mas, se bem administrado, dá para levar tranquilamente! Caso não tenha despesa com caseiro e tanque… Ah, meu amigo, aí você “lava a égua!!!! Grande abraço!

  4. gostaria de saber a faixa de preço de uma vaca holandes e quantos litros por tirada ela produz ao dia

  5. Katia Roberta Correia Santiago

    Gostaria de saber se essa raça holandesa, são as mais conhecidas no brasil.

  6. meu amigo bao noite.estou comecando uma criacao da raca holandesa e estou querendo comprar mais vacas,a minha pergunta e sobre o preco de cada vaca e si existe algum prazo para pagar,si puder me manda seu contato obrigado.

  7. Tenho uma propriedade de 55 hectares aqui em Sergipe e estou querendo iniciar uma criacao de vacas holandesas para fornecer leite a uma industria local. Já tenho instalações. É um bom negocio? Já que criava boi de corte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>